'Máscara' de bronze encontrada há quase 30 anos intriga moradores do litoral do Paraná Pular para o conteúdo principal

'Máscara' de bronze encontrada há quase 30 anos intriga moradores do litoral do Paraná


Artigo foi achado na Praia dos Amores, em Caiobá, balneário de Matinhos; arqueólogos dizem que é preciso investigar mais para chegar à origem dele.

Há quase 30 anos, uma peça achada em um mergulho na Praia dos Amores, em Caiobá, balneário de Matinhos, intriga moradores do litoral do Paraná. O artigo de bronze, que parece uma máscara de cerca de 30 centímetros, foi encontrada pelo empreiteiro Diomar Renato Cunha, o Seto.

Seto morreu, em 2002, sem saber qual a origem do objeto. O designer Marcos Bonatto - que era amigo e costumava mergulhar junto com ele para pescar - conta que, por muito tempo, eles tentaram descobrir de onde o artefato veio.

"O Diomar achou entre 1989 e 1990. Eu não estava junto, mas costumávamos mergulhar bastante ali no local. Ele encontrou a peça junto com umas pedrinhas, ali na água", lembra. À época, Marcos conta, os dois procuraram muita gente para tentar descobrir a procedência do objeto.

"Procuramos o Museu Paranaense, arqueólogos. Historiadores nos disseram que não poderia ser da Civilização Fenícia por causa da tecnologia do furo. Tentamos contato com museus fora do país, mas sem retorno. Também falaram que poderia ser de cunho religioso ou uma carranca", explica.

Marcos conta que, apesar dos esforços, ele e o amigo nunca tiveram uma resposta definitiva sobre o assunto.


"A gente sempre ficou na curiosidade de descobrir. Nós e muita gente que mora no litoral, né?! Saiu até no jornal da região. Eu, particularmente, também já pesquisei muito, muito mesmo, e não achei nada de concreto", relata.

Atualmente, o artefato está em Matinhos, com a viúva de Seto.

O que os arqueólogos dizem

O arqueólogo e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Laércio Loiola Brochier.

"É uma peça sem contexto. Com isso, quero dizer não foi encontrada em uma atividade sistemática de arqueologia subaquática, onde, talvez, fosse possível relacionar outros achados no mesmo local", justifica.

A arqueóloga Cláudia Inês Parellada, que trabalha no Museu Paranaense, em Curitiba, desde 1984. Ela conta que moldes de gesso da peça chegaram a ser feitos no museu, mas que a investigação não foi para frente pela falta do objeto original.

"À época, eles nem nos falaram direito de onde havia sido retirada. Falaram que era do litoral do Paraná e só. Para ter alguma resposta melhor, seria necessário identificar a liga metálica, em método arqueométrico, não destrutivo; e também a forma de produção dessa liga", afirma.

Para Cláudia, o artefato pode ser parte do adorno de alguma embarcação, por exemplo. "Tem traços medievais, de cavaleiro, com simbologias variadas. Como um objeto solto, sem análises maiores, fica difícil identificar com segurança", acredita.
By: Elson Antonio Gomes
Fonte: G1

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Comentários

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

Cinco mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do Diabo

Saudações amigos e amigas. Hoje decidi compartilhar com vocês uma bizarra lista, na qual conheceremos a história de 5 mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do demônio. Convido a todos a conhecerem esses estranhos relatos.

A origem da Deep Web

O termo Deep Web passou a ser usado entre os anos de 2001 e 2002, e hoje em dia é sinônimo de crimes cibernéticos e da obscuridade humana. Embora ainda não fosse denominada da forma que é hoje, a deep web já está ativa desde a década de 70. Convido todos a conhecer um pouco mais sobre esse assunto na matéria abaixo.