A lenda do menino do Dentão

em 25/11/2014


Saudações galera atormentada. Hoje volto a publicar um texto da série "Histórias e lendas Brasileiras". A lenda de hoje é ambientada na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha, e fala de uma criança que nasceu com uma protuberância dentária anormal e foi abandonada pela mãe. Convido a todos a conhecer mais essa história tipicamente brasileira.

Muito pouco se sabe a cerca dessa criatura que habita o imaginário dos habitantes do arquipélago de Fernando de Noronha. Segundo os nativos e moradores mais antigos da ilha, existia uma mulher cujo o marido havia morrido no mar, fato que acabou deixando-a sozinha no mundo, e para piorar a situação a mulher estava grávida. Ela teve sua criança sem a ajuda de ninguém, já que não se dava bem com nenhuma pessoa da ilha. Segundo os relatos ela era uma pessoa má, o que acabou lhe rendendo a fama de Bruxa.

Assim que seu bebê nasceu a mulher levou um susto! Além da criança já ter nascido com bastante cabelo, os seus dois dentes da frente (superiores) se destacavam em seu rosto devido ao seu enorme tamanho. A mulher ficou com o menino por algumas semanas, mas, ao ver que os dois dentes da criança não paravam de crescer decidiu abandonar a criança para morrer no mato, em um ponto isolado da ilha (onde ninguém escutaria o choro).

Conta-se que após a mulher abandonar o menino ela aparecia em público sempre muito assustada e mais selvagem que o de costume. Após algum tempo a mulher desapareceu da ilha, alguns nativos contam que ela teria se suicidado pela culpa de ter matado o filho, já outros dizem que havia sido o próprio fantasma do menino que teria se vingado da mãe. Existe uma outra versão dessa lenda que diz que a mulher não teria conseguido abandonar seu filho e resolveu criá-lo afastada de todos. Com o tempo ela acabou se casando com outro homem. Assim que o padrasto viu os enormes dentes do menino resolveu arrancar todos eles com um alicate, deixando somente os dois dentões (nessa versão o menino possuiu todos os dentes enormes e não somente os da frente). A mãe do menino teria saído na defesa do filho contra o novo marido, por essa razão ele teria matado ela a facadas e ainda com sede de sangue acabou por matar o menino também.

Leia Mais: A ilha prisão de Fernando de Noronha


Dizem os nativos que é possível escutar o menino chorando pelas noites de Fernando de Noronha e sempre que algum desavisado ousa ir atrás do choro acaba levando um susto com a terrível visão do Menino do Dentão. É comum ouvir o relato de crianças que teriam sido perseguidas pelo fantasma, geralmente as crianças que haviam sido perseguidas estavam praticando alguma traquinagem. Alguns dizem que ele persegue as crianças a noite para brincar e não para lhes fazer mal (apesar de o desaparecimento de algumas crianças serem atribuídas ao Menino do Dentão).

Dona Pituca, uma conhecida moradora da ilha, é uma das diversas pessoas que afirma ter encontrado com o menino numa noite escura, em que perdera o sono e "tomava fresco" na frente da Igreja dos Remédios. Segundo a mulher, o menino a teria simplesmente olhado e ido embora no meio da escuridão.

Essa parece ser mais uma daquelas histórias contadas pelos pais aos seus filhos com o intuito de fazer medo nas crianças como forma de garantir que elas sejam comportadas, que acaba se enraizando no folclore local. Eu tenho grande apreço por esse tipo de histórias, porque algumas vezes elas possuem uma origem real.

Fonte: O Calafrio

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

3 comentários:

  1. Sempre muito bons os posts sobre lendas e folclore da cultura brasileira.
    Sou de Fortaleza e aqui também temos boas histórias como O fantasma da bailarina do teatro Jose de Alencar e o Cão (Diabo) da Itaóca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato pela participação amigo...vou dar uma olhada nas suas sugestões manolo...

      Excluir
  2. kkkkkkkkk...desculpa mas eu não resisti, tive que rir por causa do nome da lenda "menino do dentão"...rsrsrsrs...

    ResponderExcluir

Topo