A mensagem oculta de Jeremiah Denton

em 02/09/2015


Saudações galera atormentada...na postagem de hoje vocês poderão conferir a história de Jeremiah Denton, um piloto norte americano capturado durante a guerra do Vietnã, mas que conseguiu passar uma mensagem oculta via código morse durante um vídeo divulgado pelos seus captores.

Em 1965 quando estava em missão de guerra, o tenente Jeremiah Denton é derrubado e levado como prisioneiro à uma prisão nos arredores de Hanoi. Passaria 7 anos por la, alguns deles numa cela pouco maior que uma geladeira. Durante o cativeiro ele sofreu muitos maus tratos e até tortura.

Na época, o mundo ocidental tinha suspeitas de que os militares do Vietnã do Norte estavam realizando seções de tortura contra os prisioneiros de guerra, mas não haviam provas, e o assunto acabou sendo conduzido como uma espécie de trocas de acusações entre os países envolvidos no conflito. EUA afirmava que os norte vietnamitas estavam torturando seus prisioneiros, e esses negavam tais acusações e acusavam os norte americanos de fazerem o mesmo. O mais provável era que ambos os lados estavam usando de tais práticas, mas essa não é a questão central dessa matéria.



Em 1966, os norte vietnamitas decidem produzir uma entrevista com diferentes prisioneiros. A intenção era fazer esses prisioneiros passarem uma mensagem de que estavam sendo bem tratados e fazerem críticas a ação dos EUA na guerra. Durante a guerra no Vietnã houve muitos protestos nos Estados Unidos contra a ação das tropas de Tio Sam no país asiático. Pensando nisso os norte vietnamitas pretendiam fornecer, através dessas entrevistas, munição para esses grupos contrários a participação dos EUA na guerra.




É claro que o discurso das entrevistas eram escritos pelos norte vietnamitas, e esses obrigaram os soldados americanos capturados a ler tais mensagens em frente a câmera. Jeremiah Denton era um desses soldados escolhidos para serem "entrevistados".

Denton teve uma ideia interessante, no meio da entrevista começa a piscar os olhos de forma aleatória, ou era o que parecia, quando os vietnamitas perguntaram sobre isso ele disse que a luz o estava incomodando, e seguiu fazendo isso durante seu relato em vídeo. Na realidade ele estava soletrando a palavra “Torture” em código morse com o piscar dos olhos. A mensagem fora entregue e por fim os americanos tiveram uma prova de que seus pilotos estavam sim sendo maltratados.

Denton foi solto no ano 73, quando os americanos tinham nacionalizado o conflito deixando os vietnamitas do sul na mão e retirando suas tropas. Depois de voltar para o seu país ele virou político e uma figura pública conhecida. Veio a falecer em 28 de Março de 2014, aos 89 anos de idade.


Fontes: Wikipédia e Instigatórium

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Um comentário:

Topo