Lilith, a primeira mulher de Adão

em 18/08/2013


Olá amigos e amigas, o texto de hoje foi uma sugestão de uma querida leitora, a Kellia Veras. A amiga Kellia tem sido muito participativa nos cometários do blog e também sugerindo postagens (foi ela que me falou da creepypasta Portadores), e na quinta feira da última semana ela deixou um comentário com uma descrição sobre Lilith e sugeriu que eu escrevesse um texto a esse respeito. Sugestão essa que atendo com grande prazer.

Como fonte de pesquisa eu usei vários textos de diferentes blogs, mas usei como fonte principal para essa postagem um material publicado pela Dama Gótica, dono do blog Meu Monstrinho Bizarro, que é um ótimo blog parceiro do Noite Sinistra.

Lilith

Lilith (ou Lilit) (em hebraico: לילית) é um demônio feminino da mitologia Babilônica que habitava lugares desertos. Ela recebe referência em diversos textos antigos sendo o mais notável o Antigo Testamento.

Lilith é também referida na Cabala como a primeira mulher de Adão, sendo que em uma passagem (Patai 81: 455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. Esta afirmação de que Lilith foi a predecessora de Eva, no entanto, surge apenas pela primeira vez no Alfabeto de Ben-Sira composto por volta do Século VII, sendo que nunca antes havido existido esta conexão a Adão e Eva nem tão pouco à Criação.

Lilith na Bíblia

Mais recentemente, esta história, tem sido cada vez mais adotada sendo até discutida se é ou não contada na Bíblia. Porém, além da passagem referida abaixo, esta não é mais referida. Vale lembrar que existem estudiosos que afirma que muitos textos e evangelhos foram "tirados" da Bíblia pelos Romanos, quando esses "se curvaram" ao cristianismo. Acredita-se que textos mais completos falando de Lilith tenham sido removidos assim como o evangelho de Judas.

No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." porém no segundo capítulo versículo 18: '"O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem”. É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilith e levando em consideração o versículo 23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada." podemos verificar na expressão de Adão "...esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!...” a afirmativa de existência de outra criatura que não era qualificada como mulher e que não se podia se submeter a ele pois era independente, estava no mesmo nível de criação, a mesma altura de Adão. Em algumas traduções o texto "esta sim..." aparece como "agora sim, esta ..." o que não parece ser um erro de tradução mas uma evidência da afirmação na narrativa.

Uma interpretação possível é de que ela seja a mulher que Caim encontrou depois de ser expulso e, portanto, tendo com ele seu primeiro filho, Enoque e fundando uma cidade de mesmo nome.

Nas bíblias atuais seu nome aparece uma única vez, quando Isaías descreve a vingança de Deus, durante a qual a Terra foi transformada num deserto, proclamou isso como um sinal de desolação "E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si." Isaías 34:14. Nas traduções recentes da Bíblia a palavra Lilith é substituída por demônio ou bruxa do deserto.

Talvez dada a sua longa associação à noite, surge sem quaisquer precedentes a denominação screech owl, ou seja, como coruja, na famosa tradução inglesa da bíblia, na Versão da Bíblia do Rei James. Ali está escrito, em Isaías 34:14 que… the screech owl also shall rest there (a coruja também deve descansar lá). É preciso salientar, comparativamente, que em uma renomada versão em língua portuguesa da bíblia, traduzida por João Ferreira de Almeida, esta passagem relata que… os animais noturnos ali pousarão, não havendo menção da coruja, como é frequentemente, muito embora erroneamente, citado no Brasil (tratando-se de um claro exemplo da forte influência da cultura anglo-saxã no mundo lusófono atual).


Alfabeto de Ben-Sira

No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira mulher criada por Deus junto com Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, passando depois a ser descrita como um demônio.

De acordo a interpretação da criação humana no Gênesis feita no Alfabeto de Ben-Sira, entre 600 e 1000 d.C, Lilith foi criada por Deus com a mesma matéria-prima de Adão. Porém ela recusava-se a "ficar sempre por baixo durante as suas relações sexuais". Na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilith foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal e a primeira feminista.


Segundo este manuscrito milenar, Ben Sira conta a história de Lilith para Nabucodonosor:

Depois que Deus criou Adão, que estava sozinho, Ele disse: 'Não é bom que o homem esteja só "(Gênesis 2:18). Ele então criou a mulher para Adão, da terra, como Ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a de Lilith.

Adão e Lilith imediatamente começaram a brigar. Ela reivindicava igualdade em relação a seu marido, deixando Adão "fervendo de cólera". Lilith queria liberdade de agir, de escolher e decidir, queria os mesmos direitos do homem.

Segundo as versões aramaica e hebraica do Alfabeto de Ben Sirá (século 6 ou 7). Todas as vezes em que eles faziam sexo, Lilith mostrava-se inconformada em ter de ficar por baixo de Adão, suportando o peso de seu corpo. E indagava:

"Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti?" Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual." Mas Adão se recusava a inverter as posições, consciente de que existia uma "ordem" que não podia ser transgredida. Lilith deveria submeter-se a ele pois esta é a condição do equilíbrio preestabelecido.

Quando reclamou de sua condição a Deus, Adão retrucou: "Eu não vou me deitar abaixo de você, apenas por cima. Pois você está apta apenas para estar na posição inferior, enquanto eu sou um ser superior." Lilith respondeu: "Nós somos iguais um ao outro, considerando que ambos fomos criados a partir da terra".

Lilith percebendo que o companheiro não atendia seus apelos, que não poderia obter status igual, se rebelou e, decidida a não submeter-se a Adão e, odiá-lo. Ela pronunciou o Nome Inefável o nome de Deus, faz acusações a Adão e resolveu abandoná-lo.

Adão permaneceu em oração diante do seu Criador: "Soberano do universo! A mulher que você me deu fugiu!".

Ao mesmo tempo Deus enviou três anjos para trazê-la de volta.

Os três anjos insistiram para que ela voltasse e ameaçaram afogá-la, porém ela se recusou a voltar, sendo assim condenada por Deus a perder cem filhos por dia. Desde então, para proteger os recém-nascidos da influência de Lilith, seria necessário colocar amuletos com o nome dos 3 anjos (Snvi, Snsvi, and Smnglof), lembrando-a de sua promessa.

Eva teria então sido criada a partir de Adão.

Como outra interpretação diz que ela (Lilith) juntou-se aos anjos caídos quando se casou com Samael que tentou Eva ao passo que Lilith tentou a Adão os fazendo cometer adultério. Desde então o homem foi expulso do paraíso e Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. Ela então passou a perseguir os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar. Outras histórias referem-se a ela como surgida das trevas ou como um demônio do mar e não como igual ao homem.

Infere-se pelos textos e por amuletos medievais que ela era uma superstição comum entre os camponeses. Deixar esculturas dos 3 anjos que a perseguiram para fora do Éden, Sanvi, Sansavi e Samangelaf, protegeria os bebês recém-nascidos (uma proteção necessária por 8 dias para homens e 20 dias para mulheres) e impediria que seus maridos fossem seduzidos por Lilith a cometer adultério.

Mitologia Suméria

A imagem de Lilith, sob o nome Lilitu, apareceu primeiramente representando uma categoria de demônios ou espíritos de ventos e tormentas na Suméria por volta de 3000 A.C. Muitos estudiosos atribuem a origem do nome fonético Lilith por volta de 700 A.C.

Na Suméria e na Babilônia ela ao mesmo tempo que era cultuada era identificada com os demônios e espíritos malignos. Seu símbolo era a lua, pois assim como a lua ela seria uma deusa de fases boas e ruins. Alguns estudiosos assimilam ela a várias deusas da fertilidade, assim como deusas cruéis devido ao sincretismo com outras culturas.


A mulher pássaro à beira de Socorro Burney

Tradução de Kramer do fragmento de Gilgamesh foi usado por Henri Frankfort (1937) e Emil Kraeling (1937) para apoiar a identificação de uma mulher com asas e pé de pássaro no Relief Burney como relacionados com a Lilith, mas isso foi rejeitado por fontes posteriores, incluindo o Museu Britânico, que possui a peça.

Pensa-se que o Relevo Burney, um relevo sumério, represente Lilith; muitos acreditam também que há uma relação entre Lilith e Inanna, deusa suméria da guerra e do prazer sexual.

Mitologia Mesopotâmica

Ela é também associada a um demônio feminino da noite que originou na antiga Mesopotâmia. Era associada ao vento e, pensava-se, por isso, que ela era portadora de mal-estares, doenças e mesmo da morte. Porém algumas vezes ela se utilizaria da água como uma espécie de portal para o seu mundo. Também nas escrituras hebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como uma espécie de demônio.

Mitologia Hebraica

Lilith, uma das mais famosas figuras do folclore hebreu, originou-se de um espírito maligno tempestuoso e mais tarde se tornou identificada com a noite. Fazia parte de um grupo de espíritos malignos demoníacos  que incluíam Lillu, Ardat Lili e Irdu Lili.

A imagem mais conhecida que temos dela é a imagem que nos foi dada pela cultura hebraica, uma vez que esse povo foi aprisionado e reduzido à servidão na Babilônia, onde Lilith era cultuada, é bem provável que vissem Lilith como um símbolo de algo negativo.

Assim Lilith transformou-se no modelo hebraico de demônio. E dessa forma surgiram as lendas vampíricas: Lilith tinha 100 filhos por dia, súcubus quando mulheres e íncubus quando homens, ou simplesmente lilims. Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores dos pesadelos noturnos. Mas uma vez possuído por uma súcubus, dificilmente um homem saía com vida.



Há certas particularidades interessantes nos ataques de Lilith, como o aperto esmagador sobre o peito, uma vingança por ter sido obrigada a ficar por baixo de Adão, e sua habilidade de cortar o pênis com sua vagina segundo os relatos católicos medievais. Ao mesmo tempo que ela representa a liberdade sexual feminina, também representa a castração masculina.

Mitologia grega 

Algumas vezes Lilith é associada com a Deusa grega Hécate, "A mulher escarlate", uma Deusa que guarda as portas do inferno montada em um enorme cão de três cabeças, Cérbero. Hécate, assim como Lilith, representa na cultura grega a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem.




Os demônios vardat Lilitu

A palavra Lilu significa espírito no idioma acadiano, e o macho Lili e fêmea Lilitu são encontrados em textos de encantamento de Nippur, Babilônia 600 aC em ambas as formas singular e plural. Entre os espíritos do Lilitu vardat , ou espírito de solteira tem alguma comparação com lendas talmúdicas depois de Lilith. A Lili está relacionada com a bruxaria no Texto encantamento suméria 313.

Atualidade 

Nos dois últimos séculos a imagem de Lilith começou a passar por uma notável transformação em certos círculos intelectuais seculares europeus, por exemplo, na literatura e nas artes, quando os românticos passaram a se ater mais a imagem sensual e sedutora de Lilith e aos seus atributos considerados impossíveis de serem obtidos, em um contraste radical à sua tradicional imagem demoníaca, noturna, devoradora de crianças, causadora de homossexualidade e vampirismo.

Lilith representa a busca de sua própria afirmação. É também a mulher tentadora, sedutora, e que fascina por seus poderes perturbadores. Ela é silenciosa, secreta, cortante. É aquela que os homens temem embora se sentindo atraídos por ela.

Representação de Lilith na catedral de Notre Dame
Agradecimentos  a nossa querida leitora Kellia Veras.

Fonte: Meu Monstrinho Bizarro

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Postagens em Destaque do Noite Sinistra
Clique aqui para acessar...Clique aqui para acessar...Clique aqui para acessar...Clique aqui para acessar...Clique aqui para acessar...
Cidade fantasma turca: Cidade das 1001 Igrejas
Os Sumérios, e os Deuses vindos do céu
Yoo Young-Chul: O Canibal sul coreano
Links Sinistros 49
Método de execução: Águia de Sangue
Clique nas imagens, para acessar as postagens que você deseja ler...


Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

18 comentários:

  1. poxa cara , a 3 anos atras quando eu ganhei meu primeiro celular , e não tinha facebook , eu vivia pesquisando sobre vampiros e lobisomens , coisas sobrenaturais , eu acabei encontrando um texto falando "A origens dos vampiros e lobisomens" e o começo falou sobre historia de Lilith , e eu na época pensei que é uma historia fake , pois nunca tinha ouvido falar sobre ela na vida , ai pesquisei sobre ela na epoca e soube mais sobre ela ; bom , mas o que tem a ver Lilith com a origem dos lobisomens e vampiros ? vou te contar , baseado no que eu lembro sobre o texto :

    É assim , Lilith assim com Adão foi criada do barro , e barro tem uma caracteristica interessante , ela assim como Adão tinham a capacidade de mudar de forma , pra qualquer forma que quisessem , mas só Lilith descobriu , justamente no dia em que decidiu fugir do paraiso , ela foi perseguida pelos anjos e vendo que eles eram mais rapidos porque tinham asas e eram capazes de voar , e inconformada pelo fato de os homens terem sempre mais vantagens que ela , desejou ter o mesmo direito que eles , e assim foi , nasceram asas de seu corpo , nao como as dos anjos , mas mais parecido com as de morcego , entao continuou a perseguição a Lilith , mas mesmo em igualdade os anjos foram mais espertos e a cercaram e em maior numero , a obrigaram a voltar , ela não aceitou e mudou de forma , agora para um rato , e os anjos não conseguiram acha-la , assim fugindo deles e do paraiso , e ao anoitecer descobriu que estava grávida de Adão , então para que não perdesse eles por culpa da maldição de Deus , procurou por animais que a pudessem ajudar no parto , é isso mesmo , o primeiro parto da humanidade , feito por animais nos primeiros anos da criação , quando viviam em completa paz e armonia , sem necessidade de caçar um ao outro , e assim , e assim foi feito , nasceram 4 crianças e apenas tres nasceram vivas , o filho unico foi entregue aos ursos , e as outras filhas entregues aos lobos e aos tigres , e Lilith desapareceu , e a partir de agora vou contar a historia da filha de Lilith criada pelos lobos , Ranya , que assim como sua mãe , tambem mudava de forma , e foi criada como se fosse da matilha , e cresceu , teve filhos com o macho alfa , e seus filhos , alguns nasciam lobos , outros semelhantes a ela , mas todas tinham o mesmo poder mas com limitações , tanto os nascidos lobo se transformavam em humanos , quanto os nascidos humanos se transformavam em lobo , e assim seguiu , até ela decidir deixar a matilha e conhecer o mundo , chegou a Enoque , cidade tanto de humanos quanto de vampiros ( exatamente , como todos sabem Caim matou Abel , sendo amaldiçoado a viver sobre o refugio das sombras e se alimentar de seu proprio odio [ que simplificando ele seria o primeiro vampiro , e que sempre que ele tomava sangue relembrava do odio por Abel , por isso não o fazia com frequencia , como os outros ] , e Caim além de se unir a Lilith , e seus filhos nascerem quase que sem conciência [sucubus e incubus] , então transformou pessoas em seus proprios filhos , ao todo , se não me engano , 12 ou 13 , os chamados antediluvianos , aqueles vindos antes do diluvio , alem de que cada um deles criou sua propria familia , ou clã [ sugiro uma postagem sobre os clãs de vampiros , ou os antediluvianos , ou mesmo a cidade de Enoque ] ) e acho que é o fim , não me lembro , esse assunto me deixou muito entusiasmado
    O.O'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, essa história que tu contaste é muito parecida com a história da lenda do vampirismo da white wolf... Um livro de RPG, pesquise mais sobre a historia do livro que vc terá mais informações.

      Excluir
    2. Que relato hein senhor Djalma...rsrsrs. Vou dar uma procurada no assunto sim...

      Excluir
    3. eu li sobre isso esse white wolf , explica sobre o negocio do Caim , mas não sobre Lilith , mas que seja , e se vc quiser postar algo sobre isso Nando tudo bem , mas agora não sei mais se é necessario ou não , não se preocupe

      abraço ao anonimo e vc tbm nando

      Excluir
  2. fala... nando excelente post achei bastante interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo elogio, mas quem de fato merece os créditos são a Kellia que indicou o assunto e a Dama Gótica que escreveu o texto mais completo sobre o assunto que eu encontrei. Sendo que usei a maior parte do material da Dama...

      Excluir
  3. Incrível Nando, a participação dela em Supernatural tbm não deixou a desejar..rsrs. Confesso q em relação à demônios eu sou um pouco cética, mas estranhamente ela me causou um interesse especial. Agradeço pelo crédito!
    Bjs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kellia vc prefere a Lilith criança ou a Lilith mulher em Supernatural? rsrsrs

      Sou um grande fã de Supernatural...tenho acompanhado a série desde o início, apesar de achar que o seriado meio que perdeu um pouco do fôlego do início, mas continuo fã.

      Excluir
    2. Rsrs..rapaz eu acho q ela como criança era bem escrota..kkkk! E até por isso, virei fã dela e do Castiel, q prum anjo é bem escroto tbm.. (no bom sentido, é claro)..rsr :p

      Excluir
    3. Os momentos engraçados do Castiel, geralmente envolvendo o Dean, são muito fodas...dão um ar tão bom ao seriado...

      Sempre adorei o Bob e a Meg da primeira temporada...

      Abraço Kellia...e que venha a próxima temporada de SPN...rsrsrs

      Excluir
    4. Kkk concordo! Tem vezes q o Dean da uma 'dupla dinâmica' melhor com o Cass, do q com o Sam..rsr

      Parei no 08x13, e to muito p*** pq não consegui acompanhar o restante.. =/

      Excluir
    5. Eu costumo baixar os episódio...já terminei essa temporada, to só pela próxima...rsrsrs

      Excluir
  4. Saudações
    Fico lisonjeada por ter uma postagem do meu blog como fonte de pesquisa para uma postagem aqui no Noite Sinistra ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seja tão modesta. senhorita Gótica...teu blog é excelente... Sempre que posso dou uma visitada sendo que o Meu Monstrinho Bizarro ta sempre presente nos Links Sinistros. Admito que comento pouco por lá, mas eu considero o MMB um dos melhores blogs que tenho na minha incrível lista de fodásticos parceiros...Abraços...

      Excluir
  5. Bem, para mim, na questão bíblica Gênesis 1:27 está correto mas... se for para seguir as ordens do que está escrito, no Capitulo 2:5 diz: "Ainda não havia vegetação, nem semente que houvesse brotado da terra, porque o SENHOR Deus ainda não havia feito chover sobre a terra, e também não havia SERES HUMANOS para cultivar a terra."

    Como no capitulo 1 Ele cria e logo alguns versículos depois, no capitulo 2 não existe seres humanos?

    Então se for para seguir essa idéia, o primeiro homem e mulher não foram Adão e Eva? Eles na verdade teriam sido criados depois?

    Coloco esta questão para os leitores... se for para seguir QUALQUER documento escrito, temos que seguir a sequência sem "pulos" pois assim pode acabar nos confundindo.

    E aí... o que acham?

    ResponderExcluir
  6. Muito boa matéria...A propósito, depois de ler eu me lembrei de uma coisa.

    Certa vez eu vi o filme ALEXANDRE o Grande de (2004 com Colin Farrell)...

    Tem uma parte do filme onde ele está morrendo q aparece uma imagem q na hora eu pensei q era um brasão de arma com uma Águia, mais na verdade era Faravahar...

    Na época eu fiquei com aquela imagem na cabeça e corri pra tentar saber mais sobre ela, li sobre a religião e de onde era.. e li q representava a alma humana antes do nascimento e depois da morte ( mais ou menos isso )...

    Não me lembro de ter visitado esse blog até a data de hj, por isso não sei se já teve matérias sobre essa religião...

    Se alguém pudesse me ajudar mandando algumas dicas de onde encontra boas matérias sobre essa imagem (Faravahar)...

    Obrigado e peço desculpa ao dono do blog por pedir "dicas" por aqui rs..Certamente serei um leitor do blog a partir de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessantíssimo isso que vc escreveu...eu vou dar uma pesquisada no assunto!!!

      Fique sempre a vontade para levantar ideias ou mesmo dicas...aqui no Blog Noite Sinistra a gente adora esse tipo de interação com a galera...

      Abraços...

      Excluir
  7. Tanto nas lendas primordiais da Babilônia, como no Antigo Testamento falado, na Kabbalah, (que supostamente teria todo o conhecimento sobre Deus), na tradução do PENTATEUCO hebraico de 277 a.C. que o Rei Ptolomeu Filadelfo II patrocinou, e que foi o (septuagésimo idioma traduzido para o grego); e nas lendas sumérias sobre a Criação do mundo; a Lilith teria sido a primeira mulher do primeiro homem (Adão).

    Em torno de 538 a.C. quando houve a transposição da Versão Jeovística da Bíblia para a versão Sacerdotal; a lenda de Lilith passou se vista como uma superstição; e o Decreto de Ciro autorizou os judeus regressarem à Judá.

    Em 277 a.C. vários textos bíblicos foram excluídos da Bíblia, inclusive a lenda de Lilith; o Rei Ptolomeu Filadelfo patrocinou a tradução da Torá para o grego, que passou a se chamar Septuaginta, e a Bíblia começou se tornar conhecida, mesmo em outras culturas.

    ResponderExcluir

Topo