Genealogia ajuda polícia a solucionar caso de bebê abandonado em 1981

em 15/03/2019


Mistério de bebê recém-nascido encontrado morto em 1981 foi solucionado com a ajuda do banco de dados de empresa especializada em DNA humano.

Durante o inverno de 1981, um bebê recém-nascido chamado Andrew John Doe foi deixado em uma vala em Sioux Falls, nos Estados Unidos. Envolto em um cobertor, a criança morreu sozinha. Agora, graças aos avanços da medicina e da tecnologia, as investigações sobre esse crime poderão ser concluídas.

Para encontrar os parentes do menino, o Departamento da Polícia de Sioux Falls exumou o corpo de John em setembro de 2009. Com ajuda de cientistas da Universidade do Norte do Texas, o DNA do corpo foi obtido.

Então, os detetives tentaram encontrar um DNA compatível em seus bancos de dados criminais; mas não tiveram sucesso nessa tarefa. Em junho de 2010 os restos mortais de John foram enterrados novamente.

Anos mais tarde, com a ajuda da empresa privada Parabon NanoLabs — que é especializada em DNA humano —, os investigadores encontraram os pais da criança. “Eles foram capazes de determinar algumas árvores genealógicas para nós", explicou o detetive Michael Webb em uma conferência de imprensa.

Muitas dessas famílias encontradas eram da cidade americana de Sioux Falls. Além disso, os detetives acreditavam que pela natureza do crime, ele deveria ter sido executado por alguém que era jovem na época. Assim, a polícia combinou registros antigos de casamentos e nascimentos da região e chegou a árvores genealógicas que continham pessoas de 18 ou 19 anos quando o bebê foi encontrado.

Com esses dados, os policiais acabaram prendendo a mãe de Andrew John Doe no último dia 8 de março. Theresa Rose Bentaas foi acusada de homicídio em primeiro e segundo grau, por homicídio culposo em primeiro grau.

Apenas a mãe do menino foi acusada de assassinato. Segundo o portal IFLscience, o pai não foi preso porque não sabia nem do nascimento, nem da morte do menino.

Essa não é a primeira vez que um caso é resolvido com o uso da tecnologia de DNA. No ano passado, a polícia americana prendeu Joseph James DeAngelo, um serial killer responsável pela morte de 12 pessoas e o estupro de 51 mulheres entre os anos 70 e 80. DeAngelo ficou conhecido pelo nome de “Golden State Killer” (clique AQUI para saber mais sobre ele).

Fonte: Galileu


Quando amanhecer, você já será um de nós...

6 comentários:

  1. que bom que conseguiram prender a assassina...mesmo sendo um pouco tarde, mas antes tarde do que nunca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo casos antigos permanecem sempre no radar das autoridades dos EUA. Infelizmente aqui a situação é muito diferente...

      Excluir
    2. Que bom que lá não há prescrição de crime, isso sim.

      Excluir
    3. Pior que tem alguns estados americanos, como o Maryland, onde os crimes prescrevem. Não sei quais outros estados prescrevem, sei do Maryland por causa do caso da Freira Cathy Cesnik. Na verdade um caso relacionado com o da freira, que foi tema de uma matéria na última semana, gerou todo um debate no estado de Maryland a respeito disso...

      Excluir
  2. Tentei me cadastrar aqui no noite sinistra mas n consegui! Gostei muito da página e do conteúdo, se puder me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo...
      Quando você diz se cadastrar, você se refere a cadastrar o e-mail para receber as matérias nele, ou outra forma de cadastro?

      Qualquer problema ou dúvida você pode entrar em contato via: noitesinistra@gmail.com

      Abraços...

      Excluir

Topo