Matemática e diabo da Tasmânia preveem como surgirá o apocalipse zumbi

em 31/01/2016


Um pesquisador da Universidade da Tasmânia usou seu conhecimento do tumor que está matando demônios da Tasmânia para ajudar a prever o que pode acontecer em um apocalipse zumbi da vida real.

Nick Beeton é um dos três contribuintes australianos para um livro para estudantes chamado "Modelagem Matemática de Zumbis", publicado pela Universidade de Ottawa. Nele, os acadêmicos de todo o mundo discutem aspectos da luta contra a praga hipotética de zumbis para ajudar a educar os alunos sobre as técnicas de modelagem matemática.

Beeton completou seu doutorado sobre o tumor que ameaçou acabar com os marsupiais em estado selvagem. Seu capítulo explora a transmissão da peste e como a população poderia estar protegida de zumbis. Ele disse que havia claros paralelos com uma praga de zumbis de ficção, incluindo a transmissão de doenças através da mordida.

- Isso é uma parte natural do comportamento do diabo, eles vão lutar por comida e às vezes vão até morder uns aos outros enquanto acasalam - disse Beeton. - Você realmente tem zumbis atacando as pessoas, correndo em direção a eles, dependendo o tipo de filme de zumbis que você assistir.

Beeton disse que cada doença era única e a modelagem sobre a transmissão era importante.

- Você meio que olha para isso e pensa 'apocalipse zumbi, isso é um pouco forçado'. Mas quando você compara os dois, especialmente doenças de animais selvagens, há realmente algumas coisas estranhas e únicas - afirmou o pesquisador. - Pensar em zumbis não é realmente tão improvável quanto se poderia pensar.

Outros capítulos do livro olham para a difusão espacial dos mortos-vivos e zumbis.

Os contribuintes da publicação esperavam que o cenário imaginativo do livro iria mantê-los focados em técnicas de modelagem matemática para o mundo todos os dias.

- Algo como zombies excita a imaginação, por isso, se você conseguir fazer isso atingir os alunos, eles vão pensar 'bem, na verdade, matemática é legal, podemos modelar zombies', de modo que é sempre uma vantagem agradável - brincou Beeton.

O livro é classificado como uma maneira de prever o imprevisível.

É promovido como equações diferenciais de ensino, estimativas estatísticas, modelos de tempo discretos e estratégias adaptativas para ataques de zumbis.

Beeton é um dos 14 contribuintes para o livro da Universidade de Ottawa realizado pelo professor de biomatemática, Robert Smith, que também é um fã de ficção científica.

O livro inclui um prefácio do ex-editor do roteiro de Doctor Who, Andrew Cartmel, um fã confesso de zumbis.

Fonte: Yahoo

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo