Corpos em decomposição nos anos de 1720 deram origem ao primeiro pânico vampiresco

em 31/10/2020


Em 1721, o padre de Londres Thomas Lewis, preocupado com o fedor de carne em decomposição que vazava de tumbas abarrotadas nos arredores e dentro de sua igreja, publicou um panfleto, "Considerações sazonais sobre o costume indecente e perigoso de enterrar corpos em igrejas e pátios de igrejas".

Os vapores nocivos, ele acreditava, profanavam o espaço, distraindo sua congregação da oração. Lewis afirmou que os odores também causavam doenças como peste, varíola e disenteria.

A visão de Lewis dos mortos como perigosos para os vivos baseava-se no pensamento científico contemporâneo que, na década de 1720, ainda não havia se libertado totalmente das superstições medievais. Poucos anos depois, do outro lado da Europa, na aldeia de Kisiljevo, nos arredores do Império Habsburgo, os moradores da mesma forma culparam um cadáver por espalhar doenças, mas por meio de um método de transmissão radicalmente diferente.



Em julho de 1725, eles convocaram o Provedor Kameral, um oficial de saúde e segurança. A preocupação usual do Provisor Frombald em tais situações era identificar a causa do aglomerado de casos e prevenir uma epidemia generalizada.

Os moradores acreditavam que Petar Blagojević, que morrera dez semanas antes, estava perambulando fora de seu túmulo, levando a morte para suas casas. A viúva Blagojević afirmou que seu marido bateu em sua porta após o funeral, exigindo seus sapatos antes de tentar estrangulá-la. Blagojević permaneceu ativo nas nove noites seguintes, atacando mais nove aldeões. Ao acordar, cada vítima relatou que Blagojević tinha se colocado sobre eles e tentado estrangulá-los. Depois de sofrer uma misteriosa doença de vinte e quatro horas, todos morreram.

Como Frombald detalhou em seu relatório oficial, os anciãos da aldeia já haviam feito seu diagnóstico: Blagojević era "vampyri", a palavra sérvia para "volta dos mortos". A única tarefa de Frombald era carimbar essa conclusão. Os aldeões assumiriam a partir daí.

Assim, Frombald conduziu uma autópsia formal no Blagojević exumado. Ele registrou a aparência (e o cheiro) do cadáver como "completamente fresco". Ele também notou o aparecimento de "sangue fresco" ao redor da boca, supostamente sugado das vítimas. Com tais evidências diante de si, ele não conseguiu reunir nenhuma objeção ao plano de ação dos aldeões, por mais repulsivo que parecesse. Enquanto eles enfiavam uma estaca afiada no torso de Blagojević, Frombald testemunhou muito sangue, completamente fresco jorrar dos ouvidos e da boca, mais uma prova do status de morto-vivo.

Em seu relatório às autoridades dos Habsburgos, Frombald aceitou todas as indicações estavam presentes de que Blagojević era de fato um vampiro. Ao mesmo tempo, ele se recusou a aceitar qualquer culpa se seus superiores considerassem que sua conclusão era ignorante. Ele insistiu que a culpa era inteiramente dos aldeões que estavam fora de si de medo e fez o que tinha que fazer para acalmá-los. Seu relatório serviu como uma reportagem de jornal, levando o primeiro uso impresso do termo local "vampyri", que logo seria filtrado para outras línguas europeias.

A reclamação de Lewis e a investigação de Frombald originaram-se do mesmo problema de saúde pública: a proximidade entre os vivos e os mortos. Isso foi um problema desde o início da urbanização na Europa do século 11. Casas e empresas tendem a ser construídas em torno de locais de culto e seus cemitérios anexos. A Igreja não estava interessada em mudar isso, já que as inumações, dentro e fora de casa, eram um empreendimento lucrativo.

Os padres ganhavam honorários significativos com a entrega da última cerimônia e missas de réquiem, bem como com a venda de imóveis post-mortem, ou seja, quanto mais perto dos vivos, melhor. Enquanto isso, os bons cristãos se consolavam em saber que se deteriorariam ao lado de pessoas e lugares familiares, dentro de um cordão protetor de oração e lembrança. Mas, com o passar dos séculos, as populações aumentaram em ambos os lados da parede do cemitério e competiram pelos mesmos espaços urbanos.

Quando todos os lotes de um cemitério estavam cheios - como aconteceu cada vez mais no final do século 17- os sacristãos adicionaram outra camada, cavando duas sepulturas, em vez das habituais com dois metros de profundidade. Os corpos dos pobres, ou vítimas da peste, eram jogados, em massa, em fossas. A maioria dos cadáveres vestia apenas uma mortalha de tecido, já que os caixões eram considerados um luxo.

Para que os mortos "ressuscitassem", bastava uma forte tempestade, uma matilha de cães saqueadores ou um coveiro bêbado desleixado. Alguns murchavam até os ossos, enquanto outros pareciam rosados e bem alimentados, mais parecidos com a vida do que quando ofegavam em seus leitos de morte de faces encovadas. A ciência médica falhou em explicar essas anomalias post-mortem, mas a tradição popular tinha um nome para o decadente, "revenant", do verbo francês "revenir" , "voltar". O termo eslavo era "vampyr".

Qualquer que fosse o nome, acreditava-se que esses monstros eram o resultado de rituais funerários inadequadamente observados ou de uma morte suspeita. Sem as cerimônias adequadas, incapazes de descansar, eles saltavam de seus túmulos, atacando parentes e amigos. A cura medieval era drástica: exumar, estacar, decapitar e queimar, antes de espalhar as cinzas em água corrente.

À medida que a Idade do Iluminismo avançava, essa solução horrível começou a parecer um absurdo supersticioso, especialmente para bispos católicos e protestantes ansiosos para acompanhar o tempo e se afastar da caça às bruxas. No início do século 18, os párocos foram proibidos de realizar esses rituais misteriosos.


No entanto, os vampiros persistiram. Quando os relatórios sobre os mortos devolvidos caíram em ouvidos surdos no palácio do bispo, os paroquianos que pagavam impostos correram até o representante do governo local para que fizesse alguma coisa.

No final de 1731, o cirurgião de campo regimental austro-húngaro Johannes Flückinger viajou para a aldeia sérvia de Medvegya -cerca de 200 km de Kisiljevo, na fronteira com o otomano- para investigar outra série de mortes misteriosas. Desta vez, o suspeito "Vampiro Zero" era um albanês chamado Arnaud Paole. Quando estava vivo, Paole afirmou que se protegeu da mordida de um vampiro comendo a sujeira de sua tumba e se limpando com seu sangue.

Infelizmente, essas precauções não o impediram de quebrar o pescoço ao cair de uma carroça de feno. Quarenta dias após sua morte, quatro aldeões declararam que o falecido Paole havia retornado para atormentá-los, e então esses quatro morreram prontamente.

Os anciãos locais -aconselhados por seu administrador, que claramente tinha experiência anterior em tais assuntos- desenterrou o cadáver de Paole e o encontrou - "...completo e incorrupto, enquanto seu sangue completamente fresco fluía de seus olhos, orelhas e nariz." Satisfeitos com as evidências, os moradores locais cravaram uma estaca no torso de Paole, quando ele - "...então soltou um gemido perceptível e sangrou copiosamente."

Tudo ficou em paz por cerca de cinco anos. Infelizmente, o vampiro Paole também andou chupando bezerros durante sua violência. Conforme o gado contaminado amadurecia e era abatido, aqueles que consumiam a carne também eram infectados, resultando em até 17 novos vampiros.

Um especialista em doenças contagiosas, Flückinger sistematicamente ordenou exumações e conduziu autópsias em todos os suspeitos. No interesse de prevenir uma epidemia e mais pânico na aldeia ele buscou uma explicação científica para suas mortes repentinas e as aparentes anomalias em decomposição.

Mais uma vez, ele não conseguiu encontrar nenhuma evidência de doenças conhecidas. A hipótese popular superou a ciência como o diagnóstico mais plausível. Flückinger classificou cada um dos cadáveres diante dele como em decomposição ou não corrompido. Dadas suas lealdades imperiais, não é surpreendente que ele tendesse a rotular os forasteiros -turcos ou camponeses- como vampiros e os tratasse da maneira tradicional. Os que vinham de famílias húngaras mais ricas foram discretamente reenterrados em solo consagrado.

Em janeiro de 1732, o relatório de Flückinger, "Visum et Repertum" ("Visto e Relatado") gerou outro furor. O debate grassou nos círculos acadêmicos, religiosos e da corte sobre a natureza dessas chamadas epidemias de vampiros.

Os vampiros poderiam ser reais? Os cidadãos precisavam temer os carniçais sugadores de sangue que pudessem atacá-los em suas camas? Nesse caso, era seguro morar perto de um cemitério? Deveriam, como Lewis havia sugerido há muito tempo, enterrar os mortos com segurança em cemitérios de paredes altas fora dos limites da cidade?

A questão não foi posta de lado até 1746, quando o estudioso do Vaticano, Dom Augustin Calmet, concluiu em suas "Dissertations sur les apparitions" que, escrituras à parte, ninguém estava se levantando da sepultura. Ele classificou os vampiros como criaturas da imaginação, ao invés de uma ameaça imediata.

A conclusão de Calmet coincidiu com o nascimento do movimento de reforma dos cemitérios, especialmente na França. Se os mortos em fuga não eram animados por forças sobrenaturais, medidas sensatas e práticas seriam suficientes para manter os cadáveres confinados em suas tumbas.

Enquanto isso, planejadores urbanos, como Christopher Wren, de Londres, defendiam cemitérios fora dos limites da cidade já em 1708, Paris liderava o caminho legislativo, restringindo enterros em igrejas e cemitérios urbanos em 1765. Em 1780, o notório Cemitério dos Inocentes no centro de Paris, que vivia vazando defuntos, foi fechado e esvaziado. Os restos mortais foram enterrados novamente em catacumbas.

A visão de Lewis de cemitérios sanitários foi finalmente realizada nos cemitérios de jardim do século XIX. Père Lachaise foi o primeiro, inaugurado fora de Paris em 1804. Com os entes queridos mortos agora protegidos da vista e da mente, o medo, antes real, das pessoas de cadáveres saqueadores desapareceu no passado.

Os vampiros, graças ao seu novo status ficcional, prosperaram ao longo do século XIX. Eles foram reivindicados na literatura romântica como figuras efêmeras e liminares, encontrando um lar natural em meio aos elegantes monumentos das novas necrópoles. Eles se desfizeram de sua antiga identidade como carniçais mal conscientes rastejando na lama fétida de túmulos urbanos e se levantaram novamente como sedutores sobrenaturais e superiores em seus chiques castelos, a posição que eles conquistaram no senso popular até hoje.

Fonte: Metamorfose Digital

Quando amanhecer, você já será um de nós...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo