O povo das sombras

em 15/03/2018


O Povo Das Sombras, também conhecidos como pessoas das sombras, fantasmas da sombra, vultos, seres da sombra ou homens da sombra, são, supostamente, entidades sobrenaturais em sua maioria com forma humanoide que, segundo relatos, são vistos em sua maior parte pela visão periférica durante o estado de vigília (estado entre estar acordado e dormindo), embora também existam relatos de pessoas que avistaram diretamente e até foram perseguidas por essas estranhas e misteriosas criaturas.

São considerados na cultura paranormal como tipos específicos de espíritos malignos e furtivos.

Diversos princípios científicos podem ser usados para tentar explicar o fenômeno das pessoas sombra, desde ilusões óticas, alucinações trazidas sobre circunstâncias psicológicas, paralisia do sono, ou até mesmo pelo fenômeno conhecido como pareidolia.

Já algumas pessoas creem que esses estranhos seres, pertencem à uma dimensão paralela à existente em nosso planeta, e que são antigos, antes da humanidade, sendo que que através de Dobras Tempo/Espaço" ou "Portais Interdimensionais, quando abertos, penetram em nossa dimensão, sendo então avistados por pessoas em circunstâncias específicas."

Por mais fantasioso que o assunto possa parecer, existem vários relatos ao redor do mundo de pessoas que afirmam terem visto ou tido algum tipo de contato com tais criaturas, principalmente durante o estado de vigília.

E os relatos não são apenas dos tempos atuais, mas vem desde épocas remotas, sendo os primeiros casos relatados em manuscritos encontrados em abadias do século IV.

Dentre os vários tipos de povo das sombras já relatados, os mais comuns entre eles são conhecidos como Hooded Figure (Figura Encapuzada), e o Hat Man (Homem de Chapéu).


Algumas teorias para O povo das sombras

Algumas teorias foram levantadas sobre quem ou o que poderia ser essas entidades, sendo as mais aceitas as seguintes:

1. Espíritos desencarnados atormentados

Não sabemos exatamente quando essa cultura começou no Mundo mas ela é unanime: em qualquer civilização, a luz representa o bem e a escuridão o mal. Deve ser por isso que as pessoas sombras são associadas a espíritos atormentados: pessoas que durante a vida terrena fizeram muito mal ao seu semelhante ou ficaram com assuntos pendentes.


2.Entidades não-humanas, como demônios ou anjos

Anjos e demônios, são segundo a crença judaica-cristã, entidade não-humana, anteriores à nós. Segundo a lenda, a principio, anjos e demônios eram a mesma coisa. Apesar de serem seres de luz, eram dotados de alguns sentimentos bastante conhecidos por nós, como o orgulho. Quando Deus decidiu criar os humanos e conceder o livre-arbítrio, certos anjos consideraram uma afronta a sua superioridade. Esses foram para o lado negro da força e liderados por Lúcifer, confrontaram as tropas divinas. Após a derrota foram castigados a viver em uma dimensão de trevas, conhecida por nós como Inferno.

A demonologia e a Ars Goetia de Salomão explicam quem são os principais demônios e qual os seus poderes. Muitos deles podem se transformar em sombras para se camuflar do olhar humano. Logo, apareceu a associação com os shadow people.

3. Aliens, formas de vida com base estrutural diferente

Você já viu um ET? Provavelmente não. Então como você pode saber como é um? Ele pode parecer com um pote de manteiga, como você vai saber? E além disso, o universo é infinitamente gigantesco, podem existir diversas espécies por aí, de várias formas, inconcebíveis até para nossa imaginação. Apesar da improbabilidade de qualquer uma delas nos encontrar, nada garante que isso não tenha ocorrido. As pessoas sombras poderiam ser uma espécie não-orgânica que vivem no nosso universo e resolveram aportar por aqui.

Popularização do Povo das Sombras

O programa da rádio Coast to Coast AM ajudou a popularizar crenças modernas nas pessoas das sombras. A primeira vez que o tópicos das pessoas das sombras foi falado no programa foi a 12 de Abril de 2001, quando o apresentador Art Bell entrevistou o americano Thunder Strikes, também conhecido como Harley "SwiftDeer" Reagan. Durante o programa, os ouvintes foram encorajados a submeter desenhos de pessoas das sombras que já tinham visto e um grande número esses desenhos foram imediatamente partilhados publicamente no seu website.

Mais tarde nesse ano, a 1 de Outubro de 2001, Heidi Hollis publicou o seu primeiro livro sobre o tópico das pessoas das sombras. A 7 de Abril de 2002, Hollis discutiu o seu livro no programa da Coast to Coast AM e começou a ser convidada como participante regular, que ajudou mais tarde a definir as crenças modernas das pessoas das sombras. Hollis descrevia-as como silhuetas escuras com formas humanas e perfis que flutuavam para dentro e para fora na visão periférica, e dizia que as pessoas tinham reportado que as figuras tentavam "saltar para o seu peito e sufocá-las". Ela acredita que eles podem ser repelidos invocando o "nome de Jesus".

Apesar dos participantes em discussões online de fóruns devotos a tópicos paranormais e sobrenaturais descreverem-nos como ameaçadores, outros crentes e autores paranormais não concordavam se as sombras eram más, ajudantes ou neutras, e alguns até especulavam que as pessoas das sombras eram habitantes extra-dimensionais de outro universo. Alguns investigadores paranormais e autores como Chad Stambaugh diziam ter gravado imagens de pessoas das sombras em vídeo.


As pessoas das sombras participaram em dois episódios do documentário série paranormal da ITV Extreme Ghost Stories, onde eram descritos como "massas negras".

Menções na cultura popular

  • Pessoas das sombras, descritas como "Homens das sombras", estiveram presentes proeminentes no romance de 2007, John Dies at the End. Quando matam uma pessoa, a pessoa é retroactivamente apagada da existência, e a história é escrita novamente como se nunca tivessem nascido.
  • O filme de 2013, Shadow People, fala sobre um estudo ficcional do sono conduzido durante os anos 70 no qual os pacientes falam que vêm intrusos em sombras antes de morrerem no sono. Ao filme segue um apresentador de rádio e investigador da CDC que investigam a história, e a história diz ser "baseada em eventos reais".
  • No jogo online Deep Sleep e as suas sequelas, pessoas das sombras existem desde o início da raça humana e surgem em sonhos lúcidos. Os jogadores que percebam que estão a dormir podem ser paralisados e possuídos, e a personagem do sonho pode tornar-se numa pessoa das sombras.
  • Os títulos da Playstation 2, Ico e Shadow of the Colossus, falam sobre as pessoas das sombras como inimigos ou representações das suas almas, respectivamente. Enquanto que as figuras das sombras em Shadow of the Colossus têm papel de observadores, em Ico são uma séria ameaça ao interesse amoroso dos protagonistas tentando levá-la para um novo reino.
  • Um episódio de Twilight Zone de 1985 chamado The Shadow Man fala de um adolescente que tem um homem das sombras a viver debaixo da sua cama. O episódio mostra o homem das sombras como sendo o "homem do chapéu" de forma comum associado às pessoas das sombras e, notavelmente, adicionou à mitologia das pessoas das sombras que as pessoas das sombras podem matar seres humanos mas não magoam aqueles cujas camas moram.
  • O jogo da Playstation 2, Fatal Frame III: The Tormented, tem várias pessoas das sombras que podem ser vistas a seguir uma mulher enquanto está na Manor of Sleep. Estas pessoas são presumivelmente espíritos de vingança da sua família e amigos que morreram.
  • Vários jogos em The Legend of Zelda envolve o protagonista Link a lutar com uma versão em sombra dele mesmo, muitas vezes próximo do fim do jogo como final.

Como evitar os povo das Sombras?

Se é uma assombração inteligente, um verdadeiro espírito que parece se comportar e reagir de uma maneira que indica que tem consciência, então há algumas coisas que você pode tentar fazer para desaparecer. O renomado caçador de fantasmas e pesquisador paranormal Loyd Auerbach, que em seu livro Ghost Hunting: How To Investigate the Paranormal, oferece as seguintes sugestões:

1 - Ignore o fantasma

"Como acontece com a maioria das pessoas", escreve Loyd, "as aparições provavelmente desaparecem quando ignoradas". Às vezes, no entanto, pode acontecer o efeito contrário e a atividade fantasmagórica aumentar porque o espírito quer mais atenção.

2 - Use o humor

Como o medo é o seu maior inimigo nesses casos, tente injetar algum humor leve na situação. "A maioria das pessoas tem senso de humor", diz Loyd, "incluindo os mortos".

3 - Escute e aprenda

Talvez o espírito esteja tentando dizer-lhe algo ou se comunicar. Tente descobrir o que pode ser e faça o seu melhor para resolvê-lo.

4 - Diga ao fantasma que vá embora

Esta tática muitas vezes funciona muito bem, "especialmente quando se é levado a explicar como e por que está incomodado e estressado. Como a maioria das pessoas vivas, a maioria dos fantasmas são razoáveis", aconselha Loyd. Isso pode até funcionar no caso de as entidades serem seres interdimensionais ou viajantes do tempo; Se eles estão cientes de você, eles podem ouvir. O conselho no livro de Loyd é mais detalhado e completo do que o que foi colocado aqui, por isso é recomendável dar uma pesquisada mais profunda. Um fator importante que ele ressalta é que você não tente fazer isso sozinho. Consiga ajuda, de preferência, de alguém que tenha alguma experiência real nesses assuntos.

Fontes: O Mundo Sombrio, Wikipédia e Misteriosidades

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo