Pensar sobre a morte pode ser saudável

em 15/12/2013


Pensar sobre a morte pode fazer bem à saúde. Uma análise de estudos publicada na versão online da edição de maio do periódico Personality and Social Psychology Review demonstra que, em vez de ter um efeito destrutivo e perigoso, a consciência sobre a mortalidade pode, na verdade, melhorar a saúde física e ajudar a pessoa a priorizar seus valores e objetivos.

Estudos anteriores haviam sugerido que pensar sobre a morte poderia alimentar comportamentos prejudiciais, como preconceito, ganância e violência. Essas pesquisas relacionavam ainda a teoria de gestão do terror, segundo a qual defendemos determinadas crenças culturais para conseguirmos lidar com nossos sentimentos sobre a mortalidade. "Alguns estudos sugeriam que a consciência da morte é simplesmente uma força sombria de destruição social. Existe pouca compreensão de como a consciência sobre a morte, sutil e diária, pode ser capaz de motivar atitudes e comportamentos que minimizem os danos e promovam o bem estar", diz Kenneth Vail, da Universidade de Missouri e coordenador do estudo.

Durante o atual levantamento de dados, Vail descobriu inúmeros exemplos de experimentos que sugeriam um lado positivo no fato de lembrarmos naturalmente da morte. Um estudo conduzido por Matthew Gailliot e publicado no Personality and Social Psychology Bulletin em 2008, por exemplo, indicava que só o fato de estar fisicamente perto de um cemitério afetava o quanto uma pessoa se sentia motivada a ajudar outra. "Esse tipo de comportamento teria sido motivado pela consciência da morte", diz Vail.

Uma pesquisa de 2011, coordenada por D.P. Cooper, descobriu ainda que a lembrança da morte aumenta o cuidado com a saúde. No estudo, o cientista descobriu que as mulheres se sentiam mais inclinadas a fazer o autoexame de mama, quando deparadas com a consciência da morte. Outros estudos apontam para um aumento geral nos cuidados com a saúde, como maior uso de protetor solar, redução no fumo e aumento na atividade física.


Fonte: Revista Veja

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
Mulher dorme ao lado do cadáver de seu marido há 1 ano.
Homem se mata após mulher fazer compras demais na China.
Neurocientista analisa o próprio cérebro e descobre que é psicopata.
Jovem de 25 anos diz que vai se casar com Charles Manson.
Integrante da banda Yellow Dogs mata três colegas e se suicida
Ensaio fotográfico de noivado ao estilo Sexta Feira 13.
Decoração de Halloween choca vizinhança nos EUA.
Mulher comenta notícia sobre seu próprio desaparecimento.
Apaixonado por Bonecas.
Ataque de vespas gigantes aterroriza chineses.
Mulher em coma se casa na China, antes dos seus aparelhos serem desligados.
Cueva de las Manos.
Restos mortais de santos e mártires cobertos de jóias.
Método de Execução: Morte por mil cortes.
A bela adormecida de Londrina.
Elmer McCurdy: A múmia que as pessoas pensavam ser um boneco.
Torre na Lua.
Estranha criatura encontrada no mar do Golfo Pérsico.
O anel de Silvianus e a lenda que inspirou a saga Senhor dos Anéis e o Hobbit.
A lenda da carruagem de Ana Jansen.
O significado do Olho de Hórus.
As profecias de Mitar Tarabich.
Pesquisadores afirmam que o manuscrito de Voynich possui uma mensagem genuína.
Descobertos túneis que vão da Escócia até a Turquia.

4 comentários:

  1. Caralho, sou então a encarnação da sanidade em pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois então...eu também reflito bastante a respeito desse assunto...sempre me achei meio perturbado por conta disso...por isso me identifiquei e compartilhei essa matéria...rsrsrsr

      Excluir
  2. Entaum cara eu agora peguei o sinistro e vou limpar essa lance de propaganda e parceria. Esse lance de parceria e Ocioso nao rende nada, no ocioso vc consegue visitas mas elas sao temporarias, as pessoas nao estao realmente lendo sue blog, elas apenas estao dando uma passada i tavez nao irao mais voltar. Eu sou ADM do Id Serial Killer, do Assustador.org e também do Ficção Literaria. Acho que estou cortando esse tipo de parcerias por banner.

    ResponderExcluir

Topo