Cientistas afirmam que, por alguns segundos, temos consciência da nossa morte após morrer

em 23/08/2022


Nas últimas décadas, os cientistas têm estudado experiências de quase morte (EQMs) na tentativa de obter explicações sobre como a morte supera o cérebro. Algumas pessoas que têm EQMs podem relatar mais tarde, com precisão, o que estava acontecendo ao seu redor, mesmo que os profissionais médicos as considerassem clinicamente mortas ou inconscientes no momento. Embora os mecanismos exatos por trás das EQMs permaneçam obscuros, pesquisas sugerem que permanecemos conscientes por cerca de dois a 20 segundos depois que nossa respiração e batimentos cardíacos param.

A hora da morte é considerada quando uma pessoa entra em parada cardíaca, que é a cessação do impulso elétrico que impulsiona o batimento cardíaco. Como resultado, o coração trava. Este momento em que o coração para é considerado pelos profissionais médicos como a indicação mais clara de que alguém morreu. Mas o que acontece dentro da nossa mente durante esse processo? A morte supera imediatamente nossa experiência subjetiva ou ela se insinua lentamente?

Como dizíamos, os cientistas estudaram as EQMs na tentativa de entender como a morte supera o cérebro. O que eles descobriram é notável: uma onda de eletricidade entra no cérebro momentos antes da morte cerebral. Um estudo de 2013, que examinou sinais elétricos dentro da cabeça de ratos, descobriu que os roedores entraram em estado de hiperalerta pouco antes da morte.

Alguns cientistas estão começando a pensar que as EQMs são causadas pela redução do fluxo sanguíneo, juntamente com um comportamento elétrico anormal dentro do cérebro. Assim, o túnel estereotipado de luz branca pode derivar de um aumento na atividade neural. O Dr. Sam Parnia é o diretor de cuidados intensivos e pesquisa de ressuscitação, na Escola de Medicina da NYU Langone, em Nova York. Ele e seus colegas investigaram exatamente como o cérebro morre.

Em trabalhos anteriores, Parnia conduziu estudos em animais analisando os momentos antes e depois da morte. Ele também investigou experiências de quase morte.

- "Muitas vezes, aqueles que tiveram essas experiências falam sobre flutuar pela sala e estar ciente da equipe médica trabalhando em seu corpo", disse Parnia. - "Eles descrevem a observação de médicos e enfermeiros trabalhando e descrevem ter consciência de conversas completas, de coisas visuais que estavam acontecendo, que de outra forma não seriam conhecidas por eles."

A equipe médica confirma isso depois. Mas como as pessoas que estavam tecnicamente mortas poderiam estar cientes do que está acontecendo ao seu redor? Mesmo depois que nossa respiração e batimentos cardíacos param, permanecemos conscientes por cerca de dois a 20 segundos, disse Parnia. Esse é o tempo que se pensa que o córtex cerebral dura sem oxigênio. Esta é a parte de pensamento e tomada de decisão do cérebro. Também é responsável por decifrar as informações coletadas de nossos sentidos.

De acordo com Parnia, durante esse período, - "...você perde todos os seus reflexos do tronco cerebral, seu reflexo de vômito, seu reflexo pupilar, tudo isso se foi." As ondas cerebrais do córtex cerebral logo se tornam indetectáveis. Mesmo assim, pode levar horas para o nosso órgão de pensamento desligar completamente.

Normalmente, quando o coração para de bater, alguém realiza Reanimação cardiorrespiratória (RCP). Isso fornecerá cerca de 15% do oxigênio necessário para realizar a função cerebral normal.

- "Se você conseguir reiniciar o coração, que é o que a RCP tenta fazer, gradualmente começará a fazer o cérebro funcionar novamente", disse Parnia. - "Quanto mais tempo você fizer RCP, essas vias de morte das células cerebrais ainda estão acontecendo, mas em um ritmo um pouco mais lento."

Outra pesquisa do Dr. Parnia e seus colegas examinaram o grande número de pessoas que sofreram parada cardíaca e sobreviveram.

- "Da mesma forma que um grupo de pesquisadores pode estar estudando a natureza qualitativa da experiência humana do 'amor', estamos tentando entender as características exatas que as pessoas experimentam quando passam pela morte", explicou ele. - "Porque quando entendermos, isso vai refletir a experiência universal que todos teremos quando morrermos."

Um dos objetivos é observar como o cérebro age e reage durante a parada cardíaca, tanto no processo de morte quanto no de renascimento. Quanto oxigênio exatamente é necessário para reiniciar o cérebro? Como o cérebro é afetado após o avivamento? Aprender onde as linhas são desenhadas pode melhorar as técnicas de ressuscitação, que podem salvar inúmeras vidas por ano.

- "Ao mesmo tempo, também estudamos a mente e a consciência humanas no contexto da morte", disse Parnia. - "Queremos entender se a consciência se torna aniquilada ou se continua depois que você morre por algum período de tempo, e como que se relaciona com o que está acontecendo dentro do cérebro em tempo real."

As experiências de quase morte muitas vezes são descartadas pela literatura filosófica como sendo o subproduto de um cérebro bugado. Mas nos últimos anos, a grande profundidade e variedade dos estudos de EQM significa que eles não podem mais ser ignorados. Eles são comuns o suficiente e anormais o bastante para exigir nossa atenção.

No mínimo, as EQMs revelam que nosso cérebro (novamente) é um quebra-cabeça misterioso e complicado que estamos apenas começando a desvendar. No máximo, eles podem nos permitir espiar por trás da cortina para ver o mundo espiritual em primeira mão.

Fonte: Mdig

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Um comentário:

  1. Não tem jeito: os cientistas só conseguem imaginar a Vida como um processo físico e químico. Como podem então tentar explicar a Vida após a Morte? eu acredito e é só isso!

    ResponderExcluir

Topo