Anúncio escondido no site da Apple revela oportunidade de emprego

em 24/08/2017


Apple escondeu em seu site um anúncio, que quando localizado, revelava uma oportunidade de emprego para setor de engenharia da empresa.


Quem nunca ouviu falar dos famigerados desafios Cicada 3301 (clique AQUI para ler sobre)? No caso dos desafios Cicada 3301 nunca chegou-se a uma conclusão a respeito do "premio" por vencer tais desafios, que sempre envolviam técnicas de criptografia e coisas desta ordem, mas uma das teorias mais aceitas afirmava que os desafios poderiam ser a forma de seleção de profissionais. 

Embora pareça loucura realizar esse tipo de atividade como parte da seleção de candidatos a uma vaga de emprego, a técnica já foi utilizada muitas vezes no passado em diversas empresas, e agora a gigante da tecnologia Apple parece ter feito uso deste artifício, e escondeu uma mensagem no seu site que quando revelada iria fornecer informações sobre uma vaga de emprego na empresa.

O texto começa com "Olá! Você nos achou", e diz que a Apple está procurando por um "engenheiro talentoso para desenvolver um componente crítico de infraestrutura eletrônica".

Após a descoberta, o anúncio ou foi removido do site ou transferido para outra seção. O curioso é que ele foi localizado por acaso pelo jornalista especializado em segurança cibernética Zack Whittaker enquanto ele analisava dados enviados por aplicativos de iPhone.

"Eu vi que o fluxo de tráfico estava se conectando com uma URL - e lá estava (o anúncio)", explicou Whittaker.

O jornalista, por sinal, não se candidatou para a vaga.

A página com o anúncio de emprego estava no endereço us-east-1.blobstore.apple.com, que agora contém uma mensagem de erro.

O jornalista Zack Whittaker encontrou a oferta por acaso
"Blobstore" é o nome de uma série de servidores que pertencem à Apple. A empresa foi procurada pela BBC, mas não forneceu informações sobre o anúncio.

Whittaker, apesar de não cobiçar a vaga, disse ter ficado feliz em encontrar o anúncio.

"É incrível ver empresar adotando maneiras inovadoras de fazer as pessoas trabalharem para elas", disse ele, que trabalha para o site de notícias tecnológicas CNet.

"Muitas vezes a missão de conseguir um emprego envolve sorte e o acaso. A coisa ficou mais interessante."

Exemplos no passado

O uso de mensagens ocultas em campanhas de recrutamento tem uma longa história.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o serviço de contraespionagem britânico escondia pistas em jornais para atrair mentes mais privilegiadas.

Em 2015, um dos serviços de inteligência usou pichações nas calçadas de algumas das principais cidades britânicas.

No mesmo ano, o hoje ex-engenheiro do Google Max Rosett escreveu um artigo contando como uma simples busca online por termos relacionados à programação de computadores "abriu" um link para uma série de exercícios e, posteriormente, em um emprego na empresa de tecnologia.

"Uma das mais importantes habilidades de um engenheiro, e especialmente de um especialista em segurança cibernética, é uma mentalidade que resolva problemas", explica o acadêmico Alan Woodward, da Universidade de Surrey, no Reino Unido.

"E quebra-cabeças são uma ótima forma de descobrir isso. Afinal, habilidades técnicas podem ser ensinadas."

Fonte: BBC

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo