Sociedade Ordo Templi Orientis

em 18/06/2014


Se você já leu alguns textos sobre ocultismo, sociedades secretas ou sobre Aleister Crowley aqui no blog Noite Sinistra, você certamente já se deparou com a sigla O.T.O. Essa sigla é uma das formas usadas para denominar a sociedade, ou organização, Ordo Templi Orientis. A Ordo Templi Orientis é uma irmandade ocultista, cuja criação foi baseada em inspirações maçônicas. Posteriormente a ordem acabou sendo reformulada pelo controverso Aleister Crowley (clique aqui para saber mais sobre ele).

História da O.T.O

Ordo Templi Orientis é uma organização ocultista, cujas primeiras atividades se deram em 1895 e possivelmente fundada oficialmente em 1906 por Franz Hartmann e Theodor Reuss, logo após a morte de Karl Kellner, que teria sido um dos precursores do estudo da ordem.

Franz Hartmann
Theodor Reuss
Karl Kellner
Em 1912, Reuss no periódico Oriflamme teria dito que a Ordem tinha posse do grande segredo Hermético, sendo que após a morte do próprio em 1924, Heirich Tränker teria feito de tudo para ter esse pretenso segredo, embora o fato de estar em poder da O.T.O. seja muito duvidoso.

Em 1925, Aleister Crowley, tempos depois de ser expulso da Golden Dawn reformulou a Ordo Templi Orientis, tornando ela uma das principais representantes do movimento telêmico. Aleister Crowley descreveu o grupo em seu livro The Book of the Law, inclusive a Lei de Thelema. De acordo com Crowley, o motto da Ordem era Faça o que você quiser, este será toda a Lei.

Aleister Crowley

Referências ideológicas da Ordo Templi Orientis

A O.T.O. representa a exteriorização e confluência de divergentes correntes de sabedoria e conhecimento esotérico, que eram originalmente divididas e guiados à contra-cultura pela intolerância política e religiosa durante as idades negras. Ela remete às tradições dos movimentos Maçônico, Rosacruciano e Iluminista dos Sécs. XVIII e XIX, às cruzadas dos Cavaleiros Templários da Idade Média, ao recente Gnosticismo Cristão e às Escolas Pagãs de Mistérios. Seu simbolismo contém uma reunificação das tradições ocultas do Ocidente e do Oriente, e a resolução destas tradições permitiu-a reconhecer o verdadeiro valor da revelação do Livro da Lei de Aleister Crowley.

Selo oficial da ordem
A O.T.O. também é conhecida genericamente como integrante do círculo de sociedades secretas germânicas.

A Loja Agapé

A Loja Agapé N° 1 foi fundada em 1915, em Vancouver (Colúmbia Britânica/Canadá), sob a autoridade de Jones e Crowley. Nos anos 30, Wilfred Talbot Smith (1885 — 1957), um membro patenteado da Loja Agapé N° 1 mudou-se de Vancouver com instruções de Crowley para trabalhar com Jane Wolfe (1975 — 1958), que havia sido uma estudante de Crowley em Cefalú, de modo a estabelecer a Loja Agapé N° 2 em Los Angeles (Califórnia/EUA). Smith e Wolfe uniram um grupo em Hollywood, Califórnia, e, juntamente com Regina Kahl (1891 — 1945), começaram a celebrar a Missa Gnóstica semanalmente em um domingo, 19 de março de 1933. A Loja Agapé N° 2 teve seu primeiro encontro em 1935. A Loja Agapé contribuiu grandemente com os esforços de Crowley para suas publicações e Crowley apontou Smith (Ramaka) como X° para os E.U.A.. Posteriormente a Loja Agapé N° 2 mudou-se para Pasadena, Califórnia, e foi liderada por John W. "Jack" Parsons (Belarion, 1914 — 1952), um respeitado engenheiro químico e pioneiro aeroespacial. Parsons foi um dos fundadores tanto do California Institute of Technology's Jet Propulsion Laboratory (Laboratório de Propulsão a Jato do Instituto de Tecnologia da Califórnia) quanto do Aerojet General (Laboratóro Aerojato Geral, do Instituto de Tecnologia da Califórnia).


Fontes: Wikipédia e Ocultura

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

2 comentários:

  1. O número 666 chama-se, Aleister Crowley!

    Viva! Viva! Viva a sociedade alternativa...

    ResponderExcluir
  2. Faz oque tu queres será o todo da lei.
    93,93/93

    ResponderExcluir

Topo