O misterioso desaparecimento de Jimmy Hoffa

em 12/06/2019


O desaparecimento de Hoffa é um dos maiores mistérios policiais do século 20 nos Estados Unidos. Jimmy Hoffa, foi um carismático dirigente do sindicato mais poderoso dos EUA, o Teamsters Union, que reúne os caminhoneiros, desapareceu inexplicavelmente em 1975, gerando uma onda de rumores e teorias conspiratórias, entre elas, a de que foi liquidado pela máfia ítalo-americana.

Um dos maiores líderes sindicais dos EUA

Jimmy Hoffa nasceu em 14 de fevereiro de 1913 e foi declarado morto em 30 de julho de 1982. Hoffa esteve envolvido com os Teamsters de 1932 a 1975, ocupando a presidência do sindicato entre 1958 e 1971. Teve um importante papel no crescimento do sindicato, que se tornou o maior dos Estados Unidos durante a sua liderança, com mais de 1,5 milhão de filiados.

Na metade dos anos 60 Hoffa esperava recompensas por ser cabo eleitoral, o governo Kennedy que, no mínimo, uma decepção para o sindicalista. O titular da Pasta da Justiça, Robert Kennedy, irmão do presidente, fez uma caça às bruxas mafiosas e centrou fogo também nos Teamsters. As investigações levariam à condenação de Hoffa a prisão.

Em 1964, Hoffa foi condenado junto com outros seis por fraude e conspiração e por desviar mais de um milhão de dólares em fundos sindicais para uso pessoal. Após esgotar os seus recursos legais, foi preso em 1967 e sentenciado a 13 anos de prisão. No entanto, Hoffa só renunciou oficialmente à presidência dos Teamsters em meados de 1971.


A renúncia foi parte de um acordo de perdão com o então presidente estadunidense Richard Nixon, visando a facilitar a libertação de Hoffa ao final daquele ano. Também como parte do acordo, Hoffa foi impedido por Nixon de participar de atividades sindicais até 1980; as tentativas de Hoffa de reverter essa ordem e recuperar sua influência no sindicato foram infrutíferas.

Desaparecimento e o envolvimento com a máfia

Hoffa foi visto pela última vez no final de julho de 1975, no estacionamento do Machus Red Fox, um restaurante suburbano de Detroit.

No dia de seu desaparecimento, em 30 de julho de 1975, Hoffa iria se encontrar com o mafioso Anthony "Tony Jack" Giacalone e o então chefe do Teamsters em Nova Jersey, Anthony "Tony Pro" Provenzano, no restaurante Machus Red Fox, no distrito de Bloomfield, subúrbio ao norte de Detroit.

Do restaurante, Hoffa telefonou para a mulher para lhe dizer que nenhum dos dois tinha aparecido para a reunião. Ele nunca mais foi visto.

O seu desaparecimento foi extensivamente investigado nos anos seguintes, inclusive pelo FBI, inconclusivamente. Hoffa estava elaborando a sua autobiografia, intitulada "Hoffa: The Real Story", publicada alguns meses após seu desaparecimento. Anteriormente, Hoffa escreveu outro livro, "The Trials of Jimmy Hoffa", publicado em 1970.

Seu peso político e sua relação com outros importantes líderes, como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson e o ex-procurador-geral Robert F. Kennedy, andavam porém de mãos dadas com sua duvidosa reputação. Seu desaparecimento gerou inúmeras teorias da conspiração.

Jimmy Hoffa (dir.) com Robert Kennedy
Jimmy Hoffa nasceu em Brazil, e, talvez por isso, houve quem espalhasse o boato de que ele havia fugido para o Brasil com uma go-go girl, em julho de 1975. Tudo boato é claro.

O homem nasceu em 1913 no Estado americano de Indiana, numa cidade chamada Brazil. Ele foi um importante dirigente sindical, lutou com tenacidade por direitos civis e econômicos de seus companheiros, desafiou os donos do poder, agiu fora da lei e foi preso por isso.

Hoffa foi visto por muitos como um líder dos oprimidos, mas também tinha ligações com a máfia. Aqueles que assistiram ao filme Hoffa (1992), com Jack Nicholson no papel principal, entendem tal mistura. O enredo é uma biografia romantizada do sindicalista mais famoso dos EUA, mas que não deixa dúvidas sobre suas ligações com mafiosos. E essa associação provou-se fatal: Todos acreditam que suas ligações com a máfia provocou sua morte. Mas o corpo nunca foi encontrado, o que levou muita gente a acreditar que o sindicalista não teria morrido, dando força a rumores como o mencionado acima.


Já procuraram seu corpo nos locais mais improváveis. O mafioso Anthony Salerno jurou que o corpo de Hoffa estava na zona do gol no estádio dos Giants, em New Jersey. Salerno estava cumprindo pena de 102 anos quando contou esta história e ele pretendia colaborar com as autoridades para diminuir sua sentença. Foram feitas escavações em duas áreas da extremidade do gramado e o meio de campo. Nada foi encontrado.

Outras improváveis últimas moradas do corpo do sindicalista incluem: o lixão de Fresh Kill, em Staten Island, que foi devidamente vasculhado; a funilaria de um automóvel Chevrolet, à qual teria sido misturado durante a moldagem da lataria. Hoffa poderia até estar no túmulo de Elvis Presley, que estaria vivo e escondido.

Novas investigações

Em 2006 os agentes do FBI que investigam o desaparecimento do lendário líder sindicalista Jimmy Hoffa começaram a escavar um haras no Estado do Michigan (norte).

Os agentes da polícia federal conseguiram uma ordem de busca para entrar em um haras no distrito de Milford, no subúrbio de Detroit, e imagens aéreas da TV mostravam a equipe escavando um enorme poço retangular, perto de um estábulo.

O agente especial do FBI em Detroit Terry Booth disse que havia uma nova pista e que se procura "provas no caso Hoffa", afirmou, acrescentando que "não vamos parar até encontrar o corpo".

O FBI fez várias buscas dos restos mortais de Hoffa --incluindo a escavação em uma piscina--, mas foi tudo em vão, sendo que muitos dos suspeitos do assassinato do sindicalista já morreram.

Hoffa foi declarado morto em 1982, depois que o FBI concluiu, anos antes, que sua morte estava ligada a sua luta para retomar o controle do Teamsters, um movimento que pode ter prejudicado os interesses da máfia no fundo de pensões do sindicato.

Fontes: Folha Online, Wikipédia e IstoÉ

Quando amanhecer, você já será um de nós...

2 comentários:

  1. eu fico me perguntando, o que acontece que essas pessoas desaparecidas jamais são encontradas??? somem como num passe de mágica???? Meu deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser fodah para a família da pessoa neah. Pensa não ter a menor ideia do que aconteceu com o cidadão.

      Excluir

Topo