24 imagens assustadoras e a história por trás delas

em 25/03/2021


Fotos tem o poder de capturar instantes específicos do tempo, salvando os mesmos para a eternidade, se caracterizando como registros significativos do passados. Porém nem sempre esses registros são de algum momento bom, na verdade algumas das imagens mais marcantes da história tem haver com tragédias.

Na matéria de hoje os amigos e amigas poderão conferir algumas imagens que registraram eventos macabros, assim como conhecer a história por trás das mesmas.

Genie Wiley, a "criança feroz"

A jovem vista nesta foto de 1970 é Genie Wiley da Califórnia, também conhecida como a "criança selvagem", que mal conseguia andar aos 13 anos.

Durante toda a sua vida, seu pai a abusou violentamente, mantendo-a em uma camisa de força improvisada e amarrando-a a um pinico em um quarto trancado o dia todo. Quando ela fazia qualquer som ou fazia qualquer coisa que ele não gostasse, ele rosnava e mostrava os dentes para ela como um cachorro.

Sob tais condições brutais, Wiley não tinha aprendido a andar ou falar. Esta foto assustadora foi tirada em um hospital logo depois que ela foi resgatada. Sua vida dentro de uma série de instituições abusivas estava apenas começando. Seu paradeiro hoje é desconhecido.


As cabeças de troféu do Maori

Muito antes de os colonizadores europeus chegarem à Nova Zelândia, o povo nativo Maori preservava as cabeças decepadas dos caídos. Conhecidas como mokomokai , as cabeças eram cortadas, fervidas, defumadas, secas ao sol e mergulhadas em óleo de tubarão antes de serem exibidas ou exibidas como troféus.

Mas quando os britânicos se mudaram durante a década de 1840, eles logo saquearam os mokomokai para si próprios. O general Horatio Gordon Robley (apresentado nesta foto assustadora com sua coleção), que serviu no Exército Britânico durante as Guerras Terrestres da Nova Zelândia na década de 1860, era particularmente fascinado pelos Maoris e roubou pelo menos 35 cabeças para si mesmo.

Aqui no blog Noite Sinistra já falamos sobre Horatio e sua coleção em uma matéria especial, clique AQUI para saber mais.

As bonecas humanas de Anatoly Moskvin

Anatoly Moskvin é um ex-jornalista russo, professor universitário e auto-apelidado de "necropolista" com conhecimento especializado de cemitérios. Durante anos, seu hobby de colecionar bonecas escondeu uma obsessão macabra que se baseava em seus interesses particulares: desenterrar os mortos e fazer bonecos com seus cadáveres.

Depois de fazer suas bonecas humanas, ele as manteve em sua casa como suas companheiras e amantes. “Eu a beijei uma vez, depois novamente, depois novamente”, Moskvin escreveu sobre uma de suas bonecas, feita do corpo de uma menina de 11 anos.

A polícia finalmente prendeu Moskvin em 2011, após anos de suspeitas crescentes sobre o número crescente de túmulos profanados em sua cidade natal, Nizhny Novgorod. Quando eles revistaram sua casa, eles encontraram 26 bonecas em tamanho natural - ou melhor, cadáveres mumificados - espalhados por toda parte.


O cativeiro de 25 anos de Blanche Monnier

Quando as autoridades francesas receberam uma denúncia anônima em 1901 de que uma mulher estava sendo mantida prisioneira na casa de um aristocrata na cidade de Poitiers, eles enviaram policiais para revistar a casa. Atrás da porta trancada do sótão escuro como breu, eles encontraram uma mulher esquelética de meia-idade deitada em um colchão de palha carregada com seus próprios excrementos enquanto insetos e comida podre se espalhavam pelo chão.

O odor da sala era tão forte que os policiais não puderam nem mesmo continuar sua investigação, mas eles foram capazes de descobrir que a mulher de 25 quilos que ainda se agarrava à vida após 25 anos presa na mesma sala se chamava Blanche Monnier - e que seu captor era sua própria mãe e o irmão.

Blanche foi trancada pela família em um dos quartos da casa por causa de um amor não aprovado pela sua mãe. A história completa a respeito dela pode ser conferida numa matéria completa sobre ela aqui no blog Noite Sinistra (clique AQUI para ler mais).


Retratos post mortem vitorianos

A expectativa de vida na Inglaterra vitoriana era tragicamente baixa devido à alta frequência de doenças e à falta de tratamento médico adequado. E como a fotografia era extremamente cara, a maioria das pessoas nunca conseguia tirar um retrato.

Portanto, quando crianças pequenas morriam, seus pais costumavam vesti-las com suas melhores roupas para sentar para seu primeiro retrato , criando imagens assustadoramente realistas de crianças que já haviam partido há dias.


"A Defesa dos Pioneiros"

Conhecida como "A Defesa dos Pioneiros", esta imagem histórica assustadora foi capturada em 1937 pelo fotógrafo russo Viktor Bulla.

Embora certamente seja uma visão sinistra, os homens, mulheres e crianças retratados aqui eram meramente membros dos Jovens Pioneiros , o grupo de jovens soviéticos que era semelhante aos escoteiros.

Eles são vistos aqui vestindo máscaras de gás durante um exercício de preparação militar na área de Leningrado - incertos do que o amanhã pode trazer nos anos antes da Segunda Guerra Mundial, enquanto seu país de origem assistia a ondas de morte e terror sob o ditador Joseph Stalin.


"4 crianças a venda".

Esta foto assustadora de 1948 revela o quanto a pobreza pode destruir uma família. O Sr. e a Sra. Ray Chalifoux estavam enfrentando o despejo de seu apartamento em Chicago na época e precisavam desesperadamente de dinheiro. Então, o motorista do caminhão de carvão desempregado e sua esposa optaram por vender seus filhos.

Embora membros da família Chalifoux afirmem que a mãe foi paga para encenar a imagem, as crianças na verdade foram vendidas para casas diferentes em dois anos.

Pior ainda, as crianças - Lana (seis, canto superior esquerdo), Rae (cinco, canto superior direito), Milton (quatro, canto inferior esquerdo) e Sue Ellen (dois, canto inferior direito) - eram terrivelmente abusados por suas novas famílias.

Clique AQUI e conheça essa história por completo.


O Exorcismo de Anneliese Michel

Anneliese Michel era uma adolescente católica devota que vivia uma vida normal com os pais na Alemanha no final dos anos 1960. Mas então ela começou a desmaiar na escola antes de apresentar comportamentos cada vez mais estranhos, como convulsões rotineiras, alucinações, comer aranhas e até mesmo beber sua própria urina.

Michel afirmou estar possuído pelo demônio, e seus pais logo chegaram à mesma conclusão. Eles acabaram por submetê-la a 67 exorcismos, nenhum dos quais melhorou sua condição antes de ela morrer de desnutrição aos 23 anos em 1976, pesando apenas 30 quilos.

Sua história foi tão perturbadora que acabou inspirando o filme de terror de 2005 O Exorcismo de Emily Rose.


A combustão espontânea de Mary Reeser

Na manhã de 2 de julho de 1951 em St. Petersburg, Flórida, a senhoria de Mary Reeser foi ao apartamento da velha entregar um telegrama e percebeu que sua porta estava quente ao toque. Ao abrir a porta, ela encontrou Reeser quase completamente reduzido a uma pilha de cinzas sobre os restos chamuscados de sua cadeira. Uma parte de sua perna esquerda e seu crânio, encolhido muito além de seu tamanho normal, foram tudo o que restou.

As autoridades locais não foram capazes de determinar qualquer causa do incêndio e o resto do apartamento estava praticamente isento de danos causados pelo incêndio. Quando eles enviaram o caso para o FBI, eles determinaram que Reeser tinha pegado fogo como o pavio de uma vela, com sua própria gordura corporal alimentando o fogo constantemente. Mas eles também ficaram perplexos sobre como o incêndio começou. Até hoje, acredita-se amplamente que este foi um caso de combustão humana espontânea.

Morte de Michael Rockefeller por canibalismo

Michael Rockefeller (ao centro), filho do governador de Nova York e futuro vice-presidente dos Estados Unidos, Nelson Rockefeller, desapareceu em algum lugar de Papua Nova Guiné no início dos anos 1960.

Visto aqui em sua primeira viagem lá em maio de 1960, o sorriso de Rockefeller desmente seu destino sombrio. Acredita-se que ele foi morto e comido pelo povo Asmat - um grupo canibal conhecido por decapitar seus inimigos e consumir sua carne.


Os últimos momentos de Regina Kay Walters

Robert Ben Rhoades, "Truck Stop Killer", pode ter matado mais de 50 mulheres enquanto dirigia caminhões comerciais de um lado para o outro nos Estados Unidos nas décadas de 1970 e 1980. Mas talvez seu assassinato mais assustador seja aquele que se acredita ser o último.

Pouco antes de Rhoades assassinar Regina Kay Walters, de 14 anos, em um celeiro em Illinois no início de 1990, ele tirou uma série de fotos dela se encolhendo de medo enquanto ele se movia para matar. As autoridades encontraram esta foto e uma coleção de outras semelhantes dentro da casa de Rhoades, depois que ele foi finalmente flagrado vários meses depois.


A foto assustadora do leitão mutante de Chernobyl

O desastre de Chernobyl em 26 de abril de 1986 em Pripyat, na Ucrânia, continua sendo o acidente nuclear mais catastrófico da história.

Embora a Zona de Exclusão de Chernobyl pareça lentamente estar retornando às condições semi-hospitaleiras para a vida selvagem, os animais que habitavam a área no final dos anos 1980 não tiveram tanta sorte. Este leitão, em exibição no Museu Nacional Ucraniano de Chernobyl em Kiev, é um excelente exemplo.

Rotulado simplesmente como "leitão mutante", a criatura nasceu com dipygus, uma deformidade congênita que faz com que o corpo se bifurque para a esquerda e para a direita ao longo do torso, e a pelve e as pernas se dupliquem. Quase 40 anos depois, este animal é um lembrete gritante da destruição que a energia nuclear pode causar.


A morte de Robert Overacker

Embora inúmeras tentativas de atravessar as Cataratas do Niágara tenham sido feitas ao longo dos anos, Robert Overacker teve um motivo admirável para tentar sua travessia: aumentar a conscientização dos desabrigados. Infelizmente, sua tentativa em outubro de 1995 não saiu como planejado.

Overacker planejou andar pela água em um jet-ski e então abrir o paraquedas nas costas enquanto passava pela borda e deixava seu veículo despencar no rio abaixo das quedas d'água. Mas quando seu paraquedas não abriu, foi o californiano de 39 anos que caiu 54 metros até a morte.

"É como bater no cimento", disse o policial de Niagara Parks, Thomas Detenbeck, sobre o último momento de vida de Overacker. "Eu realmente não acho que as pessoas respeitem o poder das quedas.".


As sombras nucleares de Hiroshima

Em 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos da América lançaram uma bomba atômica na cidade japonesa de Hiroshima. E para algumas das aproximadamente 80.000 pessoas que perderam suas vidas, apenas uma sombra nuclear permaneceu.

Quando a bomba detonou a 580 metros acima do centro da cidade, a explosão subsequente causou temperaturas de 5.500 graus Celsius para aniquilar quase tudo a 490 metros da zona de explosão da bomba. Quase tudo e qualquer pessoa dentro de 1,6 quilômetros foi destruído.

A luz e o calor da bomba eram tão extremos que branquearam as superfícies expostas da cidade, exceto em locais onde uma pessoa desavisada protegeu o prédio ou a calçada ou ponte da explosão com o próprio corpo em seus momentos finais de vida.


Clique AQUI e leia mais sobre esse assunto.

"O Suicídio Mais Belo"

Em 1º de maio de 1947, Evelyn McHale , de 23 anos, pulou intencionalmente para a morte do deck de observação do 86º andar do Empire State Building de Nova York e pousou em cima de uma limusine das Nações Unidas, onde esta imagem assustadora foi capturada pelo estudante de fotografia Robert Wiles.

Embora a fotografia tenha se tornado famosa em todo o mundo, o último desejo de McHale era que ninguém visse seu corpo. Mesmo assim, a revista Time publicou a foto completa e a chamou de "o mais belo suicídio". Até Andy Warhol o usou em uma de suas gravuras, Suicide (Fallen Body).

Embora a fotografia permaneça reconhecível até hoje, seu motivo para pular ainda é um mistério. Talvez nunca saibamos por que uma jovem aparentemente feliz que estava a um mês de seu casamento decidiu acabar com a própria vida.


O Experimento da Prisão de Stanford

O Experimento da Prisão de Stanford começou em 14 de agosto de 1971, depois que o professor universitário de psicologia Philip Zimbardo dividiu os alunos voluntários em dois grupos compostos por 11 guardas e 10 prisioneiros para ver como eles se comportariam por conta própria dentro de uma "prisão" fabricada.

O objetivo era avaliar com que rapidez e intensidade até mesmo pessoas educadas e inteligentes podem se tornar cruéis e sádicas sob as condições certas - e descobrir de uma vez por todas se os humanos são inerentemente bons ou maus.

Em apenas seis dias, antes de o experimento ser cancelado, os "guardas" haviam abusado e humilhado repetidamente os "prisioneiros", borrifando-os com extintores de incêndio e forçando-os a limpar os vasos sanitários com as próprias mãos. O estudo e as fotos mais assustadoras deixadas para trás fornecem uma visão arrepiante do que os humanos são capazes.


A imagem assustadora do cientista soviético e seu cachorro de duas cabeças

Em 1959, o cientista soviético Vladimir Demikhov conseguiu criar um cachorro de duas cabeças. Depois de 23 tentativas que deixaram seus súditos caninos mortos em pouco tempo, ele finalmente foi capaz de alcançar um pequeno sucesso.

Ele enxertou uma cabeça no corpo do outro, costurou seus sistemas circulatórios e conectou suas vértebras com fios de plástico. Após a conclusão do procedimento, ambas as cabeças podiam ouvir, ver, cheirar e engolir.

Infelizmente, seus métodos ainda eram relativamente rudes e o cão viveu apenas quatro dias antes de morrer. Embora sua pesquisa tenha sido uma incursão pioneira no transplante de cabeça, especialistas debatem a ética de tais procedimentos até hoje.


O desaparecimento de Tara Calico e a imagem assustadora deixada para trás

Em 20 de setembro de 1988, Tara Calico desapareceu da face da Terra. A garota de 19 anos deixou sua casa no Novo México para fazer seu passeio diário de bicicleta - e nunca mais voltou. Pouco antes de sair, ela disse brincando à mãe que seria melhor vir procurá-la se ela não voltasse.

Até hoje, ela nunca foi encontrada. Mas em junho de 1989, uma misteriosa Polaroid apareceu em um estacionamento na Flórida, a quase 2.400 quilômetros de onde Calico havia desaparecido. Embora não confirmado, parece mostrar Calico - com base em cicatrizes combinando e no livro com as orelhas ao lado dela - e um menino, ambos amarrados, amordaçados e absolutamente apavorados.


Os momentos finais de Keith Sapsford

Keith Sapsford tinha apenas 14 anos quando se acomodou em um avião comercial, caiu do poço do trem de pouso e despencou para a morte em 22 de fevereiro de 1970. Seus momentos finais angustiantes foram capturados pelo fotógrafo John Gilpin, que por acaso estava casualmente tirando fotos enquanto espera para embarcar em seu voo.

O adolescente australiano acabara de fugir do internato e queria muito conhecer o mundo. Depois de entrar furtivamente na pista do Aeroporto Internacional de Sydney, ele se escondeu dentro de um avião com destino a Tóquio - mas caiu para a morte logo após a decolagem.

“Tudo o que meu filho queria fazer era ver o mundo”, seu pai Charles Sapsford lembrou mais tarde. "Ele tinha coceira nos pés. Sua determinação em ver como o resto do mundo vive custou-lhe a vida.".



A morte de Omayra Sánchez

Em 13 de novembro de 1985, uma erupção vulcânica causou um enorme deslizamento de terra no vilarejo de Armero, na Colômbia, prendendo Omayra Sánchez, de 13 anos, nos escombros. Ela foi imediatamente imobilizada pelos destroços de sua própria casa, com apenas a cabeça e os braços acima das águas.

Por quase três dias, os socorristas tentaram em vão libertá-la enquanto ela lentamente sucumbia à gangrena e à hipotermia na água. Finalmente, em 16 de novembro, ela faleceu enquanto trabalhadores humanitários indefesos assistiam a apenas alguns metros de distância.

Pouco antes de morrer, o fotógrafo Frank Fournier capturou esta imagem assustadora. Fournier mais tarde lembrou que ele "se sentia totalmente impotente diante dessa menina, que enfrentava a morte com coragem e dignidade".


O assassinato de Reynaldo Dagsa

Pouco depois da meia-noite do dia de ano novo em 2011, o político filipino Reynaldo Dagsa tirou esta foto de sua família nas ruas de Caloocan - e inadvertidamente fotografou o homem que estava prestes a matá-lo.

Embora Dagsa estivesse morto, sua foto sobreviveu e ajudou a polícia a capturar o assassino, Arnel Buenaflor, que foi preso alguns dias depois.


Uma mensagem arrepiante do assassino do batom

"Pelo amor de Deus, me pegue antes que eu mate mais, não consigo me controlar"

Em 10 de dezembro de 1945, William Heirens deixou este bilhete rabiscado com batom na parede do apartamento de Frances Brown em Chicago. Pouco antes de escrever esta mensagem, Heirens esfaqueou brutalmente Brown até a morte e deixou uma faca espetada em seu pescoço.

Heirens ficou conhecido como "O Assassino do Batom" e fez mais uma vítima antes que a polícia o prendesse seis meses depois.


Pete Spence, O Assassino Endurecido Do Velho Oeste

Esta foto de 1883 de Pete Spence é a única foto conhecida deste fora da lei do Velho Oeste que aterrorizou o Arizona ao lado dos infames Frank e Tom McLaury.

Já um ladrão conhecido, Spence se tornou o principal suspeito no assassinato de Morgan Earp, em 1882, irmão do lendário xerife Wyatt Earp. Mas houve apenas uma testemunha - a própria esposa de Spence. O juiz decidiu declarar seu depoimento inadmissível devido ao privilégio conjugal, apesar do fato de ela alegar ter ouvido Spence tramar o assassinato com vários amigos.

No entanto, um ano depois, ele foi preso por assassinato de um homem. Ele cumpriu apenas 18 meses de uma sentença de cinco anos, já que o governador decidiu perdoá-lo.


As múmias de gelo da expedição Franklin

Na época em que as expedições marítimas eram viagens ao desconhecido, sair para o mar era tão aventureiro quanto mortal. Para John Hartnell da infame Expedição Franklin de 1845, a busca do Ártico para encontrar a Passagem do Noroeste terminou em uma desgraça gelada.

A tripulação de 134 homens partiu em dois navios, determinada a encontrar o atalho evasivo para a Ásia e, assim, abrir ainda mais o comércio britânico. Mas logo depois de partir da Inglaterra em maio, eles nunca mais foram vistos.

Foi apenas na década de 1980 que um antropólogo finalmente encontrou alguns dos corpos enterrados, preservados pelo frio, em uma ilha gelada no Ártico canadense. A expressão distorcida de Hartnell aqui cria uma das imagens mais assustadoras de expedições marítimas já feitas.


By: Elson Antonio Gomes

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Um comentário:

Topo