Fenômeno Dedo de gelo da Morte

em 01/02/2016


A natureza é definitivamente uma coisa maravilhosa, e as vezes assustadora. A força com que certos fenômenos naturais devastam construções humanas, é algo que impõe medo a maioria das pessoas. Hoje falaremos de um desses fenômenos curiosos e assustadores: o "Dedo de gelo da Morte".

Repórteres da BBC foram até a Antártica documentar o efeito do “Dedo de Gelo da Morte”, que consiste em uma enorme coluna de gelo que, quando toca o fundo do oceano, congela e mata todos os animais que vivem em volta.


O que acontece é o seguinte: as temperaturas no fundo do mar são sempre mais altas que acima da superfície, o que faz com que os fluxos de calor vindos do mar quente até ao ar frio formem gelo. À superfície, a água salgada tende a solidificar e, nesse processo, se une em torno da mesma coluna, como se fosse uma gigantesca “estalactite”. À medida que esse tubo de gelo vai descendo para as profundezas do mar vai entrando em contato com uma temperatura mais amena.


Mas é quando toca o chão que a “magia” se dá: o gelo se espalha pelo fundo do mar, como se fosse um líquido derramado no chão, destruindo tudo à sua volta. Ouriços, estrelas-do-mar e outros habitantes do fundo do oceano morrem instantaneamente, nem tanto pelo choque térmico, mas por se verem envolvidos nessa ‘teia de gelo’ que alastra e da qual não conseguem se libertar.



Os repórteres da BBC montaram as câmeras em locais de difícil acesso e fizeram essas imagens incríveis – em seis horas, a coluna de gelo se formou, afundou e congelou tudo ao redor. Assista:


Fonte: Hypness

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...



CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA





VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo