Estranho "celular de barro" é encontrado por arqueólogos na Áustria

em 02/01/2016


Os canais online dedicados a teorias da conspiração estão entusiasmadíssimos. A razão? Um telefone com, alegadamente, 800 anos. De acordo com a imprensa inglesa, o objeto em barro teria sido encontrado na Áustria durante uma escavação arqueológica.

A sua característica mais curiosa é o fato de ter gravadas teclas, exatamente como um telefone celular, mas com escrita cuneiforme, datada de 3500 a.C. e atribuída aos sumérios.


Alguns sites referem, no entanto, que se trata de um embuste ou de uma partida bastante bem elaborada com o intuito de chamar a atenção, uma vez que a informação disponível sobre a descoberta é muito limitada.

Muitas tábuas de argila com escrita cuneiforme já foram encontradas, mas a história oficial não fala da influência dos povos da mesopotâmia (de onde esse tipo de escrita se origina), na região da Europa onde esse artefato foi encontrado. A descoberta desse objeto levou muitos conspiracionistas fazerem referência a Fuente Magna (clique AQUI para ler sobre o assunto), um artefato de barro encontrado na Bolívia contendo estranhas inscrições cuneiformes.


Outro fator interessante trata da data que o tal celular de argila teria: 800 anos. Há 800 anos atrás a escrita cuneiforme já estava extinta, e a sua tradução e compreensão só foi alcançada no século 19, ou seja, depois da confecção do estranho objeto.

Alguns sites que tratam de teorias da conspiração afirmam que a descoberta desse estranho celular de barro seria uma nova prova que comprovaria a existência da viagem no tempo.


Possível Farsa

Segundo o site E-Farsas, a foto do objeto semelhante a um aparelho de celular é real, mas a notícia é falsa!

Não há nenhuma informação de ninguém da equipe de pesquisadores que teriam encontrado o artefato e/ou quando isso teria teria ocorrido. E ainda: Em qual laboratório o objeto foi analisado e datado? O boato não informa…

Não há nenhuma publicação a respeito em nenhuma revista científica. Uma descoberta dessas seria uma sensação entre os arqueólogos.

Origem
Esse “achado” mostrado nessa foto é, na verdade, de uma fotografia de 2012 e o tal aparelho faz parte da obra de arte de um estúdio chamado Art Replik.

Art Replik é composta de uma série de objetos feitos nos dias de hoje, mas com a “cara” de antigos. No caso, o celularfoi criado com base em um modelo antigo da Ericsson!

Na publicação de 2012 feita no Flickr não há nenhum nome dos responsáveis por trás dessa obra e o endereço eletrônico “art-replik.com” citado na página já não existe mais, mas através do WebArchive podemos ver uma versão do site de 2012!

Alguns dos objetos mostrados nesse perfil do Flickr foram vendidos no Ebay, no perfil de um usuário com o mesmo nome usado no site de fotos!

Atualização 04/01/2016
Em uma postagem feita na fanpage do ateliê Art-Replik em 2012 podemos ver outra foto da escultura feita por Karin e Karl Weingärtner.




Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



6 comentários:

  1. O estranho é que lembra mesmo um celular , tipo vai que um viu o objeto e fez em barro pra explicar pras pessoas como era o objeto antes de desaparecer ou o dono pegar de volta ...

    ResponderExcluir
  2. Se fosse mesmo um viajante do tempo teria deixado um galaxy s6 e nao esta banda de tijolo. Só acho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um objeto de barro duraria por séculos o galaxy s6 não

      Excluir
  3. Não viram que se trata de uma farsa já desmascarada?
    Nem sei pra que o Noite Sinistra postou isso e ainda diz ser uma "possível farsa".É uma farsa com certeza absoluta.

    ResponderExcluir

Topo