Egípcios teriam usado 'metal extraterrestre' para fazer punhal de Tutancâmon Pular para o conteúdo principal

Egípcios teriam usado 'metal extraterrestre' para fazer punhal de Tutancâmon


Uma adaga encontrada com a múmia do faraó Tutancâmon (1336 a.C. - 1327 a.C.) foi feita com o ferro obtido de um meterorito, dizem pesquisadores. A arma é um dos dois exemplares - um de ferro e outro com lâmina de ouro - descobertos dentro dos invólucros do corpo do lendário governante adolescente, que foi embalsamado há mais de 3,3 mil anos.


Com a empunhadura decorada em ouro e uma bainha feita do mesmo material, o punhal de ferro sempre intrigou arqueólogos, já que a ferraria não era uma prática difundida no Egito antigo. Outro aspecto surpreendente: a adaga não se oxidou ao longo de três milênios.

Por isso, o objeto era um mistério para os arqueólogos - até agora.

Pesquisadores italianos e egípcios analisaram o metal para determinar sua composição química e se surpreenderam: seu alto nível de níquel e a presença de cobalto "sugerem fortemente uma origem extraterrestre", segundo o estudo publicado nesta semana na revista científica Meteoritics & Planetary Science.

Material valioso

Cientistas descobriram que o material o punhal de ferro é similar ao de um dos meteoritos achados em uma área de 2 mil km na costa do mar Vermelho, no Egito.

Os egípcios desta época valorizavam bastante o ferro de meteoritos, que empregavam na produção de objetos ornamentais ou destinados para uso em cerimônias, dizem os autores do estudo.

"No século 13 a.C., eles já tinham ciência desses raros pedaços de ferro que caíam do céu, se antecipando à cultura ocidental em mais de dois milênios", afirmam os cientistas.

Em comparação com outros itens mais simples feitos com esse tipo de material, a alta qualidade com que a lâmina foi forjada "indica um domínio dessa técnica na época de Tutancâmon", avaliam.

A adaga está sendo exibida no Museu Egípcio do Cairo.

Morte prematura

Tutancâmon foi o 11º primeiro faraó da 18ª dinastia do Egito. Ele ficou famoso quando sua tumba foi descoberta intacta pelo arqueólogo britânico Howard Carter em 1922.

O faraó tinha cerca de 17 anos quando morreu. Provavelmente, herdou o trono quando tinha apenas 8 ou 9 anos. Um dos grandes feitos de seu curto mandato foi a recuperação dos templos de Amón, danificados durante o governo de seu pai, Aquenáton.

A história de sua morte é rodeada por incertezas. É possível que Tutancâmon tenha sido assassinado ou não resistido às consequências de uma lesão adquirida enquanto caçava.

Em 1925, três anos depois da descoberta da tumba, Carter encontrou as duas adagas dentro do sarcófago da múmia.

Fonte: BBC

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Comentários

Postar um comentário

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

Cinco mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do Diabo

Saudações amigos e amigas. Hoje decidi compartilhar com vocês uma bizarra lista, na qual conheceremos a história de 5 mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do demônio. Convido a todos a conhecerem esses estranhos relatos.

A origem da Deep Web

O termo Deep Web passou a ser usado entre os anos de 2001 e 2002, e hoje em dia é sinônimo de crimes cibernéticos e da obscuridade humana. Embora ainda não fosse denominada da forma que é hoje, a deep web já está ativa desde a década de 70. Convido todos a conhecer um pouco mais sobre esse assunto na matéria abaixo.