Estudo afirma que gosto por cerveja e café pode estar relacionado à psicopatia

em 20/10/2015


A ciência tem tentado, ao longo do anos, encontrar características em comum entre psicopatas. No passado a Frenologia foi amplamente utilizada para tentar descobrir características físicas comuns entre essas pessoas, mas atualmente a maioria dos estudos procura pontos em comum no campo das relações sociais.

Abaixo os amigos e amigas poderão conferir o resultado de um estudo que foi compartilhado com a gente pela amiga Nayara Mastub, onde afirma-se que gostar de certos sabores pode ser um indicativo para a psicopatia.

Gosto por cerveja e café pode estar relacionado à psicopatia


Você tem uma atração por cerveja e cafezinho? Gosta de rúcula, chocolate amargo e outras iguarias com sabor amargo? Então, saiba que você possui uma forte tendência a ser um psicopata. Pelo menos é isso que sugere um estudo realizado com 500 participantes, divulgado pela revista Appetite.

De acordo com a publicação, a intensidade do gosto por alimentos de gosto amargo pode ser um reflexo da personalidade do indivíduo. Logo, pessoas que têm maior afinidade com esse paladar possuem tendências mais antissociais e psicopatas. Segundo o que os autores descrevem na pesquisa, os resultados indicam que a adoração por alimentos de gosto amargo está ligada a quanto é obscuro o comportamento pessoal de cada um.

Enquanto a maioria dos outros animais identifica a amargura como um indício de alimento não comestível, a ciência nunca conseguiu compreender por que algumas pessoas são tão atraídas por esse sabor. Agora, com esse estudo, os cientistas conseguiram boas informações sobre como a personalidade é influenciada por preferências de paladar.

Leia Mais: Neurocientista analisa o próprio cérebro e descobre que é psicopata


Entretanto, não é simples o entendimento do que faz uma pessoa gostar ou deixar de gostar de um alimento em particular. Esse ponto é considerado um nó da biologia e da psicologia, que deve levar em consideração a sensibilidade a odores e sabores, assim como a influência que experiências passadas exercem sobre essa questão. Por exemplo, uma das dificuldades encontradas pelos pesquisadores foi estabelecer quais comidas poderiam ser consideradas amargas ao paladar em geral, já que grande parte das pessoas descrevia o gosto de maneira diferente.

Assim sendo, por mais que o estudo revele uma relação entre “personalidades sombrias” e afinidade com sabores amargos, ele não apresenta nenhuma informação sobre o que realmente causa essa preferência: se é um fator psicológico, biológico ou as duas coisas. Mesmo assim, os autores não manifestaram a intenção de realizar novas pesquisas nesse sentido, que revelem o motivo que leva uma pessoa a ter mais atração por determinado gosto. Segundo o site Popular Science, essa informação provavelmente se mostraria mais importante que o estudo em questão.

Os métodos e conclusões do estudo

Para chegar aos resultados, os pesquisadores perguntaram aos participantes o quanto eles gostavam de comidas com sabores doces, salgados, azedos e amargos. Em seguida, foi aplicado um questionário sobre a personalidade que procurava levantar as taxas de agressividade, o trio de traços obscuros (narcisismo, psicopatia e maquiavelismo) e o sadismo diário. Além disso, também foram identificadas as cinco grandes características de personalidade: extroversão, afabilidade, consciência, estabilidade emocional e abertura.

Leia Mais: Problemas para sentir cheiros? Você pode ser um Psicopata


A conclusão do estudo, então, foi de que as pessoas que têm maior preferência por gostos amargos apresentaram maiores índices de psicopatia, sadismo e agressão. Na verdade, nenhum dos outros gostos revelou ser um indicador tão forte de personalidade quanto o amargo. Até então, os cientistas só tinham noção de que pessoas abertas a novas experiências comem mais vegetais e fibras, e aquelas que procuram sensações já conhecidas consomem mais cafeína.

Agradecimentos a amiga Nayara Mastub pela dica.

Fonte: Mega Curioso

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



5 comentários:

  1. Por favor! O endereço dos pesquisadores! Vou lá pessoalmente mandar todos tomarem no c***!
    Bebo cerveja, adoro café e acho que meus peidos não fedem!

    ResponderExcluir
  2. To contigo meu camarada, isso é a pior merda que eu ouvi comentarem na minha vida, eu sou um viciado em café e chocolate, e adoro uma cerveja de vez em quando, agora só porque eu consumo essas coisas eu sou considerado psicopata aff.

    ResponderExcluir
  3. A atitude revoltada de vocês dois comprova que vocês bebem café demais!!! kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Achei a matéria... Improcedente... "Popular science"? Nunca ouvi falar desse periódico... Metodologia científica requer rigor e precisa eximir-se de julgamentos de valor. Além disso, o termo psicopatia é controverso e impreciso até para a psicologia... Ter predileção por café e cerveja indica tendências psicopáticas? Discutível, até porque mais da metade da população mundial os teriam... Para mim, a humanidade inteira o é!

    ResponderExcluir
  5. Eu bebo bastante , café e cerveja ( mas nunca misturado , pois é veneno ) e nunca fiz mal pra ninguem ...

    Será que um dia vou surtar e fazer igual aquele cara do filme " um dia de fúria" ?

    ResponderExcluir

Topo