Colunas da República de Komi na Rússia

em 08/08/2019


Alguns anos atrás foi ao ar aqui no blog Noite Sinistra, um texto que falava sobre misteriosas e minúsculas espirais encontradas nos Montes Urais na Rússia (clique Aqui para recordar). Como eu falei no texto de mencionado acima, os montes Urais são palco de vários eventos no mínimo curiosos, como o Incidente de Dyatlov Pass (clique AQUI para ler mais).

Mas o que isso tudo tem haver com o texto de hoje? Bem, as estruturas conhecidas como Colunas da República de Komi, se localizam na montanha de Manpupuner (Man-Pupu-Ner) ao norte dos Montes Urais. Essas colunas são compostas por sete formações rochosas que recebem o nome de "Os Sete Homens Fortes” e são uma atração popular na Rússia, pelo mistério de suas origens. Muitas pessoas comparam Os Sete Homens Fortes as esculturas de pedra que podem ser vistas na ilha de Páscoa.

O monumento geológico é composto por sete pilares de altura 30-42 metros. Segundo a ciência Os Sete Homens Fortes são o resultado de milhares de anos de erosão das antigas montanhas. O vento, o gelo e as chuvas deram a essas colunas de pedra formas bizarras, que levam muitas pessoas a questionarem se essas estruturas foram de fato obras da natureza.


Os pilares são associados com numerosas lendas do povo Mansi. No passado estas enormes estátuas de pedra eram objetos de culto dos Mansi, mas subir a montanha Man-Pupu-Ner era considerado um terrível pecado.


Antiga lenda Mansi

O povo Mansi conta que a origem das colunas de pedra se deu a muito tempo, quando os Mansi dividiam a região com gigantes. Os Mansi eram liderados por Kuuschay, que era pai de uma linda jovem de nome Aim e de Pygrychum, um guerreiro muito valoroso que teve seu nome inspirado no Deus Pygrychuma. Ao saber dos relatos da beleza da jovem Aim, o gigante Torrevieja exigiu a mão de Aim em casamento ao seu pai Kuuschay, que não aceitou a exigência do gigante.


Enfurecido pela desfeita Torrevieja chamou seus irmãos, que assim entraram em guerra com os Mansi. Os gigantes aproveitaram quando um grupo de caçadores havia saído para caçar, para atacar o vilarejo dos Mansi. A batalha durou o dia inteiro e foi dura e sangrenta, o que levou a jovem Aim a pedir ajuda ao deuse Pygrychuma, que respondera aos pedidos da jovem com raios e trovões. Torrevieja enfurecido pela atitude de Aim atacou a torre de pedra onde a jovem estava refugiada, destruindo a torre em muito pedaços.


No amanhecer a batalha parecia vencida pelos irmãos gigantes, mas daí o irmão de Aim, Pygrychum apareceu munido do seu escudo brilhante e com sua espada afiada. Pygrychum fez o sol refletir no seu escudo ofuscando as vistas dos gigantes. Atordoados os gigantes bateram em retirada subindo a montanha Man-Pupu-Ner, onde Pygrychuma transformou-os em pedra.


Desde esse dia os Mansi consideram a montanha um local sagrado, mas recusam-se a subir até lá com medo de causar desgosto ao deus Pygrychuma.

O turismo alimentado pelo mistério

As estranhas colunas de pedra mobilizam um turismo considerável na região, mesmo que a mesma esteja muito longe de regiões habitadas da Rússia. Para se dirigir ao local é necessário a presença de guias especializados e é necessário agendar com grande antecedência a visita. As belas e enigmáticas colunas de pedra estão entre as Sete maravilhas da Rússia.







Fonte: Adaptado e traduzido da Wikipédia Russa

Quando amanhecer, você já será um de nós...

3 comentários:

  1. Realmente curioso.
    Um pouco mais de conhecimento para minha mente limitada.

    ResponderExcluir
  2. adoro essas historias... gostaria de visitar esse lugar! Um dia ganho na megasena e vou pra russia ver essa maravilha

    ResponderExcluir

Topo