Supremacista branco é 1ª pessoa executada pela justiça americana em 17 anos

em 15/07/2020


Na terça-feira, dia 14 de julho, veio o anúncio de que a Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou as primeiras quatro execuções federais dos últimos 17 anos. Um dos envolvidos por essa decisão foi o supremacista Daniel Lewis Lee, executado aos 47 anos, após receber uma injeção letal.

O crime

O motivo da aplicação da pena de morte é um assassinato horrendo de uma família inteira do estado do Arkansas. O crime ocorreu em 1996 e, ao que tudo indica, fez parte de um esquema perturbador orquestrado pelo grupo supremacista do qual Lee fazia parte.

Eles planejavam criar uma "república ariana" e, para financiar sua nova ação, queriam vender propriedades roubadas e cometer crimes, destruindo várias vítimas. O foco da missão de Daniel Lewis Lee, naquele momento, foi a família judia, composta pelo traficante de armas William Frederick Mueller, sua esposa Nancy Ann Mueller e a enteada de oito anos, Sarah Elizabeth Powell.

Conforme contaram mais tarde os promotores do caso, Lee, acompanhado de seu cúmplice, Chevie Kehoe, invadiram a residência, na pequena cidade de Tilly, e incapacitaram o casal Mueller. Em seguida, questionaram a pequena enteada, Sarah, onde eles poderiam encontrar dinheiro e munição.

Após roubarem tudo que queriam, a dupla supremacista usou armas de choque nas vítimas e as selou com sacos de lixo e fita adesiva em suas cabeças, com a intenção de sufocar a família. Como resultado, os três morreram e pedras foram colocadas dentro de sacos para que os cadáveres, jogados em um rio próximo, afundassem.

Chevie Kehoe, que foi cúmplice de Daniel Lewis Lee /Crédito: Hs Invisible Children .org /Divulgação
Um ano depois, tanto Daniel Lewis Lee e Chevie Kehoe foram presos. Promotores do Departamento de Justiça dos EUA disseram que Lee e Kehoe mataram a família para pegar o estoque de armas dos Mueller no valor de 50 mil dólares. O dinheiro seria usado na manutenção da facção autointitulada "República Popular Ariana".

Há pistas de que o crime foi bastante premeditado. Isso porque, um ano antes da chacina, Kehoe já havia assaltado a casa da família para roubar uma grande coleção de armas, munições e dinheiro. Ele foi considerado, portanto, o líder da conspiração.

No entanto, os advogados conseguiram fazê-lo escapar da pena capital e Kehoe foi sentenciado "apenas" à três prisões perpétuas sem liberdade condicional. Hoje, está na Penitenciária Alta de Florença, no Condado de Fremont. Lee, como se sabe, ganhou pena mais rígida e foi para o corredor da morte.

O lado do supremacista foi agravado, pois o cúmplice confessou o envolvimento de Lee e disse que ele era um psicopata, que já tinha ajudado seu primo a matar um homem durante um assalto. Ele também teria ameaçado a assassinar um carcereiro e apresentava grande perigo se ficasse na prisão e não fosse executado. 


Lee ficou cego e perdeu um olho, como resultado de uma briga no mundo do crime. Seus advogados disseram que para manter a reputação de "durão" ele atribuía vários crimes a si, mesmo que não os tivesse cometido. Argumentaram ainda, entre muitos fatos, que os promotores confiavam em ciência desacreditada para provar que ele seria um suposto psicopata. Não foi o bastante. Lee foi executado.

A pena de morte foi bem contestada por Earlene Branch, mãe da vítima Nancy Mueller. A senhora de 81 anos, assim como outros parentes dos mortos, demonstrou preocupação em comparecer à execução, uma vez que a reunião os colocaria expostos aos riscos de contaminação do novo coronavírus.


Mas, especificamente para Branch, não era só esse o problema. Embora Lee tivesse matado sua própria filha, ela não desejava a morte do assassino. Chegou até a pedir ao presidente dos EUA, Donald Trump, clemência pela vida do supremacista, solicitando que a pena fosse de prisão perpétua.

O motivo para a súplica era o seguinte: matar Lee, segundo a senhora, não honraria sua filha, mas "sujaria seu nome"."Ela não quer e eu não quero. Não é assim que deve ser. Não é esse Deus que sirvo", argumentou ela.

Execução

Apesar das controvérsias, o supremacista foi executado nesta terça, 14, às 08h07 (horário local), na prisão federal United States Penitentiary, em Terre Haute, Indiana. O assassino respirou antes de a droga pentobarbital ser injetada. Moveu as pernas e os pés. Enquanto era espetado, olhou assustadoramente em sua volta.

Mesmo enquanto era executado, não confessou nenhuma culpa. "Eu não fiz", disse Lee, pouco antes da morte chegar."Cometi muitos erros na minha vida, mas não sou um assassino." Suas últimas palavras foram: "Você está matando um homem inocente."
by: Chico Izidro

Fonte: Notícias UOL

Quando amanhecer, você já será um de nós...

10 comentários:

  1. Eu sempre comento isto em postagens sobre racistas.
    Para mim deveria impor que um irracional deste fizesse um exame de DNA (teste de ancestralidade) para ele ver que não é uma raça pura. Depois pede para ele levar o teste para a gangue dele ver, caso ele tenha coragem.
    O mundo é uma grande suruba, não existe isto de raça pura.
    Se o governo ou a família fizesse um exame deste quando a criança nascesse, e ela crescesse vendo isto, com todo certeza levaria a quase zero o problema de racismo no mundo, esses bando de irracionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara é branco, tem olho claro, não é negro nem pardo e a lei o trata como tal (caucasiano) assim como os negros tbm são cheios de mistura e são chamados de negros, ou vc vai chamar um negro de branco pq tem um gene de branco no DNA do cara? Oq importa são os genes dominantes q dão as características. Argumento furado esse seu, pois até neandertal existe no DNA humano.

      Excluir
    2. Querido, vc mesmo disse que os genes dão as características de uma pessoa. Por isso que a “lei” que vc diz nos trata assim. Imagina-se num mundo onde todos são idênticos. Como vc descreveria a pessoa caso necessite? Seria impossível! Por isso que existe pessoas de tons de peles diferentes, com cabelos diferentes, com olhos diferentes. Mas isso não significa que são raças diferentes, e que uma seja superior a outra. Não existe uma raça pura como os supremacistas acham. O que eu quero dizer com o exame é isto. Mostrar para o irracional que ele não é puro. Que no DNA dele há outros traços de outras pessoas de outros lugares do mundo e que na cabecinha medíocre dele, acha que estas pessoas são inferiores. Somos de aparências diferentes, e não de raças diferentes onde uma é superiora a outra. Este papo de raças diferentes foi imposto ao mundo numa época em que não se conhecia o DNA. Com o conhecimento do DNA, isto caiu por terra. Já há estudos comprovando isto. Dê uma “googada” que vc verá. Infelizmente isto demorará muito para ser ensinado nas escolas. E há o perigo de nem ser.

      Excluir
    3. Raça: divisão tradicional e arbitrária dos grupos humanos, determinada pelo conjunto de características físicas hereditárias (cor da pele, formato da cabeça, tipo de cabelo etc.)
      Até nos documentos consta qual a raça a pessoa é. O próprio governo nos faz essa divisão. Agora se não existe raça, então pq as pessoas não são todas iguais? pq o branco tem pele branca?
      O branco evoluiu em ambiente provavelmente frio e com carência de luz solar, e a pele branca facilita absorção de vitamina D nesses ambientes, assim como os olhos claros tem sua função tbm. O negro evoluiu pra viver em lugares quentes. Já se perguntou pq orientais tem olhos puxados? O serhumano tem DNA compartilhado com diversos seres vivos, as pessoas q defendem a raça branca devem saber disso, assim como os negros q hoje lutam pra preservar a cultura e a raça deles mesmo q não sejam puros. As pessoas acham bonito negro vestir uma camisa 100% negro. Eu não vejo nada de errado em as pessoas preservarem suas culturas terem orgulho do que são, da sua história, etc... O problema são os extremismos. Porém, racismo sempre existiu, não só por parte de brancos, mas isso ocorre com todos os povos. Ocorreu na Japão nas guerras sino-japonesas, ocorre hoje em Israel com a questão da Palestina, ainda ocorre na África (procure saber o que acontece com uma criança que nasce albina na África)... Pesquise a história do Haiti por exemplo:

      "Os mestiços não gostavam dos brancos, repudiavam os negros e eram desprezados pelos brancos. Negros livres abusavam daqueles que ainda eram escravos; negros nascidos no Haiti consideravam selvagens aqueles trazidos da África. Todos - com boas razões - viviam aterrorizados com os outros. O Haiti era um inferno, mas o Haiti era rico." Fonte BBC

      Sobre a escravidão, os próprios negros na África ja escravizavam negros de outras etinias a quem eles julgavam inferiores, e depois passaram a comercilizá-los para o resto do mundo. Não foi o branco que chegou lá raptando todo mundo como nos é contato, inclusive os brancos tentaram acabar com esse comércio na África, mas não conseguiram, pq os africanos que viviam desse comércio não queriam prejudicar sua economia.

      Excluir
    4. Meu Deus, cara, como você é burro. O que o Elson está querendo dizer é que não existe uma raça PURA, o branco não têm somente genes branco em seu DNA. Ele pertence à raça branca porque é o que predomina em seu DNA, porém isso não extingue o fato dele possuir, em menor porcentagem, genes negro, por exemplo. Mais interpretação de texto, por favor.

      Excluir
    5. Acho q qm precisa aprender a interpretar texto aqui é vc meu amigo. Antes de chamar alguém de burro se olhe no espelho. Eu mesmo falei q não existe ninguém puro, disse q o DNA humano contém genes até de Neandertais, compartilhamos DNA até com animais. Pessoas burras como vc deveriam ser proibidas de usar internet. Inclusão digital é lindo, mas ao mesmo tempo é muito triste dar voz aos idiotas úteis. No mais se não concorda com a distinção de raças independente de ser pura o não, vá reclamar para o governo. Pois no documento das pessoas consta a raça de cada um. Abçs, e volte pra escola pra concluir o primário pra aprender interpretar textos.

      Excluir
    6. Querido, lê esta reportagem, quem sabe dê uma clareada em sua mente:

      https://theconversation.com/como-los-huesos-acabaron-con-las-razas-humanas-141222

      Ela vai lhe mostrar melhor o que eu disse. Espero que vc entenda.
      O que vc falou sobre ambiente frio ou quente, não tem nada a ver. Se vc conversar com um dermatologista, ele irá lhe falar para usar protetor solar mesmo se estiver nublado e frio. Os raios ultravioletas do Sol estão tanto em regiões quentes quanto frias.
      As demais coisas que vc disse nem sempre se justifica como racismo, mas sim como maldade.
      Todo racista é maldoso, mas nem todo maldoso é racista.
      Mas beleza!
      Se vc entender a reportagem que sugeri e se quiser pesquisar mais, vc irá encontrar mais estudos falando sobre isto.
      Se não, não posso fazer nada!

      Excluir
  2. Nossa, vc chama o cara de burro, mas burro é vc Hipócrita!!! Respeite os outros pra ser respeitado! O cara só disse que apesar dos humanos nao terem DNA puro, isso nao tira o direito de um japonês com genes de árabe se considerar japonês, nao tira o direito de um negro com gene de branco se considerar negro. Como ele disse, o próprio governo faz essa distinção de raças. Se um negro tem DNA de branco nao importa, o cara ai se considerar negro e ter orgulho disso, o que nao tem nada de errado.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou negro adepto ao candomblé tenho orgulho de ser negro mas meu bisavô eh italiano tenho uma avó índia e acredito q a maioria dos negros no brasil tem mistura e isso n nos faz menos negros

    ResponderExcluir
  4. Galera, primeiro gostaria de deixar bem claro que não tenho nada a ver com esta discussão de chamar um ou outro de burro. Até porque não sou nada inteligente. Só estou debatendo o assunto "raça"!
    Estou dizendo que a ciência nos está mostrando que não existe raças, mas sim diferenças entre pessoas.
    Esta diferença precisa existir. Imagina se vc precisar descrever a um policial alguém que te assaltou. Impossível, sendo nós, todos idênticos.
    Respeito que o Folker diz em se orgulhar de ser negro. Todos nós, pessoa boas, temos que nos orgulhar de quem somos.
    Mas pergunto ao Folker: Vc é inferior a uma pessoa branca?
    Absolutamente que não!!!!!
    Galera, estou tentando dizer a vcs que somos diferentes na aparência, mas não na raça.
    Enquanto existir raçaS, existirá racista. E racista para mim é um bost@.

    ResponderExcluir

Topo