Antigos túmulos revelam rituais funerários macabros no Brasil Pular para o conteúdo principal

Antigos túmulos revelam rituais funerários macabros no Brasil


A descoberta de uma série de antigos locais de enterro em Matozinhos, na região metropolitana de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, ajudou a lançar luz sobre rituais funerários verdadeiramente macabros que ocorreram em torno de 9.500 anos atrás.

Os corpos mutilados, alguns com sinais de canibalismo, representam a mais antiga evidência de tradições funerárias complexas nessa região da América do Sul.

Os autores do estudo revelam que os ossos – datados de 9.400 a 9.600 anos atrás – foram encontrados em uma caverna chamada Lapa do Santo e exibem sinais de “manipulação”.

Rituais macabros

Em entrevista ao portal Discovery News, um dos pesquisadores do estudo, André Strauss, explicou que “os enterros incluíam ossos com marcas de corte, exposição ao fogo, uma cabeça enterrada com mãos amputadas e crânios em que todos os dentes foram intencionalmente removidos”.

Ou seja, os rituais funerários eram complexos. Primeiro havia uma redução dos corpos – pela mutilação, retirada da carne, remoção de dentes, exposição ao fogo e possivelmente canibalismo – e depois um enterro secundário dos restos, de acordo com regras estritas.

Sete padrões

Entre 2001 e 2009, foram exumados 26 sepultamentos em Lapa do Santo, distribuídos em sete padrões distintos: enterros simples e articulados; manipulação perimortem e o subsequente enterro dos ossos desarticulados de múltiplos indivíduos; esqueletos desarticulados de um único indivíduo, cujos ossos longos comumente apresentam fraturas perimortem, depositados em covas circulares; esqueletos cujos membros foram removidos; enterro de esqueleto completo desarticulado na forma de feixe; cremação; e enterro em cova circular, recoberto por blocos de arenito.


Em uma das sepulturas, os ossos pareciam dispostos de acordo com as crenças cosmológicas centradas em um princípio dicotômico, expresso por pares de oposições entre categorias abstratas. “Essa lógica é inferida pela presença da dupla dicotomia entre ‘adulto’ e ‘subadulto’ e entre ‘crânio’ e ‘pós-crânio’, entre ‘diáfise’ e ‘extremidade do osso longo’ e entre ‘dente’ e ‘alvéolo vazio’”, escreve Strauss em um artigo.

Uma sepultura próxima continha restos de corpos que aparentemente tinham sido decompostos em outros lugares e levados à Lapa do Santo para serem enterrados.

Curiosamente, esses rituais bizarros parecem ter acabado após um tempo, já que os corpos enterrados entre 8.200 e 8.600 anos atrás não mostram nenhuma evidência de mutilação ou manipulação. Isso demonstra que a região foi habitada por grupos dinâmicos em constante transformação ao longo de um período de séculos.


Fonte: Hypescience

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Comentários

Postar um comentário

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

O paraíso do LSD

Em 1997, um químico orgânico chamado Leonard Pickard, junto a Gordon Todd Skinner, construíram o maior laboratório de LSD do mundo. No local, um antigo silo nuclear, eram realizadas várias festas e orgias regadas a drogas.
Segundo fontes, tal laboratório era tão grande que chegou a produzir cerca de 90% do LSD disponível no mundo, isso sem falar nas grandes quantidades desconhecidas de MDMA, ALD-52, extrato de ergot e possivelmente LSZ.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

Ted Bundy: O assassino de jovens mulheres

Saudações amigos e amigas. Hoje falaremos de um dos mais notórios serial killers que o mundo já conheceu: Ted Bundy. Ele assassinou cerca de 35 mulheres (crimes reconhecidos pelas autoridades) entre os anos de 1974 e 1978 em seis diferentes estados dos EUA. Ted Bundy é tido, por muitos, como o mais marcante serial killer dos EUA, tornando-se um verdadeiro pop star, muito disso talvez pela forma em que atuou no seu próprio julgamento, ou talvez pela desenvoltura que demonstrava defronte as câmeras em inúmeras entrevistas que deu durante o período em que esteve preso.