O mistério do "Gurning Man" de Glasgow

em 11/04/2019


O mistério do "Gurning Man", cuja tradução poderia ser algo como "O Homem do Rosto Retorcido", tem relação com estranhas aparições e o desaparecimento de um indivíduo em pleno ar. Seria um louco? Uma ilusão de ótica? Um viajante do tempo ou talvez de uma realidade paralela? Quem quer que ele tenha sido, com toda certeza semeou o medo em todos aqueles que tiveram o azar de encontrá-lo.

O Homem do Rosto Retorcido

As primeiras aparições do "Gurning Man" aconteceram no final dos anos 70. A maioria dos encontros com esse ser estranho ocorreu em Glasgow, Escócia, em torno do distrito de Crosshill geralmente entre 16:00 e 21:00hrs.

De repente, as mulheres começaram a relatar a visão de uma figura em forma de um ser humano, mas se comportando como se ele fosse louco.

Os avistamentos ocorreram por três anos (entre 76 e 79) e muitas das mulheres estavam tão traumatizadas que deixaram a área onde viviam para se mudar para um lugar totalmente diferente, tão longe quanto possível.

Uma mulher na casa dos cinquenta anos que viveu com o marido e as crianças. Certa vez ela acordou no meio de uma noite. Ela viu "algo" sentado na beira da cama. Parecia um homem que sorriu para ela de uma forma maníaca enquanto bizarramente esfregava as mãos de forma rápida, para cima e pra baixo no seu peito. Ela gritou e acordou o marido, que sobressaltado com o susto olhou em toda parte, mas a “criatura” tinha desaparecido no ar.

O avistamento poderia ter sido facilmente descartado como um pesadelo, mas foi apenas um dos muitos relatos que vêm de mulheres que não tinham conhecimento uma da outra, em um tempo que a divulgação de fenômenos estranhos não era tão instantânea como hoje, na era da informática.

Apenas alguns dias antes da mulher observar o "Gurning Man", duas adolescentes tiveram um encontro igualmente horrível com semelhanças assustadoras, que alegadamente ocorreu a menos de 100 metros da outra casa da testemunha. Enquanto caminhavam de volta para casa vindas de uma festa, elas notaram um homem estranho, que descreveram como tendo idade em seus 50 anos, calvo, extremamente magro e vestido em um "collant preto apertado". Ele estava embaixo de uma luz de rua e parecia estar nervoso, se movendo no local de forma agitada.


Como as duas meninas se aproximaram do homem, o seu sentimento de medo cresceu e elas pararam de falar, de modo a concentrar-se em ultrapassar a figura estranha o mais rápido possível. Ao passarem, elas podiam ver a partir de sua visão periférica que o homem estava fazendo uma expressão bizarra, contorcida, a meio caminho entre um sorriso e uma careta de dor. As meninas ficaram nervosas e assustadas e começaram a andar mais rápido para fugir do homem. Uma delas olhou para trás para ver se o homem estranho as seguia, mas ficou surpresa ao ver que ele tinha desaparecido de vista completamente. Foi como se ele tivesse desaparecido no ar.

Em seguida, houve mais relatos. No total, houve 17 relatos sobre o Gurning Man feitos na área de Crosshill de Glasgow entre 1976 e 1979. Onze dos avistamentos foram feitos na rua, enquanto os outros seis avistamentos foram relatados como tendo ocorrido dentro da casa de alguém. Todas as testemunhas relataram ter visto um homem na casa dos cinquenta anos. Ele era careca, muito magro e vestido de preto. Seus movimentos eram agitados, como se ele fosse incrivelmente nervoso. Ele foi capaz de desaparecer no ar em poucos segundos.

Em outubro de 1979, ele fez a sua última aparição em um parque de Crosshill. Duas amigas relataram que a estranha figura surgiu próxima a um banco e se aproximou delas em passos vacilantes com seu movimento característico. As duas conseguiram conter o pavor que ameaçava dominá-las e fugiram gritando por socorro. Um grupo de pessoas que estava em um pub correu para acudi-las e em seguida para o parque onde contaram ainda ter visto um sujeito correndo. Mas ao seguir na mesma direção não acharam sinal dele.

Teorias sobre o Gurning Man

Ao longo dos anos, surgiram suposições sobre a identidade do homem. Alguns supunham que ele pudesse ser um interno de uma casa de repouso que ficava no distrito próximo. Outros achavam que pudesse ser um morador de rua que se escondia durante o dia no subterrâneo da cidade usando as galerias de esgoto como sua casa. Esses suspeitavam que conhecendo os corredores subterrâneos ele podia facilmente "sumir" e reaparecer em outros cantos da cidade. Diziam que ele usava uma máscara de látex para esconder o rosto, uma máscara que lhe deixava com uma aparência de velho.


Finalmente, alguns ofereceram explicações mais metafísicas, alegando que o Gurning Man poderia ser o espírito de um homem que viveu naquela vizinhança séculos antes e que morreu em um incêndio que destruiu várias casas. O rosto desfigurado poderia ser resultado de um acidente, talvez de uma queimadura. Defensores de teorias envolvendo viajantes dimensionais afirmavam que a misteriosa figura poderia ser alguém que em um momento de crise acabou rompendo o véu do tempo aparecendo em uma época que não era sua. O pânico e o desespero deflagrado pelo incêndio teria causado essa fissura que permitia a ele cruzar para nossa linha temporal. Isso explicaria a respiração típica de alguém que inalou fumaça, seus ferimentos e o fato dele usar roupas condizentes com alguém que viveu no século XVII.


Parapsicólogos tentaram provar essa última teoria, pesquisando o passado de Crosshill e descobrindo uma velha história a respeito de um habitante da vizinhança que teria sofrido queimaduras horríveis durante o tal incêndio e que por isso saía apenas à noite. Infelizmente não conseguiram qualquer comprovação a respeito dessas narrativas.

O mistério do Gurning Man de Glasgow jamais foi solucionado. Sua última aparição deixou um vácuo de perguntas sem respostas. Quem era ele? Seria produto de uma alucinação coletiva ou uma pessoa real? Seria alguém que ingressou em nosso universo por acidente e se viu impedido de partir?

Quem quer que tenha sido, as pessoas em Glasgow ainda se recordam da figura e de seu nome, um nome que ainda evoca terror após tantos anos.
by: Elson Antonio Gomes


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo