Túmulo de príncipe Celta descoberto na França

em 26/03/2015


A sepultura, repleta de artefatos gregos e, possivelmente, etruscos, foi descoberta em uma zona empresarial nos arredores de Lavau, na região de Champagne, na França. O príncipe foi enterrado com sua carruagem, no centro de um enorme monte, em uma tumba de 40 metros de diâmetro, datada do século 5 a.C.

A equipe do Instituto Nacional de Investigação Arqueológica (Inrap) tem escavado o local desde outubro do ano passado. Sua descoberta poderia lançar uma luz sobre como seria o comércio europeu na Idade do Ferro, de acordo com os pesquisadores.


O túmulo de 2.500 anos tem uma câmara funerária em seu cerne, de 14 metros quadrados de diâmetro, ainda não aberta. "É provavelmente um príncipe celta local”, disse o presidente do Inrap, Dominique Garcia em uma coletiva de imprensa.

A descoberta mais interessante, segundo ele, foi um grande caldeirão decorado em bronze, usado para armazenar vinho. Parece ter sido feito por artesãos etruscos de uma área, hoje, pertencente a Itália. O caldeirão tem quatro alças circulares decoradas com cabeças de bronze, que retratam o deus grego Acheloos. A divindade é mostrada com chifres, uma barba, as orelhas de um touro e um bigode triplo. Oito cabeças de leoas decoram a borda do caldeirão.

O mausoléu continha um jarro de vinho de cerâmica decorado, feita pelos gregos. Decorações sobre o navio revelam o deus Dionísio, que encontra-se sob uma videira e de frente para uma mulher. Os arqueólogos também encontraram restos de uma roda de ferro, a partir de uma carruagem enterrada com o príncipe. Outra descoberta interessante foi uma colher de prata perfurada que fazia parte dos utensílios de banquetes, presumivelmente para filtrar o vinho, como é possível ver na imagem abaixo:


As peças "são provas das trocas que aconteceram entre o Mediterrâneo e os Celtas", disse Garcia.
O final da sexto e início do quinto século a.C, foram caracterizados pelo surgimento de cidades-estados gregos e etruscos, como Marselha, no sul da França. Comerciantes do Mediterrâneo, em busca de escravos, metais e outros bens preciosos, abriram canais de negociação com os celtas continentais. Os celtas ganharam valiosos objetos de origem grega e etrusca, como resultado do comércio. Muitos deles foram encontrados em outros montes, em Heuneburg e Hochdorf, na Alemanha.


Os pesquisadores dizem que a escavação no local será concluída no final deste mês.

Fonte: Jornal da Ciência

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Links Relacionados:

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

2 comentários:

  1. Um bracelete Celta do século III a.C foi encontrado na Polônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é manolo...ainda existe tanta coisa para ser estudada, e descoberta do ponto de vista histórico, que as vezes até me pergunto o quanto é verdadeiro o que nós sabemos a respeito de certas civilizações e antigos grupos populacionais...

      Abraço manolo...

      Excluir

Topo