Ondas gravitacionais confirmariam o Big Bang Pular para o conteúdo principal

Ondas gravitacionais confirmariam o Big Bang


A observação de ondas gravitacionais, sinais do início do tempo, confirmariam a teoria da inflação cósmica, proposta por Alan Guth para resolver os problemas nos cálculos do Big Bang, que postula que o universo, no momento inicial do Big Bang, passou por uma fase de crescimento exponencial.

Pesquisadores no Polo Sul conseguiram encontrar as primeiras evidências das ondas gravitacionais causadas pelo Big Bang. Se os resultados desta detecção forem realmente comprovados, a descoberta tem o potencial para mudar o mundo da física.

Eu estava pensando em falar sobre a importância dos dois tipos de ondulações cósmicas primordiais na evolução do Universo: flutuações de densidade e de ondas gravitacionais -as primeiras são perturbações nas fontes de matéria e de energia do Universo, enquanto as outras são perturbações na estrutura do espaço-tempo, com implicações na própria geometria do Universo-, mas vou evitar o jargão científico e "tentar escrever" de uma forma que todo mundo possa entender. Por exemplo: o que há de tão importante nesta descoberta?

Pese que as ondas gravitacionais tenham sido previstas na última parte da Teoria Geral da Relatividade de Einstein, até o momento não haviam sido comprovadas (as ondas gravitacionais de fontes localizadas só foram indiretamente detectadas). Com essa fantástica descoberta, é possível ter uma visão muito mais clara sobre o início do nosso universo.

As ondas foram observadas pelo telescópio Background Imaging of Cosmic Extragalactic Polarization 2 (Bicep2), localizado no Polo Sul, que trabalhou detectando a radiação cósmica de fundo do Big Bang entre 2003 a 2008. Não obstante, os astrofísicos perderam muito tempo analisando estes dados, sobretudo porque tinham em mãos apenas um sinal fraco e distorcido por vários objetos como estrelas e buracos negros.

Os astrofísicos decidiram pesquisar por ondas gravitacionais na radiação cósmica de fundo do Big Bang porque acreditavam que em seus primeiros instantes de vida, o universo passou por um "período de inflação", que amplificou as ondas gravitacionais até o ponto delas serem detectadas. E não estavam errados: o sinal de ondas gravitacionais ficou impresso na radiação de fundo cósmico uma fração de segundo logo após o nascimento do universo.

Alguns físicos acham que o achado é equiparável à descoberta do Bóson de Higgs, já que responde à pergunta da origem do universo, em primeiro lugar comprovando a referida teoria da inflação cósmica, que por sua vez encaixou o modelo de Einstein com o modelo quântico.

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Califórnia, membros do Bicep2, assinalam que - "com a inflação, minúsculas flutuações quânticas do universo inicial foram amplificadas enormemente e este processo criou ondas de densidade que geraram pequenas diferenças de temperatura no céu, pontos de maior densidade que acabaram condensando-se em galáxias e grupos de galáxias; mas a inflação também teria produzido ondas gravitacionais primordiais, dobras no espaço-tempo propagadas pelo universo".

Pois se isto não fosse o bastante, a descoberta destes sinais do início dos tempos dá também credibilidade à teoria do multiverso. O crescimento inicial, em um lapso de tempo após o Big Bang, teria causado com que algumas partes do espaço-tempo se expandissem mais rápido, criando bolhas que poderiam ter desenvolvido outros universos. Estes universos gerados nas bolhas seminais da expansão teriam suas próprias leis físicas.

As principais consequências físicas do resultado serão ainda pesquisadas pelos teóricos. Mas caso esses resultados sejam confirmados, o primeiro sinal estará garantido: as ondas gravitacionais primordiais constituem um importante ingrediente na compreensão do Cosmos e, como podemos ver, abrem um vasto leque de possibilidades e teorias significativas a estudar tanto na física quanto em tudo o que sabemos sobre cosmologia, diminuindo cada vez mais o espaço para explicações mitológicas disparatadas para a criação do Universo.

Fonte: MDig

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Comentários

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

Cinco mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do Diabo

Saudações amigos e amigas. Hoje decidi compartilhar com vocês uma bizarra lista, na qual conheceremos a história de 5 mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do demônio. Convido a todos a conhecerem esses estranhos relatos.

A origem da Deep Web

O termo Deep Web passou a ser usado entre os anos de 2001 e 2002, e hoje em dia é sinônimo de crimes cibernéticos e da obscuridade humana. Embora ainda não fosse denominada da forma que é hoje, a deep web já está ativa desde a década de 70. Convido todos a conhecer um pouco mais sobre esse assunto na matéria abaixo.