A descrição do inferno segundo a santa Francisca

em 24/07/2014


Hoje falaremos da descrição feita segundo as visões da Santa Francisca, a respeito do inferno. Santa Francisca teve inúmeros milagres de cura creditados ao seu nome, principalmente em meio a pessoas carentes. Suas visões e atos de filantropia são vistas como grandes marcas de sua passagem pela vida terrena.

No 9 de março a Igreja Católica comemora a festa de uma grande santa, cuja vida foi marcada por extraordinárias visões que teve do Céu, purgatório e do inferno, bem como a ação dos anjos e dos demônios neste mundo. Trata-se de Santa Francisca Romana.


Quem foi a Santa Francisca Romana

Santa Francisca nasceu em 1384, da nobre família dos Brussa. Com apenas 12 anos, já levava uma vida extraordinária. Sua intenção não era de se casar, mas seu confessor aconselhou-a a não resistir às instâncias de seus pais, tendo esposado então Lourenço de Poziani.


Logo que se casou ela foi atingida gravemente por uma doença, sendo curada milagrosamente por uma aparição de Santo Aleixo, mártir romano. No lar, o teor de sua vida era severo e admirável. Desde o seu restabelecimento, Francisca dedicou-se largamente às obras de caridade. Junto à cunhada Vanosa, pedia esmola de porta em porta, para dar aos pobres nas vias públicas, em zonas onde não era conhecida.


Ela teve seis filhos. Seu filho João, acabou falecendo ainda criança, mas pouco antes de morrer ele teria dito: “Vejo Santo Antônio e Santo Onofre, que vêm buscar-me para me levarem ao Céu”.

Com o exemplo de Francisca muitas outras senhoras da sociedade romana acabaram engajando na prática virtuosas segundo a visão cristã. Assim formou-se a primeira organização de senhoras que, em 1431, recebeu uma regra própria, dando origem às Oblatas de Santa Francisca Romana, cujo pequeno convento tinha o pitoresco nome de Tor de ‘Spechi.

Após a morte do marido, juntou-se a suas filhas espirituais, conduzindo-as aos hospitais e às casas dos pobres. Muitas vezes pessoas enfermas que não conseguiam remédios para tratar seus males, recebiam o cuidado de Francisca, e muitos deles acabaram curados, ao que era visto como um milagre atribuído a bondosa senhora.

As visões

Santa Francisca teve o pressentimento de sua morte e preveniu seus amigos. Pedia a Deus que a levasse desta vida, pois não queria ver as novas crises que já começavam a assaltar a Santa Igreja. Caiu enferma, vindo a falecer em 1440.


Na vida dessa mística italiana, as visões ocupam um lugar saliente. A propósito do que a Santa viu sobre o inferno, o célebre escritor católico francês Ernest Hello apresenta um apanhado sucinto e sugestivo em sua obra “Physionomie des Saints”, o qual exporemos abaixo.

A descrição do Inferno

"Inúmeros suplícios, tão variados quanto os crimes, foram mostrados à Santa em detalhes. Por exemplo, viu ela o ouro e a prata serem derretidos e derramados na boca dos avarentos. A hierarquia dos demônios, suas funções, seus tormentos, os diversos crimes aos quais presidem, foram-lhe apresentados. Viu Lúcifer, chefe e general dos orgulhosos, rei de todos os demônios e precitos, rei muito mais infeliz do que os próprios súditos.


O inferno é dividido em três partes: o superior, o do meio e o inferior. Lúcifer encontra-se no fundo do inferno inferior. A Lúcifer, chefe universal, subordinam-se três outros demônios, os quais exercem império sobre os demais:
  1. Asmodeu, que preside os pecados da carne, e era antes da queda um Querubim;
  2. Mamon, que preside os pecados da avareza, era um Trono. O dinheiro fornece, ele sozinho, uma das três grandes categorias.
  3. Belzebu preside aos pecados de idolatria. Tudo que tem algo a ver com magia, espiritismo, é inspirado por Belzebu. Ele é, de um modo especial, o príncipe das trevas, e mediante as trevas ele é atormentado e atormenta suas vítimas.

Inferno, Beato Angelico.

Uma parte dos demônios permanece no inferno, a outra no ar, e uma terceira atua entre os homens, procurando desviá-los do certo caminho. Os que ficam no inferno dão ordens e enviam seus embaixadores; os que residem no ar agem fisicamente sobre as mudanças atmosféricas e telúricas, lançando por toda parte suas más influências, empestando o ar, física e moralmente. Seu objetivo é debilitar a alma.

Quando os demônios encarregados da Terra vêem uma alma enfraquecida pelos demônios do ar, eles a atacam no seu ponto fraco, para vencê-la mais facilmente. É o momento em que a alma não confia na Providência. Essa falta de confiança, inspirada pelos demônios do ar, prepara a alma para a queda solicitada pelos demônios da Terra.

Assim, enfraquecidos pela desconfiança, os demônios inspiram na alma o orgulho, em que ela cai tanto mais facilmente quanto mais fraca esta. Quando o orgulho aumentou sua fraqueza, vêm os demônios da carne que atacam seu espírito. Quando os demônios da carne aumentam mais ainda a fraqueza da alma, vêm os demônios que insuflam os crimes do dinheiro. E quando estes diminuíram ainda mais os recursos de sua resistência, chegam os demônios da idolatria, os quais completam e concluem o que os outros começaram.


Todos se articulam para o mal, sendo esta a lei da queda: todo pecado cometido, e do qual a alma não se arrependeu, prepara-a para outro pecado. Assim, a idolatria, a magia, o espiritismo esperam no fundo do abismo aqueles que foram escorregando de precipício em precipício.

Todas as coisas da hierarquia celeste são parodiadas na hierarquia infernal. Nenhum demônio pode tentar uma alma sem a permissão de Lúcifer.

Os demônios que estão no inferno sofrem a pena do fogo. Os que estão no ar ou na terra não sofrem atualmente tais penas, mas padecem outros suplícios terríveis, e particularmente a visão do bem que praticam os santos. O homem que faz o bem inflige aos demônios um tormento indescritível. Quando Santa Francisca era tentada, sabia, pela natureza e violência da tentação, de que altura tinha caído o anjo tentador e a que hierarquia pertencera.

Quando uma alma cai no inferno, seu demônio tentador é felicitado pelos demais. Mas quando a alma se salva, o demônio tentador recebe insulto dos outros, que o levam para Lúcifer e este lhe inflige um castigo a mais, além das torturas que já padece. Este demônio entra às vezes no corpo de animais ou homens. Ele finge ser a alma de um morto.

Quando um demônio consegue perder certa alma, após a condenação desta transforma-se em tentador de outro homem, mas torna-se mais hábil do que foi a primeira vez. Aproveita-se da experiência que a vitória lhe deu, tornando-se mais forte para perder o homem.

Santa Francisca observava um demônio em cima de alguém que estivesse em estado de pecado mortal. Confessado o pecado, via ela o mesmo demônio ao lado da pessoa. Após uma excelente confissão, o anjo mau ficava enfraquecido e a tentação não tinha mais o mesmo grau de energia.

Ao ser pronunciado santamente o nome de Jesus, Santa Francisca via os demônios do ar, da terra e do inferno inclinarem-se com sofrimentos espantosos, tanto maiores quanto mais santamente o nome de Jesus fora pronunciado.


Se o nome de Deus é pronunciado em meio a blasfêmias, os demônios ainda assim são obrigados a se inclinar, mas um certo prazer é misturado à dor causada pela homenagem que são obrigados a render.

Se o nome de Deus é blasfemado por um homem, os anjos do céu inclinam-se também, testemunhando um respeito imenso. Assim, os lábios humanos, que se movem tão facilmente e pronunciam tão levianamente o nome terrível, produzem em todos os mundos efeitos extraordinários e ecos, dos quais o homem não é capaz de compreender nem a intensidade nem a grandeza."


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

37 comentários:

  1. eu nao consigo entender como q no tempo de hj ainda tem genteq acredita nessas bobagens da idade media. lucifer nada mais era q um bispo catolico, rival de sto agostinho tradutor da biblia para o latim, q viu uma boa oportunidade de ferrar seu rival.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é por isso que o mundo não evolui com pessoas como vc que ficam ridicularizando as crenças e opiniões dos outros, lucifer pode ate não ser o nome verdadeiro do capiroto mas se vc acredita que deus existe vc acredita no diabo tb.

      Excluir
  2. Todo mundo tem direito a crer naquilo que bem desejar...o problema não são as crenças, mas a intolerância a quem tenha uma crença diferente...é por isso que existem guerras de origens religiosas, não por causa da religião, mas pela intolerância...

    Se uma pessoa quer ser cética em relação a alguma assunto, pois bem é o seu direito, assim como se alguém quiser acreditar em bicho papão, ou Extraterrestres...estão todos no seu direito, desde que tratem os demais com respeito...

    ResponderExcluir
  3. Não acredito em nada q essa santa disse depois d falar do tal belzebu q preside os pecados como magia e espiritismo... Ah tá e ainda tem um cara ai encima falando d tolerancia a outras religiões. Uma santa afirma q pessoas q acreditam em outras religiões vão para o inferno e outras pessoas não podem ridicularisa-la também? Pois eu detesto o catolicismo axo uma podridão. A igreja católica é um grande monopólio isso sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a sua opinião, e embora eu seja católico concordo com a parte em que a igreja católica passou a ser uma empresa (acredito que vc queria dizer isso quando mencionou monopólio, pois para a igreja católica exercer um monopólio ela teria que ser detentora de uma gigantesca porcentagem do mercado, o que no ocidente até poderia ser considerado verdadeiro em alguns países, mas não no mundo em geral. Só para lembrar a China possui mais de 2 bilhões de habitantes, e lá o catolicismo não é tão difundido assim, afinal apenas 8% dos chineses são cristãos, sem contar que ser cristão não significa ser católico, logo podemos ver que o cristianismo de um modo geral não é tão popular assim em outras partes do mundo)...

      Excluir
    2. Olha cara em primeiro lugar vou falar em todo respeito ok? Para não levarem meu comemtário a mal. Não vou falar sobre a igreja católica em si, pois para isso teria que fazer várias citações de referencias bibliográficas para dar enfase ao meu comment. Falarei sobre tolerancia, já que está sendo o assunto principal aqui. Quando vc me disse que é católico não me surpreendeu pois vivemos em um país onde a grande massa é católica, infelizmente. E vou te falar, tenho amigos espíritas, tenho amigos do candomblé, etc etc... e sabe quais eu percebo ser mais intolerantes? Os católicos e evangélicos e isso é fato! Mas a culpa não é das pessoas, é da própria religião em si, onde ensina que pessoas que acreditam e praticam tais religiões vão para o inferno e blá blá blá. E foi justamente o que quiz dizer em meu comentário, olha o exemplo dessa santa, que não poupou de afirmar e ainda criou um demônio que leva as pessoas de outras crenças para o inferno, mas muitos levaram em conta apenas a ultima frase, como vc. Quantas e quantas vezes estou sentada com um amigo e outro chega, o papo é legal e um elogia o outro, daí vem a pergunta: qual a religião dele? Eu respondo: candomblé. Deus e livre, é coisa do demônio. Se afasta dele. Quando vc estiver com ele, não vou mais me aproximar. Isso acontece somente com os evangelicos e católicos. Nunca nenhum de nenhuma outra religião fez isso. Falo de minha esperiência, não estou generalisando. Ah e quando chamei a igreja católica de monopólio, quiz chamar de empresa mesmodele, vc entendeu direitinho. Até mais.

      Excluir
    3. Vc não entendeu meu ponte de vista...vc mesma disse que: "olha o exemplo dessa santa, que não poupou de afirmar e ainda criou um demônio que leva as pessoas de outras crenças para o inferno". Quem fez tal afirmação idiota? a santa ou a religião? Ta entendendo...o problema reside nas pessoas...A santa foi uma pessoa, agraciada pela religião com o "status" de santa, após a sua morte, ela representa uma religião, mas não deixa de ser uma pessoa. Quando um ensinamento passa a ser padrão de um grupo, daí sim devemos considerar esse um fato vinculado a religião. Quando um padre diz que as pessoas de outras religiões irão para o inferno, essa é uma declaração do padre, mas quando essa declaração passa a ser feita pela grande maioria dos padres quer dizer que ela é uma afirmação aceita pela igreja...lembra do caso ano passado em que o Papa afirmou que a salvação está na fé em Deus, independente da religião, essa foi uma afirmação dele...tanto que logo em seguida um grupo de cardeais discordou dela...rsrsr, podemos ver um conflito de interesses nesse caso...rsrs

      Concordo quando vc diz que evangélicos e católicos são mais intolerantes, mas isso tem um motivo bem simples...ambas as religiões estão em evidência...seus indivíduos podem se dar ao luxo de acusar os outros...afinal católicos representam a maioria no Brasil, seguidos pelos evangélicos...os grupos menores tem que adotar um discurso mais conciliador...afinal eles não podem declarar guerra contra um adversário mais poderoso...Quando um grupo religioso passa a crescer muito, surgem vaidades e ganâncias entre os líderes (estou generalizando eu sei, mas isso serve para exemplificar minha ideia), e tanto a ganância e a vaidade acabam influenciando nas decisões desses líderes...

      Vejo o caso de alguns países africanos, de onde volta e meia surgem notícias de ataques de grupos islâmicos contra cristãos...nesses países os cristãos são minoria, estão se expandindo, mas são minorias...lá católico e evangélico não dá muito o ar da graça...senão o bicho pega...

      Apesar de ser católico de berço, tenho grande simpatia pelo espiritismo, pelo menos o templo espirita que eu frequentei até bem pouco tempo, a mensagem era pacífica, não de expansão como no caso de católicos e evangélicos.

      Agradeço a participação e a forma educada com a qual vc tem participado desse debate...acho que é assim que todos acrescentamos novas ideias ao nosso "arsenal", desde que sejamos humildes a ponte de reconhecer os pontos positivos da ideia alheia...

      Abraços...

      Excluir
    4. Magina, adoro seu blog e creio que quando aparecem postagens do tipo onde cabe um bom debate, devemos fazer com educação, pena q alguns levaram meu primeiro comment a mal, repito seu blog é ótimo.

      Abraços e até mais.

      Excluir
    5. Olha, este "Anônimo" na verdade é uma anonima, uma moça.
      Moça, com todo respeito, peço desculpa pelas minhas cutucadas mal educadas e ignorantes, mas precisava por lenha na fogueira. Assim as pessoas se expressão mais como vc.
      A senhora diz que é adepta do Candomblé. Isto não é vergonha! Vivemos no Brasil e ele por enquanto é um país livre. E quando alguém fizer alguma critica de sua livre escolha, pergunta para esta pessoa se ela é Deus para te julgar.
      Moça, prazer, me chamo Elson. Se a senhora não quer expor seu nome, respeito seu direito, mas se não for pedir muito, ponha pelo menos um codinome, assim podemos nos encontrar em outras postagens e dialogar melhor.

      Excluir
    6. Desculpa mas não disse q sou adepta do candomblé e sim que tenho amigos adeptos como tembém tenho amigos espiritas, meu pai mesmo é espirita. Na verdade não sou adepta a nenhuma religião.
      Abraços.

      Excluir
    7. Então interpretei errado, perdoe-me!

      Excluir
  4. Antes de criticar a religião e opinião dos outros, por favor, aprenda a escrever "Sr.Axo".

    ResponderExcluir
  5. Interessante como as pessoas que usam "ANTOLHOS" e se tornam covardes se escondendo atrás do anonimato para poder evitar um dialogo ou debate para expormos nossas opiniões educadamente respeitando a do próximo.

    Gostaria de saber de onde o primeiro anonimo/covarde viu está estória sobre Lúcifer e Agostinho. Ele diz para não acreditar nas bobagens da Idade Média, mas cita Agostinho que viveu no começo da Idade Média.

    Ao segundo anonimo/covarde, não é questão de ridicularizar a crença alheia que o ser humano não evolui. O ser humano não evolui pq é uma bost@ mesmo. E nunca vai evoluir. O ser humano foi um gigantesco erro: Livro de Gênesis, capitulo 06, versículo 06. Leia e reflita!

    Ao terceiro anonimo/covarde, até que tem um pouco de razão. Só precisa aprender que o Império Romano vendo sua decadência e o crescimento do cristianismo, mudou seu nome para Igreja Católica Apostólica Romana. Continuando com a intenção de conquistar o mundo.

    Agora sobre a postagem, eu particularmente não acredito em santo (a), mas respeito as pessoas e o que esta senhora viu tem registros em outras religiões com descrições e detalhes parecidíssimos.

    E tudo uma questão de não ser covarde e parar de usar ANTOLHOS e pesquisar um pouco melhor.

    E qualquer coisa, pode falar comigo. Assino este comentário com meu verdadeiro nome!

    ResponderExcluir
  6. Engraçado como todos aqui falam d tolerancia mas nenhum deu um bom exemplo do mesmo. Pessoas respondendo comentáros de outros com desdém e superioridade. Claro só podemos ter um mundo tão triste mesmo, com guerras, se até os santos não respeitam a opinião alheia, seja por religião ou qualquer outra merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor ou senhora anonimo/covarde, peço humildes desculpas se te fiz sentir inferior, juro que não foi minha intenção. Inferior sou eu que quero debater com pessoas para poder aprender mais e não simplesmente escrever anonimamente/covardemente e ficar nisso.
      Tem um conto que se não me falha a memória é judaico que se chama "A Verdade e a Parábola". Pesquisa por ele e já fica sabendo que sou a verdade nua!
      Eu mandei um vídeo para o Adm deste blog via e-mail. Entra em contato com ele e peça uma cópia para vc e vê se vc "TOLERA" o que vc vai assistir.
      Teorizar é fácil, agora ir para a pratica...

      Excluir
  7. Êêêêê sumi mas voltei!!

    Ótima matéria cara, e aproveitando o assunto "inferno" acho que ia ser legal se saísse uma postagem sobre a "Divina Comédia" do Dante Alighieri, aliás a visão de inferno que ele concebeu é bem diferente da santa Francisca, com certas coincidências como o fato do capiroto estar no ciclo mais fundo do abismo.

    E quanto ao amigo Elson, cara eu entendo sua opinião mas ao meu ver não vale a pena ficar gastando tempo discutindo religião com ninguém, tem gente que gosta de criar confusão por qualquer coisa sem ter pelo menos uma base pra criar um conceito, ou aprende uma doutrina mas não aprende a respeitar a opinião alheia, e quando quer dar uma opinião não concebe nada além de achismos. Deixa esse povo "sangue-nos-zóio" pra lá :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "RobViana", agradeço e guardo no coração sua opinião!
      Mas debato com estas pessoas para poder tentar tirar o máximo delas, pois como eu disse num comentário acima, não sou superior, sou inferior e quero aprender mais coisas. E para surgir mais coisas é preciso debater ou discutir como queira.
      Sendo assim os que não tem uma base vão embora logo, mas os que tem acabam ficando e tenho uma chance de aprender algo a mais.
      Prazer em conhecê-lo e abraços!

      Excluir
  8. Elson,chamar todo mundo que comenta de forma anônima de covarde é pegar um pouco pesado com a galera não acha?Se você não concorda com uma opinião de alguém ou acha que ela não acrescenta nada a sua base de conhecimentos,ótimo,simplesmente a ignore.Mas generalizar "força um pouco a barra" não acha?
    As vezes o pessoal só quer comentar de forma rápida e usam o anônimo,afinal,se ninguém usasse não precisaria existir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor ou senhora anonimo, vc tem toda razão em me dizer que pego pesado em chamar as pessoas que assinam "anônimo" de covarde, pois eu exagero. Logicamente tem pessoas que querem expor seu pensamento, mas tem vergonha, é tímido. Uma coisa totalmente natural!
      Sendo assim, humildemente peço-lhe desculpas!
      Mas vc a de concordar comigo de que se a pessoa tem tempo para expor seu comentário, com certeza ela terá tempo de escrever seu nome, ou um codinome para poder facilitar em um debate como o que vem acontecendo nesta postagem.

      Excluir
    2. Não sei se o senhor ou senhora é leitor (a) frequente do blog, mas recentemente eu publiquei aqui um texto onde falo dos problemas relacionados a comentários de pessoas que usam o anonimato para agredir outros comentaristas e especialmente a mim. Quando eu escrevi o texto eu o fiz pois estava pensando em mudar algumas coisas por aqui justamente por causa desse tipo de agressão.

      Minha intenção não era agredir as pessoas que fazem uso do anonimato, mas acho que isso acabou acontecendo. A gente não sabe quem está do outro lado, eu não sei se vc é a pessoa que me chamou de jumento na postagem sobre uma assombração que teria sido filmada na ásia...entende... eu fico um pé atrás.

      Eu poderia bloquear comentários anônimos, mas não faço isso porque sei que são apenas alguns poucos que usam tal ferramente para agredir e se esconder...

      Eu sou o único administrador do blog Noite Sinistra...e gosto da interação com os leitores...em quantos blogs que vcs frequentam o adm se dispõe a participar dos comentários junto com os leitores?

      Agradeço a sua participação...e mesmo que vc continue usando o anonimato...sugiro que tente colocar ao final do comentário um apelido, ou marca que me ajude a te identificar...assim posso conhecer melhor as pessoas que visitam meu blog...

      Abraços...

      Excluir
  9. para o Elson Antonio Gomes
    pt.m.wikipedia.org/wiki/Lúcifer_(bispo). o mais incrivel eh q nao a uma soh referencia ao diabo antes dos hebreus ficarem cativos na persia( aonde conviveram com a religiao zoroastra) tanto q no pentateuco qm matava e castigava era o bondoso deus de amor e compreençao.
    sua apariçao em isaias eh nada mais nada menos q referente ao planeta venus mais conhecido na antiguidade como estrela da manha, pois era a ultima estrela a ser vista antes do sol nascer.
    o mais incrivel eh q nem msm a primeira civilizaçao inteligente q apareceu na terra nao acreditavam nesse deus judeu( povinho racista, se acha o contrario leia o talmud)
    e me descupe dizer adm mas a igreja catolica impos por meio do medo, da tortura, da extorçao e de mentiras essa crença, agora se eu estou enganado as mtas pessoas q foram mortas em fogueiras realmente eram bruxos/bruxas q deveriam morrer ou os mtos povos q foram torturados e mortos por nao deixar suas crenças e tradiçoes eram msm todos hereges e deveriam morrer pela redençao divina.

    eu peço descupas aos crentes intolerantes pelo meu primeiro comentario na em cimas pois minha opniao nao foi nenhum meio de começar uma descussao e sim foi uma reles opniao, pois EU e repito EU nao acredito em deus. descupa ae adm seu blog eh foda, acompanjo diariamente, mas foi a primeira vez q comentei e olha o bafafa q deu.

    mais uma coisa foda.c se eu quero colocar anonimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Anônimo", caso vc seja o primeiro anonimo que escreveu lá em cima e agora colocou este link que ainda está sendo editado na Wikipédia para me mostrar e comprovar o que vc escreveu lá em cima, me desculpa, mas lê direito, pois não comprova o que vc escreveu primeiramente.
      Vc tem todo direito de ser um ateu. Tenho excelentes amigos ateus e os respeito muito. Mas pelo jeito que vc escreve, aparenta ser uma coisa muito automática e não espontânea. Então ouve, lê o que é de seu interesse e tire suas próprias conclusões e não repita as conclusões dos outros.
      Sobre a imposição forçada do catolicismo por 1200 anos, vc tem toda razão. Mas te sugiro uma coisa que eu fiz na minha adolescência: sai a campo, vai no máximo de religião que vc puder e veja pessoalmente. Mais uma vez te digo: não vá por ideias de pessoas que nunca saíram de trás de um livro. Veja com seus olhos como funciona as coisas e depois se impõe tendo suas conclusões.

      Excluir
  10. Ai meu grande adm, hoje gostei mais dos comentários hahahahaha

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante o post !!
    O pessoal leva muito em consideração o pensamento da idade média..... Acorda gente, o mundo mudou. Evoluam!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mundo mudou a onde? tá a mesma coisa que 100,200.300,30000 acho que ficou pior ainda do que era antes os mesmos ladrões, desonestos, fanaticos por religiões, pessoas que querem controlar outras por mera ganancia, não mudou NADA so´ camuflaram para nos falarmos que estamos 'evoluindo' evoluímos siim mas é so em tecnologia e em preguiça.

      Excluir
    2. Caro "Pedro Augusto", me perdoe, mas o "Ewerton Aood" está corretíssimo! O mundo mudou! E muito!
      Rios secaram, florestas foram desmatadas, animais extintos, etc. Os objetos e coisas que usamos também evoluíram, como: antes se fazia fogo esfregando gravetos ou batendo pedras, hoje usamos isqueiros; antigamente nos comunicávamos com sinais de fumaça, hoje temos celular; antes nos locomovíamos andando a pé, hoje voamos; e etc.
      Agora em questão de evolução somente da pessoa, do ser humano, vc tem toda razão! Não evoluímos nada! E ainda acredito que estamos regredindo.
      Abraços!

      Excluir
    3. você esta certo Élson......O ser humano tende a se destruir paulatinamente.Porém, esses pseudos cidadãos que acham que tudo é culpa da igreja, e as levarem para os dias atuais como forma de revolta a tudo e todas as coisas, para mim é a pura falta de compreensão do pensamento humano. Só acho.

      Excluir
    4. Vc está certo meu amigo "Ewerton Aood", não é tudo culpa da Igreja, mas (pelo menos eu) vejo um parte dela sendo culpada sim. Porém (continuando o 'pelo menos eu') a ganancia, a inveja e o preconceito é que são o grande mal que não deixa o ser humano evoluir.
      E pelo andar da carruagem, creio que não evoluiremos.

      Excluir
    5. Com certeza.....Tudo pela ignorância e falta de compreensão. Melhoramos um pouco, mas falta muito para evoluirmos. Sou religioso, mas sou também movido pela razão, e é esse contraponto que as pessoas tem de ver para ter um diálogo mas coerente de tudo.

      Excluir
    6. Parabéns ao blog e a você amigo Elson.....Poucas pessoas são sensatas como vc e o adm. Abraços!!

      Excluir
    7. Valeu meu amigo "Ewerton Aood"!
      Agora vamos ficar cobrando o Adm para manter suas postagens interessantes para podermos nos encontrar em outros comentários.
      Abraços!!!

      Excluir
  12. caro colega, nao uso wikipedia, apenas dei esse link pois eh o mais basico, sim ja fui em quase todas as religioes, sou ateu desde os 8 anos simplismente pq lia mto a biblia, pois nao consigo aceitar como um deus de amor foi capaz de criar o diabo( ahhh mas ele era um arcanjo q ficou orgulhoso demais, mas antes msm de ser criado, deus como uma criatura onisciente saberia disso e msm assim o criou, assim como criou o fruto do conhecimento e colocou la msm sabendo q a eva iria pegar), fora todos os outros erros e incoerencias historicas da biblia. e dizer q o mundo esta essa merda q esta pq eh pra ver se somos dignos de entrar no ceu eh a msm bobagem, pois como disse, se ele existe e eh onisciente ja sabe do caminho de todos.

    amigo como falei em meu comentario la em cima, leia a epopeia da criaçao e a epopeia de gilgamesh e qm sabe vc tbm vera as coisas com outros olhos( e tente levar em consideraçao esses textos pois sao mto mais antigos q os relatos hebreus.) fora os insutos q vc mandou para mim gostei de trocar essas ideias e opnioes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, pelo "sou ateu" vc é um homem, então é realmente um "anonimO". E ser ateu desde os 08 anos por ter lido muito a Bíblia significa que vc foi um garoto muito prodígio. Parabéns!
      Agora vou te pedir desculpas pela minha péssima educação e enorme ignorância, posso estar errado, mas foi uma forma de gerar este grande debate foi por lenha na fogueira.
      E continuando nosso debate, vc há de concordar de que seu link da Wikipédia não foi básico, foi fraquinho. Mas o que vc disse depois sobre Deus, amor, criar o diabo, onisciente... Vc tem toda a razão! Por isso que admiro os ateus, pois vcs sabem mais da Bíblia do que um religioso. A única coisa que a maioria dos ateus não concordam é usarmos a desculpa da tradução errônea. Mas não há como fugir disto. Se nos dias de hoje ao assistirmos um filme estadunidense e já vemos erro na tradução, imagina a séculos atrás quando pegaram vários livros escritos em aramaico, hebraico e grego e traduziram para o latim e do latim para o resto dos idiomas. Vc tem que concordar de que há vários erros de tradução, ainda mais quando traduzem no interesse de beneficiar algo ou alguém.
      Mas o que vc disse, repito que vc tem toda razão! Tanto que o último Livro da Bíblia que erroneamente chamam de Apocalipse, mas na verdade ele chama Livro das Revelações, diz o que vai acontecer com o fim do mundo, sendo assim, Deus criou o mundo sabendo que no futuro iria destruí-lo.
      Mas se vc visitou algumas religiões, não estas que só pedem dinheiro e só prometem que vc receberá mais dinheiro para eles poderem pedir mais dinheiro ainda. Mas sim ir em uma Igreja Evangélica séria (por incrível que pareça, mas existe), ir ver uma sessão de espiritismo Kardecista, também tem o chamado mesa branca, ir num terreiro e ver como funciona o Candomblé, a Umbanda, ir num culto dos Testemunhas de Jeová, eu tenho absoluta certeza de que vc verá coisas que farão vc crer que existem muito mais coisas além do céu e da terra.
      Creio que já li suas sugestões, mas vou procurar e ler outra vez para ter certeza, pois não sou o 'Megamente'. As vezes me fogem coisas. E se por acaso eu não ter lido, já agradeço a dica antecipadamente.
      E finalizando, te peço que siga a opinião do Adm deste blog e use pelo menos um codinome. Deixa o "anônimo" para quem quiser falar besteira e ir embora. Agora pessoas como vc e a moça mais acima vale muito a pena saber quem é e nos encontrarmos em outras postagens deste excelente blog.
      Abraços!

      Excluir
  13. Élson Antonio Gomes sou sua fã!
    Ob.:Só utilizei o perfil "anónimo" porque não tenho email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiaaa o Elson já tem até fã clube...rsrsrsr. Merecido o manolo Elson tem quebrado altos galhos me ajudando com dicas de postagens...

      Excluir
    2. Minha fã anonima,
      não precisa de e-mail. Na hora que vc clicar na setinha para baixo, aparecerá a opção "NOME/URL". preencha com seu nome ou codinome e ignora o "URL" e confirma a primeira vez e depois confirma a segunda vez.
      Quando vc escrever um nome ou codinome, ele ficará registrado. No próximo comentário e só clicar duas vezes no espaço do nome que ele aparece sem vc precisar digitar outra vez.

      Excluir
  14. Estudem e tentem compreender o espiritismo,pra poder tentar compara-lo a magia,não tem nada a ver.

    ResponderExcluir

Topo