A Síndrome da mão alheia

em 28/10/2012



A síndrome da mão alheia, ou síndrome da mão estranha, sendo também conhecida como mão alienígena, é na verdade um efeito colateral, causado por um problema neurológico, onde a pessoa perde o domínio de uma das mãos.

Esse acontecimento foi visto inicialmente em pessoas que passaram por alguma cirurgia, que visava minimizar os efeitos de ataques epiléticos.

Essa estranha síndrome faz com que a pessoa perca o controle de uma das mão. É como se o membro ganhasse vida própria. Ela pode chegar a fazer qualquer coisa. Há relatos de pessoas que acordaram no meio da noite, com a mão agarrada ao seu pescoço, tentando estrangular a vítima.

Esse assunto foi abordado em alguns filmes no cinema. Um desses era Dr. Strangelove de Stanley Kubrick, onde o personagem principal era o Dr. Strangelove, interpretado pelo ator Peter Sellers, onde a mão mecânica do protagonista passava o filme tentando dar cabo a vida do mesmo, ou fazendo cumprimentos nazistas.

Vídeo do pequeno Kevinn e sua mão fora de controle.


Quando amanhecer, você já será um de nós...


Um comentário:

  1. Realmente partilhamos do mesmo gosto e curiosidades para postagens. ^^ A um tempo fiz um post sobre essa síndrome, mas tratando de uma senhora que foi acometida pela doença depois de uma cirurgia.

    É incrível! Os dois lados do cérebro brigam, literalmente, pelo controle dos movimentos... Um lado não aceita ser "mandado" pelo outro. Muito intrigante.

    Depois fiquei me imaginando sendo esbofeteada por mim mesma... Tenso O.o

    ResponderExcluir

Topo