Os simbolismos por trás de 11 símbolos comuns de lápides

em 29/10/2020


Caminhe por qualquer cemitério do mundo e você encontrará uma paisagem solene que homenageia entes queridos que já faleceram. Acompanhando as inscrições de nomes, datas e brasões de família, estão alguns símbolos comuns que aparecem repetidamente nas lápides. Se você já se perguntou o que eles poderiam significar, dê uma olhada em algumas das explicações por trás das figuras que geralmente acompanham os epitáfios sobre túmulos, mausoléus e campas cemiteriais para homenagear pessoas ali sepultadas.

Com efeito, milhares de diferentes símbolos e emblemas religiosos e seculares adornaram lápides ao longo dos tempos, indicando atitudes em relação à morte e o além, a adesão a uma organização fraterna ou social, ou o comércio, ocupação ou mesmo identidade étnica de um indivíduo. Embora muitos desses símbolos de lápides tenham interpretações bastante simples, nem sempre é fácil determinar seu significado e importância.

Deixamos fora desta coleção dois exemplos muito simples: os anjos como símbolos de inocência são geralmente encontrados em túmulos de crianças. Por serem agentes de Deus, os anjos costumam ser mostrados apontando para o céu ou em gestos de compaixão. Outro símbolo já não tão usado na atualidade foram as âncoras como uma cruz disfarçada e como um marcador para guiar o caminho para locais de encontro secretos. Âncoras também são símbolos cristãos de esperança, muitas vezes representadas entre rochas.

Quem acompanha o blog Noite Sinistra, ou nos segue nas redes sociais, sabe o quanto eu gosto de cemitérios antigos. Temos algumas postagens destinadas a esse assunto aqui no blog (abaixo compartilho quatro links de matérias deste tipo), e principalmente imagens no Tumblr. Cheguei até mesmo em uma das comemorações de aniversário do blog a propor que os leitores enviassem fotos de temas de terror que fazem parte do seu dia a dia, e as minhas fotos tinham haver com cemitérios.

Leia mais:

A postagem abaixo, que foi enviada pelo amigo Elson Antonio Gomes, trás alguns símbolos vistos frequentemente em túmulos e lápides. Espero que apreciem o assunto tanto quanto eu...

Olho

Se você sentir que alguém pode estar olhando para você no cemitério, pode estar perto de uma lápide gravada com um olho. Frequentemente cercado por uma explosão de luz solar ou um triângulo, um olho normalmente representa o olho que tudo vê de Deus e pode também denotar que o falecido era um maçom.


Mãos fechadas

Ver duas mãos entrelaçadas pode ilustrar o aperto de mãos ou de mãos dadas, dependendo da posição dos polegares. Um aperto de mão pode significar uma saudação à vida eterna. Se as mãos postas tiverem braceletes diferentes, isso pode indicar um vínculo entre o falecido e um cônjuge ou parente. Se uma das mãos for mais alta do que a outra, isso também pode significar que uma pessoa está sendo bem-vinda por um ente querido ou por um poder superior. A gravura manual tornou-se amplamente utilizada durante a era vitoriana.


Pombo

Um pombo geralmente simboliza a paz e o Espírito Santo, mas seu significado específico depende de como a ave está posada. Se está voando para cima, a alma está subindo para o céu. Se estiver voando para baixo, representa o Espírito Santo chegando ao batismo de Jesus Cristo. Se estiver segurando um ramo de oliveira em sua boca, refere-se a uma antiga crença grega de que os ramos de oliveira podem afastar os maus espíritos.


Corrente quebrada

A sabedoria medieval certa vez sustentou que uma corrente de ouro mantinha a alma no corpo. Na morte, a corrente é quebrada e a alma é libertada. Se a corrente for ininterrupta e apresentar as letras AAV (de Amizade, Amor e Verdade), provavelmente significa que o falecido pertencia à Ordem Independente de Companheiros Estranhos, uma organização fraterna que busca promover causas de caridade e oferecer ajuda.


Livro

O falecido era um leitor ávido? Talvez, mas não necessariamente. Um livro aberto em uma lápide pode se referir a um texto sagrado como a Bíblia, o "livro da vida" ou a vontade de aprender da pessoa. Se você vir um canto com orelhas no lado direito, pode indicar que a vida da pessoa terminou prematuramente e antes que seu "livro" fosse concluído.


Dedo apontando para cima

Uma mão com o dedo indicador levantado para o céu é um dos símbolos mais ambíguos encontrados nos cemitérios. Pode estar apontando para o céu ou indicar o fato de que o falecido ressuscitou da terra dos vivos.


Espiga de milho

Uma espiga de milho em uma lápide significa que o falecido poderia ter sido um fazendeiro; costumava ser um costume enviar milho em vez de arranjos florais para a família de um fazendeiro. Pode representar outros tipos de grãos. Como alternativa, as sementes de milho podem simbolizar o renascimento.


Pergaminho enrolado

Um pergaminho gravado em uma lápide com as duas pontas enroladas pode indicar que parte da vida já se desenvolveu enquanto o futuro está oculto.


Lamparina

Uma candeia em uma lápide pode falar sobre o amor pelo aprendizado ou conhecimento, ou pode se referir a como o espírito é imortal.


Camelo

Embora esse camelo em particular signifique o Imperial Camel Corps que ocupou regiões desérticas durante a Primeira Guerra Mundial, um camelo também pode representar uma longa jornada ou um guia habilidoso, neste caso, para a vida após a morte.


Ampulheta

Como você deve ter adivinhado, a ampulheta simboliza a marcha do tempo. Uma ampulheta na ponta pode significar que o falecido morreu repentinamente, enquanto uma ampulheta alada comunica a rapidez com que o tempo passa. Também pode ser interpretada como uma mensagem para os vivos: o tempo é curto, então não o desperdice.



By: Elson Antonio Gomes

Fonte: MDig

 Quando amanhecer, você já será um de nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo