O Palácio Assombrado de Henrique VIII

em 02/11/2017


A cerca de 22 quilômetros do cidade de Londres, encontra-se o Hampton Court Palace. O antigo palácio de Henrique VIII carrega a fama de assombrado, o que atrais inúmeros turistas interessados em uma dos "Tours" de fantasmas mais famosos do mundo. O palácio serviu de residência ao x-monarca da dinastia Tudor, Rei Henrique VIII, entre os anos de 1528 e 1547.

As seis esposas do rei também viveram no palácio. E tiveram um final bem distante de qualquer conto de fada. Duas delas, as primas Ana Bolena e Catarina Howard, foram degoladas, em uma trama que inspirou inúmeras biografias, peças e filmes, e precipitou a criação da igreja anglicana.


Em 1689, o arquiteto sir Christopher Wren, foi responsável pela grande renovação do castelo, que ganhou linhas no estilo barroco tradicional. No grande hall, o único salão do projeto original, nobres e autoridades jantavam e se divertiam, às vezes até com apresentações de Shakespeare e sua companhia de teatro.


Hoje, se de dia o burburinho dos turistas ecoa pelos corredores, de noite, todos ficam em silêncio para ouvir as muitas histórias sobre as assombrações que povoam o palácio.

Histórias não faltam. Ao longo dos séculos, cortesãos, funcionários, visitantes e moradores afirmam ter vivido experiências estranhas e inexplicáveis. Daquelas de arrepiar até o último fio de cabelo.

Um longo corredor é o cenário de uma das histórias de fantasmas mais famosas do palácio. No enredo, a quinta esposa do Rei Henrique VIII, Catherine Howard, acusada de adultério e condenada à morte. Ela teria ficado presa num dos quartos da torre do palácio.

Christian Lax, um dos guias que faz o tour dos fantasmas, explica que a área é chamada de galeria assombrada porque, diz a lenda, foi lá que a jovem rainha veio em busca de clemência do marido. Mas Catherine foi detida pelos guardas, antes mesmo de chegar aos aponsentos do rei. E foi decapitada. O guia conta que durante os passeios noturnos, em 1999, duas mulheres desmaiaram no mesmo lugar, alimentando a crença de que fantasmas assombram o prédio.

Outros acontecimentos fantasmagóricos inspiraram mais histórias no castelo. David Packer, outro guia de turismo, mostra um dos quartos que eram usados pelos empregados da família Ponsonby, que relataram ocorrências muito perturbadoras.

À noite, os empregados eram acordados por resmungos e por gemidos de uma senhora de idade, além do barulho de uma roda de fiar.

A escada do castelo é o cenário de outra história envolvendo ex-esposas do rei Henrique VIII. Há quem afirme que a terceira mulher dele anda pelo castelo, toda de branco, com os cabelos soltos e um estranho brilho no rosto.



Quando amanhecer, você já será um de nós...

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

2 comentários:

  1. To achando que isso é mentiras inventadas por algum sem oque fazer, basta ser uma grande construçao antiga para falarem que é assombrado

    ResponderExcluir

Topo