A estranha anomalia do Atlântico Sul

em 24/06/2013


O planeta Terra é cheio de mistérios. Algumas coisas são totalmente inexplicáveis, outras possuem uma certa explicação, mas mesmo assim não deixam de ser estranhas, que é o caso desse bizarro lugar que assombra a vida de nossos satélites: Venha conhecer a estranha anomalia do Atlântico Sul.

O magnetismo e a Terra

Para nossa sorte, a Terra possui um poderoso campo magnético que nos protege de radiações vindas de vários lugares, principalmente do Sol. Sem esse campo, nossa atmosfera já teria sido desintegrada por causa da radiação solar e viveríamos em um planeta parecido com Marte.

Contudo, essa mesma capa que nos protege, também traz alguns problemas, principalmente para nossos satélites e telescópios.

Cinturão de Van Allen

O cinturão de Van Allen é uma região no globo terrestre onde o campo magnético da Terra está carregado de partículas vindas de fora. Essas áreas se iniciam no Equador e espalham-se formando dois grandes anéis ao redor de certas partes do planeta:

E por serem cheias de prótons, elétrons e esse tipo de coisa, elas acabam sendo prejudiciais para equipamentos eletrônicos, o que nessa época moderna pode ser um grande transtorno.

Anomalia do Atlântico Sul

Um dos pontos do Cinturão de Van Allen mais problemáticos fica bem no Brasil! Sendo assim, acima de nossa cabeça, está a parte mais forte da radiação desse anel. E a coisa é tão feia que diversas medidas são tomadas quando alguns satélites passam por aqui.

Quando a Estação Espacial Internacional passa por cima do Brasil e, consequentemente, sobre a Anomalia do Atlântico Sul, as coisas ficam bem tensas, pois algum estrago pode ser feito e para isso não acontecer ela é revestida com protetores especiais, caso contrário a anomalia brasileira podia danificar a ISS.

Essa anomalia pode causar desde interferências na programação dos microprocessadores e microcontroladores dos satélites, mudando dados bináriuos, causando falhas de operação, ou mesmo "bagunçando" os dados armazenados, como ela pode causar a parada total de importantes equipamentos eletrônicos presentes nos satélites.

Alguns satélites, durante os primeiros anos em que estavam explorando o céu, simplesmente paravam de funcionar ou enviavam dados errados de volta para o planeta e ninguém sabia porque, até que essa anomalia foi descoberta. Depois disso os cientistas começaram a desviar eles de tal lugar ou mesmo desativá-los quando estão passando aqui em cima.

Mesmo assim essa anomalia ainda causas vários problemas, por exemplo, quando o telescópio Hubble passou por cima do Brasil ele é desativado para que a radiação da anomalia não distorça dados ou mesmo afete a funcionamento do telescópio.

O Brasil pode não ter terremoto nem tsunami, mas tem a anomalia eletromagnética!


Fonte: Minilua.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:

13 comentários:

  1. Aproveitando esse assunto interessante, gostaria de dar uma dica, apesar de achar que isso já foi postado aqui. Gostaria que você falasse algo sobre a Terra Oca, daria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanhã bem sedo a postagem vai ao ar...obrigado pela dica manolo!!!!

      Excluir
  2. hehe... pelo menos temos alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa Anna...as estradas brasileiras são perigosas por causa dos buracos e o espaço é perigoso por causa dessa anomalia...viajar de carro e de nave espacial pelo Brasil é para os fortes...rsrsrsr

      Excluir
    2. precisamos urgentemente de uma máquina de teletransporte, desse jeito não dá.

      Excluir
  3. eu não troco essa anomalia por terremotos e tsunamis não ,fico com ela kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou da mesma opinião...por hora prefiro a anomalia a outros eventos como os que vc citou senhor Silvio...rsrsrsr

      Excluir
  4. Também temos várias outras cidades intraterrenas.A antiga Lemúria(hoje chamada de Telos)fica no fundo do monte shasta,seres humanóides com mais de 2 metros de altura moram lá(e que em breve estarão frente a frente com o pessoal da superfície).Outra cidade é a antiga Atlântida(que hoje é chamada de Posid)lá morão os atlantes atlantes que conseguiram fugir do dia em que Atlântida desapareceu engolida pelo mar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessantes as suas colocações Franciely...Atlântida sempre foi um assunto que me fascinou, apesar de eu nunca ter escrito um texto sobre ela aqui no blog...Na verdade mistérios do passado me fascinam de um modo geral...

      Grato pela sua participação!!!!

      Excluir
  5. Cara faz um post, sobre a cultura egipcia, tipo alguns mistérios que envolve a construção de seus monumentos e piramides.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa semana vai ao ar uma teoria da conspiração relacionada com alguns trechos da história do antigo Egito...

      Mas eu vou seguir tua ideia e procurar alguns materiais falando do Egito...obrigado pela dica!!!

      Abraços...

      Excluir
  6. Por isso que o ET caiu em Varginha! kkkkk

    ResponderExcluir

Topo