A floresta das Suásticas

em 18/04/2018


No estado alemão de Brandemburg, ao longo dos últimos 60 anos, estranhas formações de árvores (arbolglifos) de lariçio cresceram, ou foram cultivadas, em meio às florestas, delineando cruzes suásticas (símbolo do Nazismo, entre outras associações).

As suásticas somente são visíveis do alto, a do ponto de vista de um veículo voador. Então, em uma vista aérea, os desenhos são claramente perceptíveis, porque as cores outonais do lariçio (tons de amarelo) destacam-se dos pinheiros que as circundam (verdes).

Embora essas estranhas figuras façam parte da paisagem a pelo menos seis décadas, esses bosques tornaram-se conhecidos em 1992, quando o estagiário de uma empresa de paisagismo, fazendo o registro fotográfico aéreo para a instruir a construção de linhas de irrigação - Ökoland Dederow - foi o primeiro a chamar a atenção para os símbolos.

Desde então muitas outras suásticas gigantes foram encontradas, traçadas em bosques, mesmo fora da Alemanha.

Formação cultivada em Asterode no oeste do estado de Hesse, na época da segunda guerra mundial
Sobre as suásticas nos bosques, um mistério reside na questão sobre quem ou que grupo ou grupos de pessoas são os responsáveis pelo plantio, uma iniciativa que envolveu, necessariamente planejamento, persistência e mão de obra.

Os laricios não foram escolhidos ao acaso. Ao contrário dos pinheiros que os rodeiam, sempre verdes, aquelas outras árvores mudam de cor no outono: tornam-se amarelas e, mais tarde, marrons.

Na ocasião da descoberta (1992), o engenheiro florestal local, Klaus Göricke, foi examinar os lariçios e descobriu que as árvores estavam ali há muito tempo. Medindo os anéis etários dos troncos, Göricke concluiu que os arbolglifos tinham sido plantados no final dos anos de 1930.

Nesta mesma área arborizada de Asterode em Hesse, os números "1933", o ano em que Hitler chegou ao poder, foram encontrados em meio a floresta de pinheiros, aqui o fenômeno também se mostrava visível no outono. Essa homenagem a Hitler permaneceu por um longo tempo, até o início dos anos 1960, quando as forças de ocupação americanas descobriram as árvores durante um voo aéreo de reconhecimento. Depois disso os norte americanos se queixaram junto ao governo local, que mandou identificar e cortar as árvores.
As suásticas permaneceram desconhecidas por tanto tempo não somente porque somente podem ser percebidas do alto mas, também, porque somente diferem em cor durante um curto período do ano: o outono. Além disso, aviões de passageiros não possibilitam a vistas e os aviões privados eram proibidos durante a existência da Alemanha Oriental, território onde estão localizadas as formações.

Depois da descoberta, não tardaram a surgir rumores sobre a origem das cruzes. Um fazendeiro local afirmou que havia plantado as árvores quando era criança, a mando de um (suposto) engenheiro florestal que pagou alguns centavos por cada muda assentada.

Outra versão, sustenta que um líder nazista local determinou o plantio em homenagem a um dos aniversários de Hitler.

Com a ajuda do Google Earth, vários fóruns online são dedicados a identificar símbolos nazistas que são visíveis apenas a partir do ar. Em 2005, um usuário do formulário on-line bunker nrw.de notado isso suástica em uma floresta de pinheiros na Renânia do Norte-Vestefália e marcado com setas.
Uma terceira informação, com ares de lenda, diz que prisioneiros de guerra alemães, desafiando a vigilância de seus carcereiros soviéticos, embrenharam-se na floresta e plantaram as fileiras de mudas como uma forma de afirmar a persistência do nazismo.

Enquanto a maioria das suásticas florestais alemãs foram criadas pelos nazistas na década de 1930, o símbolo também foi "cultivado nos dias atuais", como pode-se ver na imagem acima, registrada na Baviera em agosto de 2010.
Fonte: Portal dos Segredos

Quando amanhecer, você já será um de nós...

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

5 comentários:

Topo