O HOMEM NAS TREVAS (08-09-16)

em 08/09/2016


Saudações galera atormentada. Hoje volto a trazer para vocês uma dica a respeito de um filme de terror que está prestes a estrear no cinema: O Homem nas Trevas. Confiram mais abaixo a sinopse e algumas críticas a respeito do filme que promete ser um dos melhores do gênero em 2016.


Data de lançamento: 8 de setembro de 2016 (1h 28min)
Direção: Fede Alvarez
Elenco: Stephen Lang, Jane Levy, Dylan Minnette

Sinopse: Três adolescentes sempre escaparam de seus roubos, todos perfeitamente planejados. Mas, quando eles estão prestes a realizar seu último crime, assaltando a casa de um senhor cego, o jogo muda. Os jovens agora estão encarcerados dentro do local, e precisarão lutar por suas vidas contra um psicopata cheio de segredos e terrivelmente habilidoso.

Críticas sobre o filme

Alguns sites especializados em cinema já estão publicando comentários e críticas a respeito do filme, confira abaixo a critica feita por Reinaldo Glioche:

Novo suspense do diretor da refilmagem de "A Morte do Demônio" é um soco no estômago e apresenta o melhor vilão de 2016 nos cinemas.

Em meio a um cinema tão pretensioso e pautado por grandes projetos ou filmes deliberadamente fora da curva, é cada vez mais raro se deparar com um filme como “O Homem nas Trevas”, um suspense barato, sem nenhum astro e com um diretor ainda iniciante.


É raro estúdios abraçarem projetos como esse atualmente e o fato de Sam Raimi, da primeira trilogia “Homem- Aranha”, ter apadrinhado Fede Alavarez, uruguaio que dirigiu a refilmagem de “A morte do Demônio” (2013), influenciou a decisão da Sony de patrocinar uma produção tão inusual no cenário cinematográfico atual.

A grande sacada do enxuto “O Homem nas Trevas” é perverter a lógica de mocinho e vilão ao longo da projeção. Apesar desse interessante viés narrativo, não é um filme com mais ambição do que se valer como boa hora e meia de entretenimento. Coincidência ou recompensa para tanto despojamento, a produção ostenta o melhor – e mais assustador – vilão do ano.

Rocky (Jane Levy), Alex (Dylan Minnette) e Money (Daniel Zovatto) costumam praticar pequenos furtos em casas de um subúrbio em que a maioria das residências tem alarmes instalados pela empresa do pai de Alex. É um esquema relativamente seguro e que mantém o garoto próximo de Rocky, por quem Alex nutre sentimentos. A menina é namorada de Money, que apresenta ao grupo um assalto aparentemente fácil: roubar a casa de um veterano de guerra cego que guarda uma fortuna oriunda de uma indenização pelo atropelamento de sua filha.

Interpretado por Stephen Lang, de “Avatar” e da série “Into The Badlands”, o homem cego não só se prova menos indefeso do que a trupe esperava, como revela um sadismo cada vez mais desconfortável para a audiência.

Lang cria seu personagem como um ser humano em escala regressiva a sua condição mais animalesca. O fato de o personagem confiar mais em outros sentidos, uma vez que não tem a visão, - e pouco falar – o tornam muito mais assustador.

É bem verdade que Fede Alvarez aposta em mais reviravoltas do que o desejável, mas o jogo de gato e rato entre o homem cego e esses nem tão ingênuos pós-adolescentes é uma das coisas mais empolgantes do cinema na temporada. E das mais tensas também. Da trilha sonora, que utiliza sons da própria casa para temperar a música do filme, às boas soluções visuais que encenam essa caçada no escuro e em um ambiente fechado – dando mais vigor ao título original “Don´t Breathe” (não respire, em tradução literal) – o filme é um acerto do início ao fim.

Sem a expectativa de metaforizar nada sobre a condição humana ou de prover grandes insights sobre honra ou qualquer coisa do gênero, “O Homem nas Trevas” é um suspense de primeira linha. Do tipo que Hollywood produzia aos borbotões e que hoje é recebido com grande festa, e estardalhaço nas bilheterias (o filme lidera o box office americano há duas semanas), por ser algo tão incomum.

Trailer Abaixo:


Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Um comentário:

  1. Não parece-me ser um filme de terror ... os ladrões-de-bairro deram azar de encontrar um ex-soldado treinado em combates no escuro (isso existe mesmo nas forças especiais)
    homem "nas" trevas (porque é cego) e não "das" trevas porque é do cão, correto ou não ?

    ResponderExcluir

Topo