Suposto meteorito metálico é encontrado pela Nasa em Marte

em 24/01/2017


Um robô da NASA, a agência espacial americana, descobriu o que pode ser um meteorito metálico na superfície de Marte. Se confirmado, seria o terceiro objeto deste tipo encontrado pelo jeep-robô Curiosity desde agosto de 2012, quando pousou na superfície do planeta.

Uma rápida consideração

Desde que a NASA passou a liberar imagens capturadas em Marte pelas missões de exploração no planeta vizinho, muitas foram as alegações de supostos objetos estranhos visualizados em tais fotografias. Tais alegações, geralmente relacionado o objeto a uma possível cultura antiga que viveu no planeta vermelho ou a atividades alienígenas, costumam ser veiculadas inicialmente em sites, blogs e canais do YouTube de fama duvidosa (isso não significa que tais sites e afins não possam trazer informações precisas e verdadeiras, mas normalmente essas matérias acabam sendo tendenciosas. O próprio blog Noite Sinistra pode ser considerado um site desse tipo, logo não estou desmerecendo esses espaços, apenas dando ênfase na questão da relevância de certas informações). Mas a notícia que os amigos e amigas podem conferir mais abaixo foi veiculada no site da BBC, que é uma das maiores e mais importantes agências de notícias do mundo, com uma ênfase mais científica para o tema, uma vez que alguns sites já começaram a cogitar que tal artefato poderia ter relação com atividades alienígenas.

O interesse da BBC prova que as imagens estranhas captadas nas fotografias que a NASA tem coletado em Marte não atraem a atenção apenas de entusiastas das conspirações e ufologia, mas também são observadas de perto por agências científicas sérias e pelos grandes portais de notícia.

Sempre ao final das matérias aqui do blog Noite Sinistra eu apresento as minhas fontes de pesquisa, isso é feito por dois motivos: o primeiro é para dar o devido crédito a quem serviu de base para a publicação da matéria aqui do blog e o segundo motivo é para que os amigos e amigas possam conferir da onde tirei aquele assunto, e assim decidir se aquelas informações podem ser realmente consideradas relevantes. Isso não quer dizer que esteja querendo me livrar da responsabilidade pelas informações colocadas nas matérias, mas sim que eu estou dividindo a responsabilidade com os sites e livros que usei como pesquisa, e estou dando aos amigos e amigas mais informações afim de que vocês tirem suas próprias conclusões, tanto a respeito do tema da matéria como da validade das informações. Fica aí a dica...sempre deem uma conferida nas fontes das matérias...não apenas aqui no Noite Sinistra, mas em vários outros sites e blogs.

O estranho objeto

Uma imagem do objeto, feita no último dia 12 e disponibilizada no site da Nasa, revela que ele já foi "escaneado" pelo raio laser que o veículo usa para vaporizar parte da superfície de amostras, enquanto um espectômetro detecta sua composição através da análise da nuvem de plasma provocada pelo raio.


As imagens sugerem que o suposto meteorito poder ser feito de uma combinação entre ferro e níquel, e se isso for confirmado pela análise dos dados coletados pelo Curiosity, se saberá que ele foi formado a partir do núcleo de um asteroide. As imagens também revelam que o objeto tem sulcos compatíveis com o atrito de entrada na atmosfera de um planeta.


"O objeto foi batizado de Ames Knob e lembra outro meteorito examinado pelo Curiosity em novembro, e cuja análise revelou uma composição de ferro e níquel", disse Guy Webster, um porta-voz da Nasa, ao site americano IFL Science.

Veículos-robô em Marte já encontraram sete meteoritos metálicos no planeta (pelo menos sete foram localizados por outros veículos americanos, o Opportunity e o Spirit), mas o interessante nisso tudo é essa particularidade de seu perfil. Na Terra, 95% dos meteoritos encontrados são rochosos.

Por quê isso ocorreu? Pode ser fruto da diferença de ambientes entre os dois planetas no que diz respeito à erosão. Ou pelo fato de o terreno escarpado de Marte tornar mais difícil a localização de rochas específicas.


A ausência de oxigênio e água na atmosfera de Marte impede a oxidação de objetos metálicos, que são erodidos pelo vento e mudanças de temperatura.

Observações iniciais das imagens sugerem, de acordo com a revista New Scientist, que o meteorito pode ter caído há relativamente pouco tempo, pois sua superfície parece suave e brilhante - ele ainda não teria sido erodido. Só que também pode se tratar de um meteorito antigo que foi polido pelas violentas tempestades de areia que atingem o planeta.

O Curiosity percorreu mais de 15 km desde que pousou no interior da Cratera Gale, há quatro anos e meio. Os cientistas americanos esperam tentar criar uma linha de tempo para as transformações ambientais sofridas pelo planeta - acredita-se, por exemplo, que a cratera, hoje um imenso deserto assolado por ventos, já foi um imenso lago que poderia ter abrigado algum tipo de vida.


Fonte: BBC

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Noite Sinistra no YouTube

Gostaria de convidar os amigos e amigas a darem uma conferida no canal Noite Sinistra no YouTube, onde vocês podem encontrar várias matérias interessantes. Para acessar basta clicar no banner abaixo.

Acesse o canal Noite Sinistra no YouTube

Não deixem de se inscrever!!!

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Um comentário:

  1. Ever wanted to get free YouTube Views?
    Did you know you can get these AUTOMATICALLY AND TOTALLY FREE by getting an account on Like 4 Like?

    ResponderExcluir

Topo