A lenda sobre "O Cão de Itaoca" Pular para o conteúdo principal

A lenda sobre "O Cão de Itaoca"

Fortaleza nos anos 30
Saudações galera atormentada. Hoje voltamos a contar com a ajuda de um nobre leitor na confecção de uma postagem da série "Histórias e Lendas brasileiras". O benfeitor do texto de hoje é o amigo João Paulo Farias, que nos trás uma curiosa história ambientada na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O "causo" relatado abaixo fala de uma suposta aparição do diabo (ou o cão, no jargão popular) na cidade de Fortaleza na década de 40.

No ano de 1940, no antigo bairro da Itaoca, hoje Montese, o cão teria aparecido por lá. O fato ocorreu no Beco da Itaoca numero 202, hoje Rua Romeu Martins em Fortaleza. Na época o beco era muito visitado, por lá existir um poço de água potável que abastecia a população local.


Na casa morava João Ferreira Lima, tenente da polícia, e Vicência Ferreira Lima, dona de casa. Hoje os moradores locais não sabem o paradeiro da família. Sabem apenas que no auge dos acontecimentos eles mudaram para o bairro da Aerolândia e depois poucos ficavam mais de uma semana na casa.

Av. Bezerra de Menezes - década de 1940 - nessa época o "cão" infernizava os habitantes das redondesas
Consta que os moveis saiam do lugar, que os pratos e talheres voavam, as cadeiras viravam e nada ficava no lugar. Um macumbeiro do Maranhão foi levado a casa para expulsar o demo e nada. Um padre foi chamado para exorcizar e casa e nada.

A noticia se espalhou e logo os principais jornais e rádios da cidade deram cobertura ao caso. A casa passou a ser visitada por curiosos e pela população local. Após algum tempo o caso foi esquecido, mas ficou a expressão “O Cão da Itaoca” quando alguém quer dizer que algo é muito esquisito ou alguém é muito feio.

Na época até mesmo a Federação Espírita do Ceará se dispôs a analisar o caso com toda a cautela. Porém assim como o fenômeno surgiu inesperadamente, ele também cessou. Os objetos da casa pararam de se mover, mas a lenda continuou por muitos anos no imaginário da população local.


Nos dias atuais algumas pessoas que estudaram o assunto afirmam que todo o caso não passou de uma invenção de um jornalista na época, que estava entediado com as notícias locais e resolveu "esquentar" as coisas. Ele não imaginava que o assunto tomasse as proporções que tomou. Já os mais velhos abitantes locais juram que a história realmente aconteceu. Eles não afirmam que os eventos foram provocados pelo próprio Diabo, mas a esses antigos moradores não resta dúvidas de que algo sobrenatural aconteceu em Itaoca.


Agradecimentos especiais ao amigo João Paulo Farias pela dica de postagem.


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Comentários

  1. Muito legal João Paulo Farias, valeu por mais este conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Fortaleza e regiões do Ceará, sempre aparece uma boa história. Temos de tudo, desde aparições de UFOs e cabras mutiladas a fantasmas em teatros e o capeta assustando a população. Um caso recente seria uma casa assombrada no município de Guaiúba (fica à dica). Quanto a postagem, excelente, informações completas e precisas. Parabéns!! Sempre bom poder colaborar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente manolo...o Ceará e o Pará são os estados mais vezes mencionado na Série Lendas e Histórias Brasileiras. Todo o Brasil é bem rico nesses tipos curiosos de histórias, mas a participação dos leitores tanto do Pará como do Ceará, no que diz respeito as sugestões, é muito grande...o que é algo que me agrada muito, afinal a premissa dessa série é justamente isso: trocar informações e histórias curiosas.

      Agradeço a participação manolo...

      Excluir

Postar um comentário

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

O paraíso do LSD

Em 1997, um químico orgânico chamado Leonard Pickard, junto a Gordon Todd Skinner, construíram o maior laboratório de LSD do mundo. No local, um antigo silo nuclear, eram realizadas várias festas e orgias regadas a drogas.
Segundo fontes, tal laboratório era tão grande que chegou a produzir cerca de 90% do LSD disponível no mundo, isso sem falar nas grandes quantidades desconhecidas de MDMA, ALD-52, extrato de ergot e possivelmente LSZ.

Ted Bundy: O assassino de jovens mulheres

Saudações amigos e amigas. Hoje falaremos de um dos mais notórios serial killers que o mundo já conheceu: Ted Bundy. Ele assassinou cerca de 35 mulheres (crimes reconhecidos pelas autoridades) entre os anos de 1974 e 1978 em seis diferentes estados dos EUA. Ted Bundy é tido, por muitos, como o mais marcante serial killer dos EUA, tornando-se um verdadeiro pop star, muito disso talvez pela forma em que atuou no seu próprio julgamento, ou talvez pela desenvoltura que demonstrava defronte as câmeras em inúmeras entrevistas que deu durante o período em que esteve preso.