Pirâmide mais antiga do Egito está sendo destruída


A primeira grande construção de pedra erguida pela humanidade pode estar ameaçada no Egito. Ao menos é o que defendem ativistas do movimento local Non-Stop Robberies: eles afirmam que a empresa Shurbagy, contratada pelo Ministério das Antiguidades egípcio para restaurar a pirâmide de Djoser (a mais antiga da história), não tem qualquer experiência neste tipo de projeto. E dizem mais – segundo o grupo, ao invés de fazer a reconstrução que prometeu, a companhia tem deteriorado ainda mais a estrutura que data do século 27 a.C. com técnicas controversas que contradizem todos os parâmetros internacionais de restauração.

“Tecnicamente, a empresa e os oficiais do Supremo Conselho de Antiguidades cometeram um verdadeiro crime”, disse o líder do movimento Amir Gamal ao Egypt Independent. “Novas paredes foram construídas na parte externa da pirâmide como se ela fosse uma estrutura moderna, o que se opõe aos padrões internacionais de restauração, que previnem contra a adição de mais de 5% de construção às antiguidades”, acrescentou. O ativista alerta que as novas obras estão acrescentando uma grande pressão às pedras calcárias já deterioradas, e que isso pode provocar uma catástrofe.

A pirâmide de Djoser, de 62 metros de altura, é formada por seis desníveis, ou “degraus”, e fica no complexo funerário de Saqqara, trinta quilômetros ao sul de Cairo. O túmulo do faraó de mesmo nome foi projetado por Imhotep, primeiro engenheiro da história. Além de sofrer com a ação do tempo, ela ainda foi severamente comprometida por um terremoto em 1992. De acordo com o Non-Stop Robberies, desde que a Shurbagy assumiu o processo de restauração em 2006, nenhum avanço foi registrado.

Fonte: Revista Galileu

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Comentários

  1. É que eu não sei mais o que aconteceu com o Professor Zahhi Hawass, pois se ele estiver ativo em sua profissão, com certeza ele não permitirá um erro desses.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

SIGA-NOS NO FACEBOOK

POSTAGENS MAIS VISITADAS DA SEMANA

Links da Deep Web 2019

Links da Deep Web 2018

Links da Deep Web

Links Sinistros 152

Confira 10 declarações chocantes de serial killers

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick