NASA divulga imagens de 'desenhos de palitinho' em Marte Pular para o conteúdo principal

NASA divulga imagens de 'desenhos de palitinho' em Marte


O ano de 2018 mal começou e o robô Rover Curiosity, veículo destinado a explorar a superfície de Marte como parte de missão da NASA, já capturou novas fotos do planeta. Dessa vez, Curiosity registrou formações rochosas descritas pela equipe da agência como desenhos "de palitinho”.

“Enquanto isso, de volta à Marte... Estou analisando essas imagens que parecem figuras de palitinho. Cada um têm cerca de um quarto de polegada [cerca de 0,6cm] de tamanho. Talvez sejam cristais? Ou poderiam ser minerais nos quais cristais se dissolveram. Fique ligado! A ciência continua”, escreveram cientistas da NASA na conta do Twitter.

Achado já está envolvido em conspirações

A divulgação das novas fotos impulsionou a internet mais uma vez a teorizar sobre a existência de vida em Marte. Alguns se arriscaram a dizer que os materiais são fósseis ou sinais de antigas civilizações e já tem até teorias da conspiração.

O pesquisador Barry DiGregorio da Universidade de Buckingham acredita na possibilidade das imagens terem de fato haver com fósseis. Ele chegou a afirmar que: "Eles parecem notavelmente semelhantes aos fósseis ordovicianos que estudamos e fotografamos aqui na Terra. Se não forem fósseis, quais outras explicações geológicas a NASA irá dar?"

Briozoário

Como se deu a descoberta

Deixando as conspirações de lado, no mês passado, o Curiosity encontrou formações geológicas incomuns e o equipamento ficou analisando a região durante o período de festas de fim de ano. A composição química da zona atraiu a atenção dos cientistas, já que essa área apresentava tons mais azuis do que nas regiões vizinhas.

Agora, a agência está utilizando seu espectrômetro de raio x de partículas alfa para analisar a composição dos “bastões” formados nas estruturas rochosas encontradas. O equipamento funciona ao ser colocado em contato com as amostras, tarefa que é seguida por uma emissão de núcleos de hélio (partículas alfa). Essa liberação ocasiona em uma perda de elétrons da superfície, permitindo que os cientistas averiguem a composição da amostra.


Curiosity também tem utilizado sua ChemCam (termo formado pela junção das palavras em inglês "chemistry" e "camera", química e câmera, respectivamente) para fazer observações mais amplas da área e desvendar suas cores peculiares. Os dados coletados ainda estão sendo analisados e devem ser divulgados nos próximos meses.

Mars Science Laboratory

O equipamento da NASA já está há cerca de dois mil dias realizando a missão Mars Science Laboratory, subindo o Monte Sharp, localizado no meio do antigo lago marciano conhecido por Cratera de Gale. Aos poucos, ele está coletando informações sobre o ambiente do planeta vermelho e descobrindo como o ambiente deixou de ser rico em água para se tornar um deserto seco e gelado.

Fontes: Galileu e OvniHoje

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Comentários

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

Cinco mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do Diabo

Saudações amigos e amigas. Hoje decidi compartilhar com vocês uma bizarra lista, na qual conheceremos a história de 5 mulheres que afirmam ter dado a luz ao filho do demônio. Convido a todos a conhecerem esses estranhos relatos.

A origem da Deep Web

O termo Deep Web passou a ser usado entre os anos de 2001 e 2002, e hoje em dia é sinônimo de crimes cibernéticos e da obscuridade humana. Embora ainda não fosse denominada da forma que é hoje, a deep web já está ativa desde a década de 70. Convido todos a conhecer um pouco mais sobre esse assunto na matéria abaixo.