Assombrações da fortaleza de São José no Macapá

em 18/02/2014


Olá meus caros amigos e amigas...Hoje voltamos a falar de "Histórias e lendas brasileiras". A história de hoje nos leva a Macapá, capital do estado brasileiro do Amapá, onde se encontra a alegada fortaleza assombrada de São José. Lembrando que os amigos e amigas podem enviar sugestões e dicas de histórias e lendas de suas regiões para o e-mail Fernando.sg83@gmail.com.

O Forte de São José de Macapá, construído entre 1764 e 1784, numa língua de terra que avança pelo rio Amazonas, é um atrativo da cidade que encontra-se em sua zona central.


São diversos os relatos de assombrações ou visagens fantasmagóricas neste local, indo desde negros descalços que surgem do nada na praça principal, como de soldados que vagam sem rumo pelo local.

A obra começou em 1764 e demorou 18 anos para ser concluída. Nesse período, houve muito sofrimento e muitas morte no local.

Há quem diga que muitos escravos tentaram escapar pelo desaguadouro, o poço que fica no centro da praça de guerra. E que até hoje as vozes deles podem ser ouvidas ali.


Barulhos estranhos também acontecem nas galerias que, no passado, serviram de prisão. Ali, uma vigia conta ter sido perseguida por fantasmas.

Outra assombração que testemunhas contam já ter visto na Fortaleza, é a de um padre sem cabeça que flutua pelos baluartes do forte fumando um cigarro, na altura do que seria localizada a cabeça do mesmo.


A Fortaleza de São José foi construída a partir de uma grande muralha de pedra. Os portugueses tomaram a decisão de construir este complexo militar para garantir o domínio sobre o extremo norte do Brasil constantemente ameaçado pelos invasores estrangeiros.

No interior da fortaleza tudo se organiza em torno da praça principal. Ao redor dela estão dispostas a capela, a cadeia e as casas de soldados e oficiais e nos extremos, as torres de vigia.

A obra começou em 1764 e só ficou pronta em 1782, dezoito anos mais tarde. Índios e, principalmente, escravos de origem africana foram utilizados como mão-de-obra. Parte dessa história está presente na Vila de Curiaú onde vivem apenas os descendentes desses negros que conservam a cultura e a tradição de seus ancestrais.


A Fortaleza é a maior fortificação construída pelos portugueses no Brasil e por causa dessa importância histórica e da sua arquitetura que foi elevada à categoria de patrimônio nacional em 1950. A beleza e os mistérios do local são ótimos atrativo turísticos.




Fontes: Wikipédia e De Onde?

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
A lenda da gruta que chora.
A moça sem face.
A pedra do Reino e o massacre Sebastianista.
A lenda da Pedra da Onça - RJ.
A lenda da noiva do jardim, de Dois Córregos - SP.
A vila "fantasma" de Ararapira.
A Lenda do Quibungo.
A lenda da mulher emparedada.
O Menino da Tábua.
O menino milagreiro de Londrina.
A cidade encantada de Jericoacoara.
A lenda do Caverá.
A menina Izildinha: O cadáver que permanece intacto.
A lenda do Carro Preto
Chico Taquara, o eremita de São Thomé das Letras.
O massacre dos Muckers e as assombrações do morro Ferrabraz.
A lenda da mulher do Táxi.
A lenda da Salamanca do Jarau.
A lenda do Arco dos Teles.
A bela adormecida de Londrina.
A lenda da carruagem de Ana Jansen.
História da índia Justa e a assombração da Figueira da paz em  Arambaré - RS.

Assombrações na casa do morro de Cruzeiro do Sul.

13 comentários:

  1. Sou de macapá, nunca vi nada do tipo lá .. Já vi uma mulher pelada andando por lá .. Fora isso nada de tão anormal Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conta melhor essa historia de mulher nua aí manolo...rsrsrsr

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkk
      quer ver mulher nua por la né manolo kkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Sou de macapá, nunca vi nada do tipo lá .. Já vi uma mulher pelada andando por lá .. Fora isso nada de tão anormal Haha

    ResponderExcluir
  3. Padre sem cabeça fumando? Por onde? Quero nem saber...

    ResponderExcluir
  4. eai eu tenho um blog que e sobre historias de terror e eu estou a procura de parceiro e gostaria se voce que fazer parceria comigo

    ResponderExcluir
  5. A fortaleza de sao José de Macapá é muita linda porém muito sangre de africano e indigena foi derramando ali para qUE ela fosse erguida e concluída, se são verídicas ou não esses contos jamais saberemos, porém sabemos q dos corpos q trabalhaRAM forçados e violentados as almas jamais descansarao em paz.

    ResponderExcluir
  6. A maior estória de terror verídica da fortaleza é da escravidão e massacre desses povos indígenas e africanos nas mãos dos colonizadores.

    ResponderExcluir
  7. A maior estória de terror verídica da fortaleza é da escravidão e massacre desses povos indígenas e africanos nas mãos dos colonizadores.

    ResponderExcluir
  8. A fortaleza de sao José de Macapá é muita linda porém muito sangre de africano e indigena foi derramando ali para qUE ela fosse erguida e concluída, se são verídicas ou não esses contos jamais saberemos, porém sabemos q dos corpos q trabalhaRAM forçados e violentados as almas jamais descansarao em paz.

    ResponderExcluir
  9. Visitei a Fortaleza de São José numa situação incomum. Ela estava fechada, mas como eu e um grupo de colegas havíamos ido à trabalho para a Secretaria de Cultura de lá, nos permitiram entrar para conhecer. Havia um único guarda na guarita de entrada que abriu para nós. Ficamos em torno de duas conhecendo o lugar, que é incrível! Um colega resolveu fazer uma foto deitado sobre a grade do desaguadouro. Enquanto ríamos da situação e outra colega fotografava,de repente ele rolou para o lado assustado e disse ter ouvido um sussurro e sentiu algo tocar suas costas. A gente pensou que ele estivesse brincando. Mas não. O cara estava aterrorizado! Jura que aconteceu mesmo até agora.Já faz uns dez anos isso.

    ResponderExcluir

Topo