A misteriosa morte de Tancredo Neves

em 02/07/2014


Tancredo Neves foi o primeiro presidente civil eleito após décadas de ditadura no Brasil. Sobre seus ombros repousavam a esperança e a confiança do povo brasileiro que clamava por mudanças. Porém o Tancredo Neves acabou falecendo sem jamais assumir o cargo, num dos episódios mais misteriosos, e controversos da história brasileira.

Era fim do dia 14 de março de 85, somente algumas horas antes da posse de Tancredo, quando ele foi para uma missa. De lá ele saiu sentindo-se mal e foi internado no Hospital de Base de Brasília. Trinta e oito dias depois o primeiro presidente civil brasileiro em décadas estava morto e faltavam explicações.

Quem assume o posto de presidente é o vice da chapa encabeçada por Tancredo, José Sarney, do PFL, partido fundado por dissidentes do PDS. Com ele, o poder permanecia nas mãos dos que apoiavam o regime militar. Muitos acreditam que sua morte tenha sido um plano arquitetado pelos líderes do regime autoritário, quando perceberam que sua vitória era inevitável.

Sarney e Tancredo durante a campanha
Sabe-se que o hospital da Base de Brasília não possuía todas as condições para a cirurgia que ele deveria sofrer, a UTI do Hospital estava em reformas. No entanto, os médicos vetaram a transferência para o Instituto do Coração, em São Paulo, alegando que a cirurgia deveria começar, em, no máximo, uma hora. Somente três horas depois, os médicos começaram a operação, com 40 pessoas dentro do centro cirúrgico.

Outro fato estranho: ao mesmo tempo em que Tancredo era internado com fortes dores abdominais, o seu mordomo, João Rosa, começou a sofrer dores similares. João, funcionário do Planalto, acompanhava Tancredo em sua residência provisória, na Granja do Riacho Fundo. Ficou 16 dias no hospital e, como Tancredo, sofreu sete cirurgias antes de morrer. A doença foi diagnosticada como diverticulite - primeiro diagnóstico do presidente.

João e Tancredo sentiram os mesmo sintomas num intervalo curto de tempo. Como conviviam no mesmo local, foram levantadas suspeitas de que ambos tenham sido envenenados: o presidente eleito era o alvo principal; o mordomo tivera o azar de estar no local errado, na hora errada.

Outra pista de que a morte de Tancredo não foi fatalidade, mas um plano minuciosamente arquitetado: em 1996, durante uma entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura de São Paulo, o general Newton Cruz admitiu que, em outubro de 84, quando era comandante militar do Planalto, foi procurado pelo então candidato Paulo Maluf, rival político de Tancredo, que teria proposto um golpe militar, caso Tancredo fosse eleito. A justificativa dada por Maluf era de que o adversário estava muito doente.

Como Maluf poderia saber da doença de Tancredo com seis meses de antecedência?


No dia anterior de sua posse, na missa celebrada na catedral de Brasília, acabou a luz. Algumas pessoas alegaram terem ouvido um tiro (ou algo parecido). Dali Tancredo teria sido encaminhado para o hospital.

Histórias são contadas a esse respeito, e uma delas afirma que a repórter Gloria Maria, presenciou a cena. Logo em seguida a jornalista acabou se tornando correspondente internacional no Marrocos, o que é visto pelos conspiracionistas como uma forma usada pela Globo de afastar a jornalista das discussões a respeito do caso.


A teoria do assassinato

Segundo muitas pessoas afirmam, Tancredo Neves já chegou ao hospital morto, ou morreu logo após. Ele poderia ter sido vítima de envenenamento como também de um atentado a tiro. Mas por que sua morte só seria revelada no dia 22 de Maio?

Foto de Tancredo com a equipe médica, muitas pessoas afirmam que nessa foto Tancredo já estaria morto

As pessoas que contestam essas teorias afirmam que essa foto provaria que Tancredo não havia morrido imediatamente após chegar ao hospital, pois nessa imagem pode-se ver Tancredo e seus médios, assim como a esposa do político. Se ele já estivesse morto ela teria notado certo?
Segundo as teorias que afirmam que Tancredo Neves foi assassinado, isso aconteceu como uma jogada dos militares. Eles mentiram a respeito da morte do presidente eleito, que ainda não havia tomado posse, para que seu vice, Sarney, pudesse assumir em seu lugar. Sarney era visto com bons olhos pelos militares, afinal ele pertencia ao PFL, que havia sido fundado por políticos que haviam deixado o partido PDS.

Em 1979 o congresso brasileiro colocou um fim no bipartidismo (ARENA e MDB), possibilitando assim a fundação de vários partidos, entre eles o PDS, que passou a ocupar o lugar que era da ARENA (Aliança Nacional Renovadora), que por sua vez era um partido fundado em 1965, usado para dar legitimidade politica ao golpe militar de 1964. Embora Sarney tivesse deixado o PDS, ele contava com a simpatia dos militares.

Se Tancredo Neves fosse declarado morto antes da data da posse, novas eleições deveriam ser convocadas, enquanto isso quem assumiria o governo seria o presidente da câmara, Ulysses Guimarães. O medo dos Militares era de que se uma nova eleição acontecesse, Ulysses Guimarães concorresse ao cargo de presidente. Ulysses era do mesmo partido de Tancredo, o PMDB, e havia apoiado Tancredo na eleição.


Ulysses foi um politico do antigo partido MDB, rival do partido militar ARENA, e foi um dos grande nomes que lutaram pelas eleições diretas.


Assim os militares optaram por ocultar a morte de Tancredo, afim de garantir que Sarney subisse ao poder. Assim o presidente não seria o candidato preferido dos militares (ele apoiaram Maluf), mas pelo menos Sarney seria melhor que Ulysses, do ponto de vista dos militares.

Ulysses acabaria morrendo em 1992 em um acidente de helicóptero. O aparelho caiu no mar em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, junto com Ulysses faleceram na queda à sua esposa D. Mora, o ex-senador Severo Gomes, a esposa deste e o piloto. O corpo de Ulysses foi o único que nunca foi encontrado.

Uma variação dessa teoria afirma que os militares brasileiros contaram com o apoio do governo do EUA. O Governo norte americano estaria preocupado com declarações feitas por Tancredo Neves durante o período das eleições. Tancredo muitas vezes havia afirmado em seus comícios que não pagaria a dívida externa com o sofrimento do povo brasileiro. Com isso ele afirmava que iria investir no desenvolvimento do Brasil e apenas em um segundo momento ele pagaria a dívida externa. Os EUA teriam desaprovado tais declarações, e assim apoiaram o plano dos militares brasileiros.


Nesse plano conjunto a CIA teria colaborado com os militares brasileiro fornecendo o veneno que acabou sendo usado contra Tancredo Neves.


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

12 comentários:

  1. Elson Antonio Gomes2 de julho de 2014 às 13:36

    Adm, conheci uma pessoa que trabalhou junto a equipe médica que cuidou do presidente Tancredo aqui em SP (não preciso mentir, mas pode ser mentira desta pessoa), e ela me disse que quando o presidente chegou ela foi retirar sangue para fazer os devidos exames e que quando introduziu a agulha, esta pessoa viu que o presidente já estava morto. Sendo assim, a data oficial da morte do presidente é uma grande mentira.
    Tem uma diferença que infelizmente não sei explicar e não me lembro da explicação desta pessoa, pois são termos técnicos que mostra a diferença de introduzir uma agulha para retirar sangue em um corpo morto ou vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante esse depoimento heim Elson...coisas estranhas acontecem nos bastidores do poder...mas o certo é que dúvidas sempre haverão a respeito da veracidade da versão oficial...mas nunca saberemos se essas teorias (conspirações) são de fato verdadeiras.

      Excluir
    2. Elson Antonio Gomes2 de julho de 2014 às 14:39

      Dúvidas sobre a veracidade com certeza sempre haverão!
      Por isso que disse que eu realmente ouvi da boca de uma pessoa que fez parte da equipe que atendeu o presidente. Isso eu garanto! Não tenho nenhum motivo para inventar; agora se a pessoa inventou para mim, eu já não sei. O que eu sei é que ela me contou com detalhes, apesar de detalhes não ser garantia de veracidade, senão todos que leram 'Operação Cavalo de Troia' de J.J. Benitiz vão dizer que o livro é verdadeiro, pois foi o livro mais detalhista que já li em minha vida.

      Excluir
    3. Por essas e outras que eu gosta tando de conspirações...rsrsrsr

      Excluir
    4. Eu não sou da area mas o pouco que lia a respeito faz sentido com o que o Elson Gomes está dizendo, quando você insere uma agulha na veia de uma pessoa viva a pressão arterial enche o receptáculo com sangue, quando você espeta m morto o sangue não "sobe sozinho" da mesma maneira.

      Excluir
  2. essas podem ser fotos no estilo 'post mortem'. percebeu que em todas elas mudaram a posição da cabeça, um pouquinho os braços, mas as pernas estão na mesma posição? e aí? qq6 acham?

    ResponderExcluir
  3. Fora que um dos medicos esta com o braco atras da cadeira em todas as fotos... pq?
    Sarney vibora maldita,assassino e ainda anda livremente,deprimente esse pais mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Tancredo vinha sofrendo de diverticulite desde 84, e com o desgaste da campanha o problema se agravou. Eu acredito que o que causou a morte do presidente eleito foi o péssimo estado do hospital de base de Brasília, onde ele foi submetido a primeira operação, tanto é verdade que Aécio, seu neto, estava ao seu lado e viu quando os pontos da cirurgia abriram quando ele tentou caminhar.

    Que grande iniciativa do Noite Sinistra em abordar mistérios da história do nosso país, eu que sou um grande apreciador de história e política acho muito legal. E se me permite, tenho uma sugestão de postagem nesse sentido : Gostaria de ver uma postagem falando da misteriosa renúncia do presidente Jânio Quadros, foi quando ele citou as tais forças ocultas !

    ResponderExcluir
  5. ÓTIMO POST PARA SE PENSAR BEM, SOBRE A REPENTINA MORTE DE TANCREDO SENDO QUE O MESMO FOI O PRIMEIRO, PRESIDENTE CIVIL DEPOIS DOS MALDITOS E LIXOS MILICAS.......


    THE TRUE

    ResponderExcluir
  6. meu nome pessoal e claudia beleza? Tancredo foi morto por uma gaucha loira linda e ma seu nome fluvia pereira oliveira eu tenho os fones dela agentes da cia foram na casa dela em cacapava do sul rs fones (01455)32813463 e (01455)96324991 obrigado a todos thau estimados amigos

    ResponderExcluir
  7. Ta ai.. eu já imaginava que Tancredo já havia chegado morto no hospital.. ma não entendia o porque eles demoraram tanto pra anunciar. Agora tá explicado, para que não houvessem novas eleições... E essa do mordomo também morrer com os mesmos sintomas de Tancredo só prova que realmente foi envenenado.. tenso heinn...

    ResponderExcluir
  8. APENAS CORRIGINDO UMA INFORMAÇÃO NESTE TEXTO, A MORTE DE TANCREDO FOI ANUNCIADA JÁ NA NOITE DE 21 DE ABRIL DE 1985 (e não em 22 de maio como está escrito acima).

    CONTUDO, FUI TESTEMUNHA OCULAR, NO DIA 22 DE ABRIL, NA PISTA DO AEROPORTO DE CONGONHAS, ONDE EU TRABALHAVA COMO AUXILIAR DA RECEITA FEDERAL EM APOIO À TODAS CIAS AÉREAS, QUANDO O CORPO DO PRESIDENTE TANCREDO SUBIU AO AVIÃO QUE O LEVARIA PARA BRASÍLIA, PARA RECEBER AS HOMENAGENS FÚNEBRES, QUE A COLORAÇÃO DE SEU ROSTO ERA VERDE-ESCURO COMO JAMAIS VI, NEM ANTES E NEM DEPOIS, EM NENHUM SER HUMANO FALECIDO, COMO SE, REALMENTE ELE JÁ ESTIVESSE MORTO HÁ VÁRIOS DIAS.

    ResponderExcluir

Topo