A misteriosa morte de Edgar Allan Poe

em 29/03/2013


Olá atormentados e atormentadas, ontem publiquei aqui no Noite Sinistra, o texto "O Corvo", cujo autor é Edgar Allan Poe. Durante minha busca pelo texto, sobre a negra ave agourenta, acabei pesquisando um pouco sobre o autor, conhecendo assim os fatos misteriosos relacionados com sua morte...Espero que aproveitem!!!

Dizem que a obra do grande artista mistura-se com a sua vida, e vice-versa. Com Edgar Allan Poe esta máxima aplica-se perfeitamente. Apesar de ter escrito para as massas, como forma de ganhar a vida, ficou conhecido por produzir obras cheias de morte, medo e dor. Influenciou artistas como Machado de Assis, Fernando Pessoa, Franz Kafka, e outros.

Nascido em Boston, no dia 19 de janeiro de 1809, ficou órfão aos 2 anos. Apesar de algum reconhecimento, foi um completo fracasso em vida, como homem e artista.

Em 1835, casou-se com sua prima, Virginia Clemm. Para muitos, o grande amor de sua vida. Em meio à grandes dificuldades econômicas, mudou-se constantemente de cidade, sempre com empregos mal remunerados. No ano de 1845, publicou sua obra mais famosa, O Corvo. Mas ele mesmo, certa vez, havia dito que a maldição era um cão negro seguindo a sua vida, pois em 1847 sua amada Virginia tossiu sangue pela primeira vez.

Era o fantasma da tuberculose pairando sobre a sua felicidade. Nos meses seguintes, ela havia apresentado melhoras. Esperança que serviu apenas para acentuar a dor vindoura. Já que no fim daquele mesmo ano, as tosses com sangue voltaram mais intensas, junto com o fogo da febre. Ela viria a morrer pouco tempo depois, em presença do poeta que assistia a tudo impotente. A partir daí, mergulhou numa existência cada vez mais sombria.

Os dois últimos anos de sua vida estão encobertos por uma névoa de mistério. Mas sabe-se que planejava-se casar novamente em 1849. Com esse propósito, ele viajou para Baltimore no dia 27 de setembro de 1849. Depois de jantar com amigos, partiu às 4 horas da manhã, já que planejava uma viagem rápida. Nunca chegou ao seu destino.

Em 03 de outubro de 1849 Edgar Allan Poe foi encontrado em estado de delírio, com roupas que não eram as suas, caído nas calçadas da cidade, por um homem que escreveu para um amigo dele. Na carta, ele diz que encontrou um mendigo que responde por Allan Poe e alega conhecer o destinatário da carta. Pede desesperadamente a presença do mesmo, pois o estado de saúde dele era grave. Esse amigo o havia levado à um hospital, no qual a faleceria em 07 de outubro de 1849. (07 de outubro é a data de aniversário desse humilde e atormentado blogueiro, que adora coincidências).

Durante os 4 dias de internação, Edgar Allan Poe não conseguiu pronunciar um discurso coerente sobre o que havia lhe ocorrido. Chama constantemente por alguém com o nome de Reynolds. Suas últimas palavras foram: “Está tudo acabado: escrevam Eddy já não existe”.

A causa da morte nunca foi precisamente apurada. Nem quem era o homem chamado Reynalds.


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

11 comentários:

  1. Ótimo post!
    "Apesar de ter escrito para as massa(S)" Concerta isso aí brother.

    ResponderExcluir
  2. E eu nasci em 19 de janeiro... 1x1... hahaha

    ResponderExcluir
  3. Bom texto, só tem um pequeno erro...
    Edgar Allan Poe, teve um grande peso para a literatura universal! Não foi um fracassado, apenas que do ponto de vista financeiro, literatura nunca foi um bom negocio.
    Mesmo tendo lidado com todas essas dificuldades, Poe é responsável por uma das mais importantes obras da literatura universal. Os elementos mórbidos e misteriosos de suas historias inspiraram diversos escritores e foram responsáveis pelo surgimento da moderna "novela de detetives"
    Também na crítica ---- com o ensaio "A filosofia da composição" ---- e a poesia ----- com o célebre poema "O corvo"----, Poe deixou marcas da sua maestria com as palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto fala: "Apesar de algum reconhecimento, foi um completo fracasso EM VIDA, como homem e artista." Preste atenção ao EM VIDA!!!! Poe é considerado por muito o pai da literatura de horror, e sua influência em meio a outros autores é inegável, porém ele não teve reconhecimento EM VIDA...A fama para Poe veio, tardiamente, depois de sua morte...

      Excluir
  4. Horacio Quiroga (uruguaio), também foi influenciado por ele.
    Engraçado o Anônimo: "Apesar de ter escrito para as massa(S)" Concerta isso aí brother." Criticar deveria ser tão fácil quanto olhar para o próprio umbigo. Na boa, perdeu a oportunidade de se calar... Comédia.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite Blogueiro que não sei o nome porque acabei de achar o post... Gostei muito da postagem... parabéns!!! Também escrevo mas costumo postar outras temática... adoro Edgar Allan Poe e coincidentemente também nasci em 7 de outubro... se você nasceu em 1987 será uma coincidência master, se quiser entrar em contado envia um e-mail para: sonhodealbertine@yahoo.com.br

    Até mais! Está salvo nos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  6. pô legal sou do dia 5 ,vamos fazer um churras?

    ResponderExcluir
  7. Oi,amigo!
    Adorei achar e ler os assuntos do seu blog. Sou, também, fã incondicional da literatura de ,horror,principalmente dos contos de Edgar Alan Poe.Vou deixar no favorito.Abração e fico na expectativa de ler mais contos interessantes. Parabéns!!! Fátima do Sul de Minas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios e principalmente pela participação...seja sempre bem vindo(a).

      Excluir

Topo