Os cemitérios coloridos da Guatemala

em 27/04/2017


Saudações galera. Quem acompanha o blog Noite Sinistra ou nossas redes sociais a algum tempo, sabe do meu fascínio por cemitérios e túmulos - principalmente os antigos. Hoje eu trago a vocês uma matéria que mostra alguns curiosos cemitérios da Guatemala, onde podemos ver um interessante aspecto da cultura local quando o assunto é encarar a morte.

Na cultura Guatemala, vida após a morte é algo a ser comemorado, e este aspecto cultural é facilmente visto em seus cemitérios, onde os amigos e familiares pintam as lápides com as cores favoritas dos falecidos, como uma forma de honrar e lembrar dos entes queridos que já se foram. Espalhados pela zona rural de Guatemala, especialmente nos departamentos de Sololá, Chichicastenango e Xela (Quetzaltenango), esses cemitérios coloridos), tornaram-se atrações turísticas.

Durante o Dia de Todos os Santos em 1 de novembro de cada ano, também comemorado como o Dia dos Mortos, o cemitério se torna o ponto principal para rituais e orações para aqueles que já faleceram. Os moradores locais, vestidos com roupas coloridas, passam o dia nos cemitérios, limpando e cuidando das sepulturas e decorando-os com flores e fazem piqueniques ao lado dos túmulos de seus familiares que já partiram.

Outra tradição é a construção de pipas gigantes de cores vibrantes que são soltas geralmente de dentro do cemitério. Os moradores acreditam que ao soltar pipas com mensagens escritas sobre elas, podem se comunicar com os mortos. Os desenhos de cores vibrantes das pipas, feitas de pano e papel com estrutura de bambu retratam temas religiosos ou folclóricos.

Nos municípios de Santiago Sacatepéquez e Sumpango, há todo um ritual para a confecção dessas pipas, que começa cerca de 40 dias antes do feriado do dia primeiro de novembro, onde os homens solteiros partem para o litoral às quatro horas da manha para recolher o bambu que servirá de estruturas nas pipas. Todo o material utilizado nela vem da natureza; a cola é uma mistura de flor de mandioca, casca de limão e água, as cordas são feitas da planta agave, a mesma que é feita a tequila. O costume de soltar pipas coloridas já vem de 3.000 anos atrás e é reconhecido por várias igrejas do país.










Fonte: Magnus Mundi

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Noite Sinistra no YouTube

Gostaria de convidar os amigos e amigas a darem uma conferida no canal Noite Sinistra no YouTube, onde vocês podem encontrar várias matérias interessantes. Para acessar basta clicar no banner abaixo.

Acesse o canal Noite Sinistra no YouTube

Não deixem de se inscrever!!!

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo