Censura e as mudanças nas matérias do blog

em 11/12/2017


Os amigos e amigas que acompanham o blog Noite Sinistra a mais tempo, ou aqueles que eventualmente navegam em páginas mais antigas do blog e nos seus marcadores e conhecem nossas matérias mais antigas, devem ter notado uma grande diferença entre os conteúdos mais antigos e os mais recentes do blog. Sim, os conteúdos mais atuais estão mais "leves", e isso deve a dois motivos: a falta de tempo para criar certas matérias e a censura financeira.

Há tempos atrás o blog Noite Sinistra trazia matérias semanais sobre serial killers e assuntos mais "pesados", onde a crueldade humana era o tema principal. Nessas matérias nunca demos ênfase a fotos chocantes, mas o texto sempre trazia informações detalhadas dos crimes, o que tornava esses textos pesados de ler, mas que agradava muito aos amigos e amigas do blog. O mesmo começou a acontecer com matérias a respeito da Deep Web, tanto que agora poucas matérias sobre o assunto acabaram sendo publicadas nos últimos tempos, isso sem contar que as famosas postagens com Links para a Deep Web tiveram que ser suspensas, pois elas sempre geram relatórios de irregularidades do blogger.

O problema é que essas matérias acabaram gerando sérias restrições a veiculação de publicidade no blog Noite Sinistra. Empresas como Boobox e Spider.ad, deixaram de veicular publicidade aqui no blog por conta desse tipo de matéria, consideradas pelas empresas como violentas em excesso. Pouco tempo depois Google Adsense, principal fonte de renda do blog Noite Sinistra começou a vetar publicidade nesse tipo de matérias.

O blog Noite Sinistra nunca foi um empreendimento visando lucros, mas os poucos dólares que o blog rende (cerca de $35,00 por mês), sempre eram bem vindos.

Vocês devem estar se perguntando: Nando, quer dizer que você mudou algumas matérias apenas pela questão financeira? Eu respondo: sim e não. A questão não é apenas financeira. Mudei as normas e matérias do blog pois ele acabou caindo no radar de conteúdo do blogger, empresa do Google onde o Noite Sinistra está hospedado. Os leitores mais antigos devem se lembrar das várias vezes que o blog do Silvio, O Mundo Real, um dos grandes parceiros do blog Noite Sinistra, acabou sendo derrubado pelo Blogger sob a alegação de conteúdo impróprio. Naquela época publiquei matérias aqui no NS falando dos problemas enfrentados pelo Silvio e sua equipe, como forma de deixar os leitores dos NS e do OMR bem informados a respeito do assunto.

Meu medo é que as restrições do Google tenham ficado mais severas e nosso conteúdo agora seja considerado impróprio e que em algum momento acabamos sendo derrubados também. Por que eu penso assim? Vários Youtubers do terror tem reclamado que seus vídeos estão perdendo publicidade e até alguns vídeos foram retirados do ar por apresentar conteúdo "ofensivo", nas palavras do YouTube, que é uma empresa do grupo Google. Muitos autores de conteúdo de terror tem se queixado que estão sendo censurados pela gigante da internet. O canal Noite Sinistra no YouTube anda meio em off justamente por esse motivo, afinal de contas tivemos vários vídeos impedidos de serem veiculados por esse motivo.

Se essa tendência for expandida para os blogs hospedados no Blogger, estaremos enfrentando esse problema com as matérias também.

Isso é um problema que me tira o sono, afinal de contas deixar de publicar certos temas acaba fazendo com que o blog perca leitores, compartilhamentos e relevância, sem contar que essa atitude que tenho tomado vai contra os princípios que me fizeram fundar o blog: levar ao publico conteúdo que eu gostaria de ler e que acaba renegado pelos grandes portais.

Número de restrições a conteúdo apenas na semana passada
Com toda razão os amigos e amigas podem me acusar de estar sendo exagerado por usar a palavra Censura no título da matéria, mas é como eu me sinto ultimamente, afinal de contas não trago nenhum conteúdo de ódio racial, sexual ou religioso, mas minhas matérias vem sendo classificadas como tal. Sempre achei difícil expandir um blog com o tema de terror, mas ultimamente parece que as coisas estão ainda piores...o que me preocupa, afinal de contas acima de tudo sou um fã desse gênero, e nos últimos anos vi muitos parceiros e blogs que eu adorava sucumbirem e deixarem de existir. Temo que esse seja o destino da blogosfera do terror...minguar.

Então, para finalizar, estou pensando em migrar o Noite Sinistra para outro sistema de hospedagem, ou criar uma versão mais assustadora em outra plataforma, e criar aqui no blog original um sistema de redirecionamento para essa nova página, ao estilo Links Sinistros. Ainda não sei ao certo o que farei, justamente por isso conto com dicas e opiniões de vocês para tomar as próximas medidas.

Galera...peço ajuda a vocês para tentar encontrar uma solução para essa questão!!!

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



13 comentários:

  1. Te entendo perfeitamente Nando, esse foi um grande motivo para que eu desanimasse de publicar lá no meu mundo é assim, e o pior é que essa é uma tendencia que vem aumentando, no youtube então nem se fala, ultimamente o que conta lá é a monetização, e a enfase que os patrocinadores dão aos youtubers cabeça de vento, que só saber upar vídeos que não agregam em nada, triste isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa parece ser a maldição que os amantes de assuntos não convencionais enfrentam...Tudo o que não é popular e banal perde espaço, ou pior, tem seu espaço limitado.

      Excluir
    2. Pois é, e o pior é que tenho muito conteúdo arquivado, e não publico com receio de ter que retirar do ar...
      É tão complicado isso, aí junta mais a falta de tempo, e temos a fórmula perfeita pro desânimo.
      Mas estou pretendendo dar uma reativada no blog, e tentar não me importar tanto com esse descaso, se o blog sair do ar, hospedo ou crio outro em outra plataforma ☺

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pior que tenho saudade dos links sinistros...essa era a melhor forma de eu me conectar a blogs parceiros e tals, mas o problema é que essa postagem consumia muito tempo...mas existe a possibilidade de eu voltar a fazer links sinistros voltados a temas bem pesados.

      Excluir
  3. É censura mesmo. Censura velada,não oficial de cerceamento à livre expressão. Isto vem acontecendo em todas as áreas culturais.E as empresas são as grandes coniventes com esse retrocesso.Elas controlam o mercado e o mercado é o recurso perfeito para padronizar o pensamento.Acredito que a forma de superar é mudar o sistema de hospedagem,mudar de plataforma até como um meio de boicote.A cultura do fantástico, do mistério,sobrenatural,terror e afins é indestrutível e faz parte do imaginário de toda civilização. Se todos os sites sobre o assunto começarem a se movimentar e enfrentar os "censores" preterindo deles, o público interessado irá junto e em algum momento as empresas começarão a perceber o prejuízo de imagem para elas. Em tempo: percebi que o conteúdo do Noite estava se tornando do tipo "digerível" e sem aprofundamento. Isso é realmente frustrante para quem aprecia matérias mais complexas e desafiadoras. Espero que encontre solução. Na torcida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lisi...você explicou maravilhosamente a questão, e sua frustração em ver o declínio do NS é compartilhada comigo...afinal de contas idealizei esse blog para outra finalidade. A ideia de migrar o blog, ou criar um repositório mais pesado em outra plataforma é algo que muito me atrai...porém isso demanda um pouco de tempo, afinal de contas são muitos anos trabalhando com o blogger, e a forma de editar matérias aqui já está bem consolidada, mudar significa que eu deveria aprender uma nova forma de fazer as coisas (modificações no html por exemplo), mas é algo que terei que fazer...ou isso ou o fim do NS.

      Excluir
  4. o politicamente correto ta matando varias formas de opiniao... o que posso fazer para ajudar e dar sugestao entao la vai...
    deixa essa pagina como referencia e enche ela de propaganda kkkkk pra ajudar nos custos
    nessa pagina voce tambem coloca refencia para um site que voce pode criar na deep weeb pra colocar conteudos mais interessantes... espero ter ajudado pelo menos um pouquinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia de manter essa página como ela está e criar outra página mais "pesada" sendo referenciada aqui pelo NS é uma boa ideia, mas levar essa página pesada para a Deep Web é meio extremo...kkkk. Para trabalhar na deep web é preciso um bom conhecimento até mesmo a nível de html, algo que eu não tenho....Abraços amigo e valeu pela dica...ela certamente está sendo considerada...

      Excluir
  5. Nando estamos em tempos difíceis poi a censura ressurgiu em todos os lugares independendo de conteúdo. Tente procurar outra hospedagem mais democrática e mude seu blog para lá.Sobre a deep web é uma opção.

    ResponderExcluir
  6. Acho isso uma baita sacanagem, já acompanho o NS há anos!
    Mas migre pra onde for que eu continuarei acompanhando! Adoro seu conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio...eu recentemente migrei o blog para um domínio próprio, visando melhorar a velocidade de carregamento da pagina, mas isso não muda o fato de algumas matérias estarem sendo "castigadas". Quanto a esse aspecto estou migrando algumas dessas matérias para outras plataformas, como Livejournal e Tumblr, mantendo no Noite Sinistra a linkagem para essas outras plataformas. Assim pretendo driblar um pouco esse problema hehe.

      Excluir
  7. Por que você não cria uma comunidade sobre isso no Amino?

    ResponderExcluir

Topo