Yuki-onna: A bruxa da neve

em 29/01/2018


Em muitas culturas pode-se encontrar histórias a respeito de demônios e fantasmas que usam o apelo sexual como forma de atrair suas vítimas para a morte. Na matéria de hoje falaremos de Yuki-onna, uma entidade do folclore nipônico que segue mais ou menos a linha de criaturas descritas mais acima. Convido os amigos e amigas a conhecer um pouco mais a respeito desse assunto.

Yuki-onna é um espírito ou youkai, encontrado no folclore japonês. É uma figura muito comum na animação, mangá e literatura japonesas.

Segundo o folclore, as Yuki-Onna cantam para seduzir os homens, fazendo-os se perder nas nevascas e morrer congelados. Frequentemente elas aparecem na forma de mulheres belas e jovens, e em muitas lendas elas se apaixonam por homens e se aproximam deles, casando-se e constituindo família, tendo filhos, inclusive. Entretanto, a história de amor sempre finda com o desaparecimento dela num dia de maior bruma ou de tempestade, provavelmente quando o chamado de seu mundo se torna mais forte. Alguns se referem às yuki-onna como o “povo da neve” ou “povo da nevasca”.

Origens

Diz-se que ela aparece nas noites de neve na figura de uma mulher jovem, alta e bonita, com longos cabelos negros e lábios vermelhos (ou azulados). Sua pele pálida, quase transparente, mistura-se com a paisagem branca da neve, como descrito no famoso Kaidan “Lafcadio Hearn’s Kwaidan” (Histórias e Estudos de Coisas Estranhas).

Ela às vezes usa um quimono branco, mas outras lendas descrevem-na completamente nua, com apenas os cabelos sobre o rosto e os pés contra a neve.

Apesar de sua beleza desumana, seus olhos podem causar terror aos mortais. Dizem que ela flutua sobre a neve, sem deixar pegadas, apenas um rastro de neblina gelada. Em alguns contos, ela não possui pés, uma característica de muitos fantasmas japoneses, podendo se transformar em uma nuvem de névoa se ameaçada.

Algumas lendas dizem que Yuki-onna é o espírito de uma mulher que morreu em uma nevasca e, devido a isso, ela é sempre associada às tempestades de neve e a causadora das fortes tormentas de inverno.

Ao mesmo tempo em que é bela e serena, pode ser extremamente cruel, matando sem piedade os inocentes indefesos durante as tempestades de gelo. Até meados do século XVII, ela foi quase uniformemente retratada como o mal. Hoje, porém, muitas vezes as histórias a retratam como mais humana, enfatizando sua natureza como um fantasma de beleza efêmera.

Yuki-onna: Lendas

Em muitas histórias, Yuki-onna aparece para os viajantes presos em tempestades de neve, e usa seu sopro gelado para deixá-los como cadáveres revestidos em gelo. No entanto, alguns contos diz que ela simplesmente leva os viajantes a se perderem para que morram congelados. Outras vezes, ela se manifesta segurando uma criança. Quando uma alma bem-intencionada leva seu “filho”, eles são congelados no lugar. Os pais em busca de crianças perdidas são particularmente suscetíveis a esta tática.

Existem diversas lendas sobre a Yuki-onna que a descreve como um ser totalmente cruel e agressivo. Nestas histórias, muitas vezes ela invade suas casas, soprando na porta com uma rajada de vento e matando seus moradores enquanto dormem, embora algumas lendas afirmem que ela precisa ser convidada para poder entrar em uma residência.

Contudo, as descrições e relatos sobre Yuki-onna variam de conto para conto, e de região para região. Em muitos, as vezes, ela fica simplesmente satisfeita em ver uma vítima morrer congelada.

Outras vezes, ela é mais vampírica, tornando-se semelhante a um súcubo (um demônio com aparência feminina que invade o sonho dos homens) drenando o sangue de suas vítimas, ou “força da vida”. Nestas ocasiões, ataca, predando homens fracos de vontade para lhes sugar a energia vital ou congelá-los através do sexo ou um simples beijo.

Ao longo dos séculos, essas lendas têm personagens e intenções variadas, mas a essência continua a mesma que há muitos séculos atrás, é dito que este espírito, ao mesmo tempo em que é temido, também sempre foi muito amado pelos cidadãos das vilas próximas as montanhas. Existem muitos testemunhos de pessoas que vivem nessas regiões, que dizem ter encontrado o corpo de pessoas que haviam morrido congeladas, mas com um sorriso no rosto, como se tivesse sido reconfortado até o último minuto de sua respiração. Segundo creem, para evitar seu sofrimento, a “Senhora da Neve” os acolheu morrendo entre seus braços, dando-lhes abrigo até que a morte os levasse suavemente deste mundo.

Como a neve e o clima de inverno que ela representa, em muitas lendas Yuki-onna apresenta seu lado mais suave. Ela às vezes permite ir os candidatos a vítimas por várias razões. Existe uma famosa lenda com base neste lado mais terno de Yuki-onna, que conta sobre ela poupar a vida de um rapaz por ser belo e jovem.

Yuki-Onna na Arte

  • Em “Kwaidan”, um filme de 1964, histórias de fantasmas da antologia japonesa.
  • Em “Tales from the Darkside: The Movie”, um filme de 1990, antologia de terror americano, apresenta a história, “Voto do amante”, que é baseado na história de Yuki Onna do Lafcadio Hearn. Exceto que, em vez de uma mulher da neve, sua esposa é secretamente uma Gárgula.
  • Em “A Mulher de Neve” (Kaidan yukijorou), um filme japonês 1968.
  • Em “Nurarihyon no Mago”, Yuki-onna é um tipo de youkai que vem da região do Tono. Um dos membros mais proeminentes, o personagem principal, o jovem “Rikuo Nura” tem sangue yokai, sua atendente de confiança é uma Yuki-onna, que geralmente o acompanha disfarçada a escola, usando o nome Tsurara Oikawa.
  • Em um segmento do filme de 1990 de Akira Kurosawa “Sonhos”, uma equipe de alpinistas é pego em uma tempestade de neve. Depois que os outros homens perdem a consciência, o último homem consciente encontra uma bela mulher, possivelmente Yuki-onna, mas nunca diretamente referenciados como tal, que tenta atraí-lo para o sono da morte.
  • Em “Vampire Princess Miyu”, o personagem Reiha é um Yuki-onna.
  • No anime “Bleach”, Rukia Kuchiki, uma shinigami, tem uma espada de poder do elemento neve chamada ‘Sode no Shirayuki’, retratado como um Yuki-onna com quase total domínio do gelo.
  • Em “Rosario + Vampire”, o personagem Mizore Shirayuki é uma adolescente Yuki-onna descrita como uma fada da neve.
  • Em “Akazukin ChaCha”, a Professora substituta Oyuki, é uma Yuki-onna. Ela é uma senhora doce e gentil que desesperadamente evita qualquer tipo de confronto. Infelizmente, ela também é muito sensível. Sempre que ela fica chateada, ela faz com que aconteçam tempestades violentas de neve. As crianças tentam não aborrecê-la ou então eles seriam cobertos com neve ou transformados em um picolé.
  • Embora claramente indicado para ser uma princesa alienígena, Oyuki de “Urusei Yatsura” é baseado em Yuki-onna.
  • Em “Dororon Enma-kun”, o personagem Yukiko-Hime também é uma Yuki-onna.
  • Em “Shinobi 3D”, a primeira chefe é considerada uma Yuki-onna.
  • “MythQuest”, um programa de TV canadense de 1990, Yuki-onna é destaque no Episódio 4 “Minokichi”.
  • Em “Jigoku Sensei Nube”, um personagem chamado Yukime se torna o principal interesse amoroso do personagem-título “Nube”. Ela se apaixona por Nube quando ele a resgata de um caçador em uma montanha quando ela era uma criança, mais tarde Yukime encontra Nube na escola Doumori. Tempo depois, eles finalmente se casam (manga original) e ficam juntos.
  • A banda americana de metal progressivo “Symphony X”, tem uma canção intitulada “Senhora das Neves”, baseado no personagem Yuki-onna.
  • No anime “InuYasha”, a Yuki Onna serve como antagonista no episódio 2 da 5 ª Temporada, “A neve de sete anos passados “.
  • Em “Yu Yu Hakusho”, o personagem Yukina (irmã mais nova de Hiei) nasceu de uma das mulheres da neve da aldeia.
  • No anime ” One Piece”, Monet (assistente de César Clown) é apelidado de Yuki-onna por seu uso da Neve.
  • Na franquia “Pokémon”, Froslass é baseado na Yuki-onna. O controverso Pokémon Jynx também é baseado, em parte naYuki-onna. Como Yuki-onna, Jynx tem manipulação do gelo e seus pés.
  • Em “Final Fantasy VII”, uma mulher da neve que vive sozinha na Grande Geleira, é inspirado em Yuki-onna.
  • No anime “Inu x Boku SS”, Nobara Yukinokouji (agente do serviço secreto de Renshou Sorinozuka) é uma Yuki-onna.
  • Em “Nura: Rise of the Yokai Clan”, ela mesma é uma Yuki-onna.
  • Em “Yu-Gi-Oh!”, há duas cartas baseadas em uma Yuki-onna; “Malícia da Raposa” e “Yuki-onna do Ghostrick”.

Fontes: Ah Duvido e Caçadores de Lendas

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo