Mitologia chinesa: Chi You

em 22/11/2012


Hoje continuarei falando de mitologia chinesa, e o assunto da vez é Chi You. Em algumas fontes ele é descrito como uma criatura mitológica, já em outras, é descrito como um demônio, ele também é considerado uma espécie de divindade da Guerra.

Segundo a lenda Chi You tinha cabeça de bronze, quatro olhos, seis mãos e braços, onde ele manuseava afiadas armas de combate. Sua cabeça seria semelhante a de um touro, com dois chifres, mas o corpo era humano. A lenda diz também, que Chi You era extremamente feroz e violento, além de ganancioso, ele teria 81 irmãos, e seu reino seria dividido em 81 clãs.

Chi You é considerado líder da tribo Li, mas supostamente muitas outras tribos possuem vínculos sanguíneos com a sua tribo, algumas até descendendo diretamente de Chi You.

As tropas de Chi You teriam derrotado as tropas do imperador Yan. Yan teria ido Zhuolu para pedir ajuda ao Imperador Amarelo, que aderiu a luta, essa seria conhecida como a batalha de Zhuolu. Chi You teria soprado uma névoa escura que encurralou os homens do imperador Amarelo, esse por sua vez conduziu seus homens para fora da névoa com grande sabedoria. Chi You então conjurou uma forte tempestade, que dificultaria a movimentação das tropas do imperador, mas mais uma vez o plano não deu certo, o imperador Amarelo convocou para a batalha sua filha, Nü Ba. Nü Ba é considerada o demônio causador da seca, ela estava exilada por ordens do imperador Amarelo, mas diante das circunstâncias foi convocada para a batalha. Nü Ba dispersou as nuvens e secou os campos, dando chance a exército do imperador encurralar as tropas de Chi You, que acabou decapitado pelo imperador Amarelo.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Um comentário:

Topo