Escoteiros de Leningrado em uma simulação de ataque em 1937

em 04/10/2017


Muitas vezes encontramos na rede fotografias misteriosas, sobretudo as feita na primeira metade do século XX, com diversas explicações que não chegam a um ponto de equilíbrio, devido a sua história perdida no tempo. Esta foto é uma delas.

Há quem diga que a imagem, com centenas de crianças usando máscaras de gás, foi feita em uma ilha distante do Japão, a autoria é de Viktor Karlovich Bulla e mostra um grupo de escoteiros da União Soviética em um acampamento de férias, durante uma simulação em Leningrado, em 1937, quando começou o Grande Expurgo.

Os escoteiros da Organização Pioneira Vladimir Lenin All-Union, com idades entre 10 e 15 anos, aprendiam habilidades de cooperação social e participavam de acampamentos de verão financiados publicamente. Em meados de 1923 tinha 75 mil membros, 161 mil no início de 1924, 2 milhões em 1926, 13,9 milhões em 1940 e 25 milhões em 1974.

Durante a Grande Guerra Patriótica, os Pioneiros trabalharam arduamente para contribuir com o esforço de guerra a todo custo. Milhares deles morreram em batalhas como militares e na resistência contra a Alemanha nazista em territórios ocupados pelo inimigo. Alguns foram mesmo parar em campos de concentração.

Quatro desses escoteiros receberam mais tarde a cobiçada Ordem de Lenin como Heróis da União Soviética, e inúmeros outros receberam várias ordens, decorações e medalhas estatais por atos de bravura e coragem no campo de batalha, em linhas inimigas e territórios ocupados.

Fonte: Mdig

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo