Astrofísicos alertam que alienígenas podem nos hackear a qualquer momento Pular para o conteúdo principal

Astrofísicos alertam que alienígenas podem nos hackear a qualquer momento


Captar um sinal de rádio vindo das estrelas, emitido por uma civilização extraterrestre avançada, já seria um choque grande o bastante para a humanidade. Carl Sagan mostrou isso muito bem em seu romance Contato.

Mas e se decifrássemos a tal mensagem e ela contivesse os seguintes dizeres: "Faremos com que seu Sol exploda em uma supernova amanhã". Como conter o pânico em massa? Deveríamos ceder às exigências de aliens chantagistas, ou torcer para que seja um blefe?

Cenários distópicos como esse são discutidos em um artigo dos astrofísicos Michael Hipke, do Observatório Sonneberg na Alemanha, e John Learned, da Universidade do Havaí. Eles conduziram um estudo teórico que considera diferentes tipos de sinais que poderíamos receber de ETs e os riscos técnicos e existenciais inerentes a cada um deles.

E concluíram: a única maneira de não correr risco nenhum seria destruir a mensagem. Os pesquisadores ponderam que, apesar de a probabilidade de sermos contatados logo de cara por uma civilização alienígena perversa ser muito baixa, ela não é nula — e precisa ser considerada.

Inclusive, se a intenção desses seres hipotéticos for aniquilar a vida humana na Terra, seria muito mais barato transmitir um "Cavalo de Troia" infectado do que mobilizar uma frota de naves de batalha.

Para decifrar mensagens extremamente complexas, muito além de uma imagem ou um texto simples, seria preciso usar computadores. E é aí que está a raiz do problema: não há como prever o conteúdo. Os códigos poderiam, por exemplo, executar uma inteligência artificial (IA) perigosa, capaz até mesmo de nos enganar ou manipular.

Uma das formas aventadas por especialistas para remediar a ameaça seria realizar os procedimentos dentro de uma "prisão", ou seja, um computador desconectado e isolado. Mas Hipke e Learned alegam que "não existe prisão perfeita", e os próprios humanos envolvidos na operação poderiam acabar cedendo a uma IA bastante persuasiva.

Os cientistas defendem, então, que a humanidade deva ser a espécie mais antissocial da galáxia, evitando a todo custo qualquer tipo de contato? Não é bem assim. Colocando na balança, eles ainda pensam que a ameaça é muito pequena comparada aos potenciais ganhos de nos juntarmos a uma rede de comunicação galáctica.

Devemos, no entanto, conhecer os riscos e nos preparar para qualquer cenário, para não tomarmos decisões aleatórias. Nesse meio-tempo, só por precaução, bem que alguém poderia começar a pensar em desenvolver um antivírus interestelar, não é mesmo?

Fonte: Galileu

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Comentários

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

Cinco mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do Diabo

Saudações amigos e amigas. Hoje decidi compartilhar com vocês uma bizarra lista, na qual conheceremos a história de 5 mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do demônio. Convido a todos a conhecerem esses estranhos relatos.

A origem da Deep Web

O termo Deep Web passou a ser usado entre os anos de 2001 e 2002, e hoje em dia é sinônimo de crimes cibernéticos e da obscuridade humana. Embora ainda não fosse denominada da forma que é hoje, a deep web já está ativa desde a década de 70. Convido todos a conhecer um pouco mais sobre esse assunto na matéria abaixo.