As ruínas da prisão onde Fidel Castro foi detido Pular para o conteúdo principal

As ruínas da prisão onde Fidel Castro foi detido


O Presídio Modelo, prisão construída entre 1926 e 1931 na Isla de la Juventud, em Cuba, abrigou o líder Fidel Castro poucos anos antes da Revolução Cubana – que completou 57 anos no último dia 1º de janeiro.

O local era famoso e temido por ser o único na América Latina que usa o sistema panóptico – prisão circular que facilita a vigilância dos detentos, concebida pelo jurista inglês Jeremy Bentham no final do século 18.

No dia 26 de julho de 1953, a tomada do Quartel Moncada, liderada por Castro, culminou na sua prisão, juntamente com o irmão Raúl e cerca de 20 outros guerrilheiros. Todos foram mantidos no Presídio Modelo por cerca de dois anos.

Hoje, o antigo presídio é um museu aberto ao público, composto por vários edifícios que abrigavam até 5 mil presos e um hospital com dois pavilhões.

O local foi construído durante o regime de Gerardo Machado e sua arquitetura é uma réplica do Centro Correcional Stateville, no Estado de Illinois, nos Estados Unidos, inaugurado nos anos 1920.


Cinco dos edifícios do Presídio Modelo têm um desenho panóptico. Eles são circulares e têm seis pisos com celas. No centro de cada um há uma torre de vigilância armada da qual se podem ver todas elas. O desenho do local não permite aos presos saber se estão sendo observados ou não, de modo a influenciar seu comportamento.

O nome "panóptico" vem do personagem da mitologia grega Argos Panoptes, um gigante que, por ter cem olhos, era um excelente vigia.

As designer e fotógrafa cubana Laura Díaz Milán fez esta série de fotografias do local como parte de uma pesquisa para a série fotográfica "Saídas de emergência", na qual pretende mostrar "arquiteturas de outra Cuba", segundo disse à BBC Mundo.









Fonte: BBC Brasil
Fotos: Laura Diaz Milan

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Comentários

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

Cinco mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do Diabo

Saudações amigos e amigas. Hoje decidi compartilhar com vocês uma bizarra lista, na qual conheceremos a história de 5 mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do demônio. Convido a todos a conhecerem esses estranhos relatos.

A origem da Deep Web

O termo Deep Web passou a ser usado entre os anos de 2001 e 2002, e hoje em dia é sinônimo de crimes cibernéticos e da obscuridade humana. Embora ainda não fosse denominada da forma que é hoje, a deep web já está ativa desde a década de 70. Convido todos a conhecer um pouco mais sobre esse assunto na matéria abaixo.