Zambetos: Os guardiões noturnos

em 06/11/2014


Zambetos, também chamados de Zanbeto e Zangbetos, são guardiões noturnos para a religião vodu-iorubá no Benin e no Togo. Esses espíritos são altamente reverenciados como uma força policial não oficial, que patrulha as ruas à noite, protegendo as pessoas de bem e caçando os criminosos, que se capturados são apresentados aos membros da comunidade, que se encarregará de punir os bandidos.

Os Zambetos foram criados com a finalidade de assustar o inimigo, mas também se afirma que ele pode afugentar bruxas, zelando pela paz da comunidade que ele protege.


Mas o que é um Zambeto?

Zambetos são homens que se vestem com um estranho traje feito de palha e que saem as ruas à noite, com a finalidade de garantir proteção as pessoas do vilarejo. Segundo a crença iorubá, esses homens caem em uma espécie de transe quando se vestem com a roupa de palha, o que permite que seus corpos sejam possuídos por espíritos que possuem conhecimento sobre as ações das pessoas, sendo que assim eles podem reconhecer um bandido, invasor, bruxa, etc...com grande facilidade.


Histórias afirmam que quando a pessoa vestida com a estranha roupa de palha entra em transe completamente, os espíritos tornam seu corpo imune a qualquer ataque, e nesse momento o corpo não pode ser visto sob a roupa de palha. Em algumas tribos afirma-se que apenas os espíritos estão no interior da roupa nesse momento.


Acredita-se que um Zambeto possa evocar as forças que habitam a terra antes do aparecimento do homem. Acredita-se que esses seres são dotados de grande sabedoria mística.

Os Zambetos formaram a força policial do Benin até a criação da lei oficial. Atualmente acredita-se que existam seitas secretas fazendo uso dessa antiga prática para atormentar e intimidar as pessoas.

Em algumas comunidades mais rurais ainda é comum que o povo recorra aos Zambetos como agente de proteção.

Confira no vídeo abaixo um pouco sobre essa crença



Fontes: Wikipédia (en) e No Mires Debajo de la Cama

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

Noite Sinistra no YouTube

Gostaria de convidar os amigos e amigas a darem uma conferida no canal Noite Sinistra no YouTube, onde vocês podem encontrar várias matérias interessantes. Para acessar basta clicar no banner abaixo.

Acesse o canal Noite Sinistra no YouTube

Não deixem de se inscrever!!!

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Links Relacionados:

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Um comentário:

Topo