O julgamento do cadáver de um Papa

em 22/03/2013


Acreditando ter sido injustiçado pelo seu antecessor, o então papa, Estevão VI, buscou "reparação" levando o corpo de seu predecessor – o papa Formoso – ao Tribunal. Formoso já contava nove meses em seu túmulo. Possivelmente a história mais bizarra da Igreja Católica, o episódio de 897 ficou conhecido com o Sínodo Cadavérico.

Em 897, o papa Estevão VI (algumas fontes indicam Estevão VII e não VI) tomou uma atitude que desencadearia um embaraçoso transtorno à Igreja: ordenou a exumação de seu antecessor para que fosse processado.

O papa Estevão mandou que exumassem o cadáver do papa defunto e que este fosse vestido com as vestes papais, adornado com seus respectivos signos e levado ao tribunal, no que foi condenado por "excesso de ambição". No julgamento, com o cadáver de nove meses apoiado em um trono, "Estevão se enfureceu e jorrou acusações no defunto, por achar que ele recebeu injustamente o título de papa. O cadáver perdeu o julgamento, e Estevão declarou que ele foi um papa vazio."

Condenado, Formoso foi excomungado, despido de suas vestes e signos papais, teve dedos amputados da mão direita utilizados na benção dos fiéis e teria seu corpo sido lançado ao Rio Tibre (fontes também indicam que isso só teria ocorrido algum tempo depois).

Para o fundo rio Rio Tibre com corpo de Formoso, foi a reputação do papa Estevão VI. Considerado louco foi morto no mesmo ano – teria sido estrangulado. O sucessor de Estevão, João IX, anulou o sínodo cadavérico e mandou que o corpo de Formoso fosse retirado do rio e enterrado na Basílica de São Pedro.

Fonte: O Submundo:

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
Sorriso assustador das mulheres de Sumatra.
O mistério de Samaipata.
Cidade fantasma turca: Cidade das 1001 Igrejas.
Misteriosas esferas são encontradas no deserto do Arizona.
Ilustrações de Terror de Sanjulián.
Fotos da Deep Web.
Tom Cruise acredita que tem a missão de combater extraterrestres.
Peixe gato invade casa na China.
Comércio de gordura humana.
Aeroporto apreende 18 cabeças humanas.
Strip Tease para os mortos em Taiwan.
Jogo macabro em Taiwan.
Americanos assinam petição para construção de Estrela da Morte.
Cobras massageadoras.
Tiroteio deixa pelo menos 27 mortos em escola Americana.
Descoberta versão miniatura do rio Nilo em lua de Saturno.
Vila sérvia alerta sobre volta de fantasma de vampiro.
Mulher afirma ter dado a luz ao filho do capeta.
Dia 31 de outubro o dia do Saci.

4 comentários:

  1. não sei quem é mais louco: esse papa que mandou desenterrar o outro ou quem levou ele a serio

    ResponderExcluir
  2. era um período complicado da humanidade. na idade média os papas tinham poderes absolutistas, logo essa e outras loucuras relatadas.

    ResponderExcluir

Topo