A lenda chinesa dos nove Dragões Pular para o conteúdo principal

A lenda chinesa dos nove Dragões


Saudações amigos e amigas. Hoje falaremos um pouco sobre a mitologia chinesa. Como todos sabem a China é um país repleto de lendas e com uma rica mitologia. Algumas dessas curiosas crenças podem parecer estranhas aos olhos ocidentais, sobretudo a adoração que existe em torno de certos símbolos, como, por exemplo, o Dragão, que será o tema da postagem abaixo. Convido a todos a conhecerem um pouco mais sobre a Lenda dos Nove Dragões Chineses e sua relação com o mito do Deus criador (mais abaixo tem um link que leva a um texto sobre o mito desse Deus criador, que é um dos mais belos mitos sobre a criação do mundo que eu conheço).

Segundo a mitologia chinesa, dragão foi um dos quatros animais convocados pelo deus da criação Pan Ku, também chamado Pan Gu (clique AQUI e saiba mais sobre ele), para participar na criação do mundo. Este animal místico é representado por ter olhos de tigre, corpo de serpente, garras de águia, chifre de veado, orelhas de boi e bigodes de carpa.

"Parede dos Nove Dragões" - localizada no Palácio Imperial
O número 9 é considerado um número de sorte na China representado o maior dígito de unidade, como tal é frequentemente associado às crenças mitológicas.

A Lenda dos Nove Dragões baseia-se nos nove tipos de dragões existentes e nos nove filhos do rei dragão.

Nove tipos de dragões

  1. Tianlong (天龍: "Dragão Celestial")- O soberano dos dragões.
  2. Shenlong (神龍: "Dragão espiritual")- controla o tempo.
  3. Fucanglong (伏藏龍: "Dragão dos Tesouros Escondidos") - guardião de metais preciosos e de jóias enterrados.
  4. Dilong (地龍: "Dragão da Terra") – controla as estações do ano.
  5. Yinglong (應龍: "Dragão Alado") - imortalização do imperador Huang em dragão.
  6. Jiaolong (虯龍: "Dragão Chifrudo") – simboliza força.
  7. Panlong (蟠龍: "Dragão Espiralado") - habita nos lagos do Oriente.
  8. Huanglong (黃龍: "Dragão Amarelo") - símbolo de sabedoria, este dragão é representado sem chifre.
  9. Rei Dragão (龍王: "Dragão Majestoso") - segundo a mitologia existem 4 dragões majestosos que governam os quatro mares: do leste, do sul, do oeste, e do norte.

Os nove filhos do dragão

  1. Bixi (贔屭), semelhante a uma tartaruga gigante e forte. É frequentemente usado como base nas esculturas ornamentais.
  2. Chiwen (螭吻 ou 嘲风), semelhante a uma besta e dotado de boa visão, como tal é frequentemente decorado nos telhados.
  3. Pulao (蒲牢), é um dragão pequeno e barulhento. É usado como decoração nos sinos.
  4. Bi'an (狴犴), semelhante a um tigre e bastante poderoso. É esculpido portas da prisão para amedrontar os prisioneiros.
  5. Taotie (饕餮), simboliza a gula e é usado como decoração na alimentação.
  6. Qiuniu (囚牛), símbolo de música e é esculpido nos instrumentos musicais tais como as harpas chinesas (胡琴).
  7. Yazi (睚眦 ou 睚眥), que gosta de matar, e é encontrado em espadas e em facas.
  8. Suanni (狻猊), semelhante a um leão e tem uma afinidade com o fogo de artifício. É geralmente representado nos dias festivos.
  9. Jiaotu (椒圖), semelhante a uma concha e detesta ser perturbado. É esculpido na porta dianteira ou no degrau da porta.

Também existem lugares com o nome de Nove Dragões como por exemplo Kowloon (nove dragões em cantonês), em Hong Kong ou Kulong em Mekong no Vietname cada um com a sua lenda. No caso de Hong Kong, Kowloon é conhecido pelas nove colinas que acreditam ser os nove dragões formando uma paisagem única.

O que representa as cores dos Dragões

  • Azul: Augúrio do Verão
  • Vermelho e Negro: Dragões destas cores eram bestas ferozes cujas lutas causavam tempestades e outros desastres naturais.
  • Amarelo: Estes eram os mais afortunados e favoráveis dos dragões, não podiam ser domados, capturados ou mesmo mortos. Apenas apareciam em tempos apropriados e somente se houvesse uma perfeição à ser encontrada.



Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA





VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Comentários

Siga-nos no Facebook

Postagens Recomendadas

Postagens mais acessadas no último mês

Links da Deep Web 2018

Saudações amigos e amigas. Hoje eu volto a publicar no blog Noite Sinistra uma matéria com links da deep web e prints da deep web.
Os links apresentados na matéria abaixo foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2018, estando todos eles ativos nesse período, mas nada pode garantir que os mesmos estarão ativos até o final do ano, afinal de contas muitos sites na deep web mudam constantemente seus endereços afim de se manterem o mais seletivos quanto aos usuários que frequentam o espaço.

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.

O paraíso do LSD

Em 1997, um químico orgânico chamado Leonard Pickard, junto a Gordon Todd Skinner, construíram o maior laboratório de LSD do mundo. No local, um antigo silo nuclear, eram realizadas várias festas e orgias regadas a drogas.
Segundo fontes, tal laboratório era tão grande que chegou a produzir cerca de 90% do LSD disponível no mundo, isso sem falar nas grandes quantidades desconhecidas de MDMA, ALD-52, extrato de ergot e possivelmente LSZ.

Luka Rocco Magnotta: 1 Lunatic 1 Ice Pick

Luka Rocco Magnotta (nascido Eric Clinton Kirk Newman; 24 de julho, 1982) é um ator pornográfico e modelo acusado de matar e desmembrar Lin Jun, um estudante chinês, e mandar vários de seus pedaços por correio para escritórios de partidos políticos canadenses e para escolas elementares de outra província.
Após o vídeo mostrando o assassinato ser publicado, primeiramente, em Fóruns da Deep Web (o vídeo ficou conhecido como "1 Lunatic 1 Ice Pick"), porém hoje em dia o vídeo já pode ser facilmente encontrado em sites especializados em terror Gore, Magnotta fugiu do país, tornando-se motivo para uma “Nota Vermelha da Interpol”, e assim iniciando uma verdadeira caçada internacional. Ele foi preso em 4 de Junho de 2012 em uma Lan House em Berlin, enquanto lia notícias a respeito de si mesmo.

Ted Bundy: O assassino de jovens mulheres

Saudações amigos e amigas. Hoje falaremos de um dos mais notórios serial killers que o mundo já conheceu: Ted Bundy. Ele assassinou cerca de 35 mulheres (crimes reconhecidos pelas autoridades) entre os anos de 1974 e 1978 em seis diferentes estados dos EUA. Ted Bundy é tido, por muitos, como o mais marcante serial killer dos EUA, tornando-se um verdadeiro pop star, muito disso talvez pela forma em que atuou no seu próprio julgamento, ou talvez pela desenvoltura que demonstrava defronte as câmeras em inúmeras entrevistas que deu durante o período em que esteve preso.