Os atiradores de Suzano teriam relação com a Deep Web?

em 15/03/2019


Em um fórum da Deep Web chamado Dogolachan, usuários comemoram o ataque ocorrido em Suzano e celebram os atiradores como Heróis. Tal fato gerou uma série de boatos a respeito da ação dos jovens atiradores na Deep Web.

Na coletiva de imprensa realizada dia 14-03 às 17 horas na Sede da Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, secretário executivo da Segurança Pública Youssef Abou Chahin e o delegado geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes, deram mais detalhes do andamento das investigações sobre o massacre cometido em Suzano nesta quarta-feira (13), deixando 10 mortos.

O delegado confirmou que um terceiro envolvido na coordenação do atentado foi identificado na investigação. Segundo Fontes, o suspeito é um adolescente de 17 anos e vizinho próximo a um dos atiradores. Ele também era ex-aluno do colégio Raul Brasil e colega de Guilherme Taucci de 17 anos.

O delegado se recusou a comentar sobre a possibilidade de envolvimento dos jovens responsáveis pelo atentado com a deep web. Os computadores dos jovens foram apreendidos pela polícia e estão sendo analisados.

Ataque está sendo comemorado na Deep Web

O portal de notícias R7 confirmou a informação de que Guilherme e Luiz eram frequentadores do Dogolachan, fórum que só é acessível na darknet. Segundo a reportagem, os jovens recorreram ao fórum para pedir dicas de como executar o atentado na escola. No dia 7 de março, um dos atiradores supostamente publicou um agradecimento ao administrador do fórum, conhecido como DPR. "Muito obrigado pelos conselhos e orientações, DPR. Esperamos do fundo dos nossos corações não cometer esse ato em vão", diz parte da mensagem.



Segundo um post do DPR, Luiz era conhecido no fórum como "luhkrcher666", e Guilherme como "1guY-55chaN" e que todas as conversas entre os atiradores foram deletadas previamente ao atentado. Embora a única fonte de informação seja o administrador que age no anonimato no fórum, há fortes indícios de que os atiradores de fato tenham procurado o fórum para organizar o ataque.


Os atiradores Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos que mataram oito pessoas e depois tiraram a própria vida nesta quarta-feira (13) na Escola Estadual Raul Brasil em Suzano (SP) já ganharam status de heróis nos chans brasileiros de ódio. Nos fóruns como o 55chan e o Dogolachan, que são conhecidos por criarem conteúdos de ódio contra todo tipo de minoria, muitos já especulam se os atiradores frequentavam os sites.

Alguns usuários de fóruns, ou chaneiros, no entanto, lamentam que ambos não conseguiram ultrapassar o número de mortos do Massacre de Realengo, cometido por Wellington Menezes de Oliveira em 2011 que matou 12 crianças e depois tirou a própria vida.

Protegidos pelo anonimato, os chaneros especulam se os atiradores eram membros de algum dos fóruns. Alguns dias antes do atentado, publicações suspeitas foram feitas no 55chan e no Dogolachan. Uma publicação era de um usuário pedindo ajuda para achar os diários dos atiradores de Columbine em 1999 e outro post com apenas uma montagem de dois atiradores e uma referência à música "Pumped Up Kicks" da banda Foster The People, cuja letra é sobre um jovem que atira nos seus colegas de escola. Em comemoração, o 55chan colocou a mesma música para tocar automaticamente no site.


Visto que a ordem do dia nesses chans é sempre a zoeira e a necessidade de causar revolta e choque para quem vê de fora, não é possível ainda cravar que os atiradores de Suzano de fato frequentavam esses fóruns ou que eles foram radicalizados a cometer o ato após terem contato com os chans.

Ano passado, o Dogolachan foi alvo de uma grande operação realizada pela Polícia Federal a fim de desmantelar o grupo e prender os dois criadores do grupo, Emerson Eduardo Rodrigues Setim e Marcelo Valle Silveira Mello. Marcelo foi preso e condenado meses depois a 41 anos, seis meses e 20 dias de prisão por associação criminosa, divulgação de imagens de pedofilia, racismo, coação, incitação ao cometimento de crimes e terrorismo cometidos na internet.

Mais ou menos um mês após a operação ser deflagrada, um dos membros do Dogolachan postou no fórum que iria se matar. Em resposta, chaneiros disseram que ele deveria levar mais gente com ele. André Luiz Gil Garcia, conhecido como Kyo El Fuego Sancto, atirou nas costas de Luciana de Jesus do Nascimento e depois voltou a arma contra o próprio peito quando foi encurralado pela polícia. A jovem morreu um mês depois no hospital.

A prisão de Marcelo só foi possível após a professora universitária e blogueira feminista Lola Aronovich passar quase uma década denunciando todas as ações de ódio e ameaças cometidas pelos membros dos fóruns contra ela. Lola é uma das feministas mais conhecidas do Brasil e continua sendo o grande alvo de ameaças de anônimos que frequentam o Dogolachan. Após a prisão e condenação de Marcelo, as atividades nos chans escassearam um pouco. O Dogolachan foi tirado do ar e um novo site foi criado na darknet.

Muitos chaneiros gostam de se gabar que estão organizando atentados ou planejando a morte de pessoas que eles consideram inimigos. Ameaças à jornalistas, figuras públicas e e-mails intimidadores assinados com o nome de Emerson são práticas comuns dos frequentadores desses chans. No entanto, ainda é possível perceber um certo medo de abrir a porteira do ódio após a prisão de Marcelo.

Dentre as várias threads abertas para os chaneiros comentarem sobre o caso, alguns postaram fotos da página da escola onde o atentado ocorreu e tirando sarro das garotas e garotos que aparecem sorridentes nas fotografias. Assim como Wellington em 2011, os atiradores agora serão tratados como mártires de um grupo anônimo de homens tristes e cheios de ódio.

Fonte: Vice Brasil

Quando amanhecer, você já será um de nós...

2 comentários:

  1. Essa galerinha que nasceu dos meados dos anos 90 para cá é preocupante. Acho que precisam urgentemente aumentar a dosagem do Rivotril deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não costumo dar muitas opiniões a respeito desse tipo de assunto, pois tenho uma postura meio chata em relação a isso...sou muito pessimista a respeito do tema.

      Eu acho que a juventude é um reflexo da nossa sociedade como um todo. Basta olhar a forma de muitos adultos agir...isso vai desde a educação observada no trânsito, usar adequadamente as latas de lixo na rua, adotar uma postura crítica em relação ao candidato que cada um de nós elegeu, etc... O que esperar de uma sociedade que chama integrantes de reality shows de heróis e esquecemos de dar valor aos verdadeiros homens e mulheres que fazem a diferença?

      Precisamos ser mais atuantes na fiscalização das ações dos nossos políticos, principalmente em relação aos nossos candidatos.

      Hoje todo mundo observa e critica os políticos opostos ao seu candidato, quando o correto é a gente ser crítico em relação a quem nós colocamos no governo municipal, estadual e nacional. Se votamos num indivíduo e esse foi eleito, ele é nosso empregado e deve agir de acordo com as promessas que ele nos fez para que depositássemos nossa confiança nele. É a mesma coisa que a gente contratar um funcionário para nossa empresa. O desempenho desse funcionário será medido e verificado.

      Essas são ideias que não existem mais... como uma sociedade dessas irá construir jovens alinhados com seus deveres civis?

      Eu sinceramente odeio debater esse tipo de assunto. A maioria das pessoas acredita que existe uma causa para a degradação da juventude, e basta agir sobre essa causa para solucionar o problema. Grande engano!!! Um problema tão complexo certamente não possui uma causa, mas várias. E solucionar essas questões exige um esforço conjunto e alinhado de governos, cidadãos, justiça, ONGs, instituições religiosas, etc...Mas não possuímos unidade social forte o suficiente para uma ação conjunta dessa magnitude. No Brasil cada um puxa a brasa para o seu assado e o próximo que se foda.

      Bom, essa é, de forma superficial, a minha opinião a respeito do assunto. Não gosto de falar sobre esse assunto, e o fato de eu não falar faz de mim um desses membros escrotos da sociedade brasileira que apenas reclama sem propor nada de concreto para ajudar.

      Abraços amigo...

      Excluir

Topo