A Lenda do túmulo de Victor Noir

em 10/08/2022


Saudações amigos e amigas. Neste mês de Agosto, o blog Noite Sinistra completa 10 anos de existência. Para tirar um pouco esse singelo blog do descanso, quiçá do túmulo, para comemorar seu aniversário, nada melhor do que falar de cemitérios certo?

O mês de Agosto é também o mês de aniversário da nossa amiga Rayane Mariana, que foi quem nos enviou essa dica de matéria. Então convido a todos a conhecer um pouco mais sobre o túmulo de Victor Noir e o inusitado motivo que levou o seu local de descanso a se tornar altamente visitado dentro do famoso cemitério Père Lachaise em Paris.

O cemitério de  Père Lachaise já foi tema de uma matéria aqui no blog Noite Sinistra (clique AQUI para ler mais sobre), pois ele é o local do descanso final de inúmeras pessoas famosas. Esse é o caso de Victor Noir (cujo verdadeiro nome era Yvan Salmon), jornalista assassinado em 1870, aos 22 anos e enterrado no cemitério de Neuilly e transferido em 1876 para o Père Lachaise.

O assassinato causou grande comoção popular na época, já que Noir era jovem e um brilhante jornalista político em ascensão e além de tudo, iria se casar no dia seguinte à sua morte.

O assassino foi o sobrinho do imperador Napoleão, o Príncipe Pierre Bonaparte. Oque contribuiu para que o caso da morte do jovem jornalista se tornasse assunto discutido em todo o território francês.

Porém foi a partir da década de 70 que o túmulo passou a receber uma série de inusitadas visitas das mulheres parisienses, isso porque repousa sobre o túmulo uma estátua de bronze, obra de Jules Dalou. Nela, Noir aparece com a boca entreaberta, os braços caídos ao lado do corpo, e um volume generosamente grande sob as calças.

Esse “detalhe” é a origem da lenda que, segundo a imprensa francesa, transformou a estátua em objeto de culto: mulheres que desejam ter filho visitam o túmulo para tocar na parte mais chamativa da estátua ou na ponta de suas botas.

Nas fotos pode-se observar que tal procedimento acabou mudando a coloração das regiões da estátua mais agraciadas, pois os toques acabaram diminuindo a ação do tempo nessas regiões removendo a oxidação esverdeada do bronze. 

Junto à estátua já foram encontradas flores e sapatinhos de bebê, em sinal de gratidão. Mas visitantes do cemitério se queixaram e, por decisão da Prefeitura, a estátua de Noir está agora fora do alcance popular, protegida por um cercado.

Agradecimentos a amiga Rayane pelo envio da sugestão de matéria...e aproveito para desejar a ela um feliz aniversário!!!






Quando amanhecer, você já será um de nós...

5 comentários:

  1. O pior é que fica parecendo que ele se urinou, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Danilo...mas pensa no quanto de gente que já tocou a estátua para até a ferrugem ter sido removida...

      Excluir
  2. Boa noite, me chamo Gaspar, sou de Pirassununga, interior de SP e gostaria de mandar uma sugestão de postagem, é sobre uma curiosidade de um tumulo aqui da cidade, como posso enviar?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Gaspar...tudo bem?

    Vc pode mandar a dica para o e-mail noitesinistra@gmail.com.

    ResponderExcluir

Topo